Bem-vindo à terceira e última parte do nosso Guia da Black Friday de 2025. Depois de entender o que acontece nesse período e conhecer seus direitos na primeira parte, e de conferir os principais produtos procurados na semana passada, agora vamos apresentar dicas e orientações sobre orçamento, onde encontrar produtos e cupons de desconto e também quais são os melhores horários para acompanhar as ofertas. Assim, você poderá se preparar melhor para realizar seu desejo de consumo.
Quer pagar quanto?
Convenientemente, a Black Friday deste ano cai justamente no último dia para o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. Isso significa que, querendo ou não, muita gente terá um dinheiro extra no bolso e pode se sentir tentado a gastar.
Antes de qualquer compra, é importante definir quanto pretende investir para não criar uma dívida que traga dor de cabeça no futuro. O início do ano costuma vir acompanhado de despesas comuns, como impostos da casa e do carro, matrícula de escola ou faculdade e a fatura elevada do cartão, resultado das viagens e confraternizações de fim de ano.
| Pensando no que comprar agora pra não ficar devendo horrores depois |
Onde e quando comprar?
Muitas ofertas surgem durante o mês de novembro, para fisgar os clientes desde o início do mês. Algumas ofertas são prometidas como antecipadas da Black, com preços que não vão ficar menores no dia, mas as melhores ofertas surgem mesmo no dia, que este ano cairá no dia 28 de novembro.
As melhores ofertas da Black Friday costumam surgir em momentos estratégicos ao longo do evento, seguindo um padrão que se repete ano após ano no comércio brasileiro. Segundo pesquisas — e um pouco de experiência própria — muitas lojas iniciam seus descontos já na noite de quinta-feira, entre 20h e 23h59, quando liberam as primeiras promoções para atrair os consumidores mais atentos para suas lojas virtuais.
| Apesar de muitas ofertas surgirem antecipadamente, esperar sexta-feira é certeza de que o que você quer estará mais barato |
Durante a manhã de sexta (6h a 12h), o volume de ofertas aumenta e categorias como eletrodomésticos, informática e itens para casa ganham destaque. À tarde, entre 14h e 18h, muitas lojas ajustam preços ou liberam novas rodadas de descontos, o que favorece quem acompanha a variação dos valores ao longo do dia.
| Marketplaces como Amazon concentram a maior quantidade de produtos e, por consequência, ofertas |
Dependendo do que você procura, há locais com mais variedade e probabilidade de encontrar o que você quer. Eis os principais:
- Marketplaces consolidados
- Amazon, Mercado Livre, Magalu
São os varejistas que tradicionalmente lideram as melhores promoções em eletrônicos e itens de alto giro. Costumam trazer ofertas relâmpago por tempo limitado e descontos progressivos. O ideal é manter uma aba aberta nestas lojas o tempo todo.
- Lojas oficiais de fabricantes
- Samsung, Apple, Motorola, Dell, Lenovo, LG, Acer
A vantagem aqui são os descontos reais, ou seja, você tem uma noção real de quanto estes itens custam e possui garantia, além de suporte direto com o fabricante. Em alguns casos, oferecem ofertas com kits promocionais ou algum tipo de cashback exclusivo.
- E-commerce de nicho
- Kabum, Terabyte, Pichau → hardware e periféricos.
- Centauro, Netshoes → roupas e acessórios esportivos.
- Sephora, The Beauty Box → cosméticos.
- Zattini, Dafiti → moda.
Esses sites costumam ter os melhores preços de cada categoria porque trabalham com margem específica para aquele segmento. Muitos também possuem dinâmicas de uso de cupons de desconto ou ofertas do tipo “pague 1 leve 2”, por exemplo.
- Apps com cashback
- Méliuz, AME, PicPay, Inter, NuShopping
Neste período atuam como intermediadores. Acessando as ofertas por estas plataformas, o cliente pode obter benefícios adicionais, como cashback, milhas ou descontos para compras futuras usando novamente a plataforma. A maioria exige o uso de um aplicativo ou acesso por meio da homepage.
- Plataformas de cupons e comunidades de promoções
- Promobit, Pelando, Cupom Válido, Cuponeria
É onde surgem os cupons que não costumam ser divulgados e também concentram promoções de insiders, influenciadores ou portais. Nossos canais de ofertas entram nesta categoria, pois é por meio destas ferramentas que ficamos cientes dos cupons para divulgar para os seguidores.
- Resumindo então:
- Procure promoções de alto valor na madrugada da sexta-feira;
- Já comece a verificar os preços na quinta à noite — muitas vezes já estão menores que no dia seguinte;
- Confira durante o fim de semana, na sexta à tarde e no sábado;
- Marketplaces grandes e lojas oficiais são onde aparecem os descontos mais confiáveis e estoques que conseguem atender a alta demanda;
- Use apps de cashback e comparadores de preço;
- Consulte nossos canais de ofertas no WhatsApp e Telegram.
Pegando a rapa do tacho
Fazendo uma analogia com o futebol, imagine que a sexta-feira é o primeiro tempo, o sábado o segundo tempo e o domingo a prorrogação. Depois de três dias intensos de ofertas, a segunda-feira funciona como a disputa de pênaltis: a última chance de você marcar um gol na Black Friday e comprar algo que estava desejando.
É nesse dia que ocorre a Cyber Monday, uma ação promocional realizada na segunda-feira seguinte à Black Friday, focada principalmente em ofertas do comércio eletrônico. Ela surgiu nos Estados Unidos em 2005, quando varejistas perceberam que as vendas online aumentavam significativamente após o feriado de Ação de Graças. Para aproveitar essa tendência, criaram um dia dedicado exclusivamente ao e-commerce — daí o nome.
| Sites como KaBuM! e Mercado Livre costumam ter páginas dedicadas para cupons de desconto |
No entanto, não é garantido que um produto esteja mais barato na segunda-feira do que esteve na sexta ou no decorrer do fim de semana. É possível? Sim. Mas existe o risco de o item desejado — como uma TV nova ou um console — ter esgotado durante o fim de semana. Portanto, se você encontrar o que procura pelo preço que deseja pagar, tenha o sangue frio para finalizar a compra o quanto antes, ou pode vê-lo esgotar diante de você.
Tomar a decisão na hora — passando o cartão ou fazendo o PIX — é a melhor estratégia quando a Black Friday já está em andamento. Depois de concluir a compra e receber a confirmação do pedido, basta aguardar o produto chegar e aproveitar.
Compre com responsabilidade
Com isso, finalizamos nosso especial em três partes para te deixar preparado para a Black Friday deste ano. Que nossas dicas e orientações ajudem você a realizar seu desejo de consumo de forma consciente e segura, e que aproveite seu presente ou mimo neste fim de ano.
Estaremos de plantão já na noite de quinta (27), na sexta (28) e no sábado (29) em nossos canais de ofertas no WhatsApp e no Telegram do GameBlast e Nintendo Blast, buscando e publicando as principais promoções que encontrarmos na web. Por isso, entre nos grupos para acompanhar os descontos em tempo real. Também divulgaremos as campanhas mais relevantes em publicações no site, mantendo você informado sobre tudo o que estiver acontecendo. Obrigado por acompanhar nosso guia e boas compras!
Revisão: Johnnie Brian


