Quando analisei a coletânea Atari 50: The Anniversary Celebration, em 2022, realmente fiquei encantado com a quantidade de títulos inclusa, além de algumas novas reimaginações, em conjunto com o detalhado material documental, que trouxe depoimentos, fotos e arquivos de toda a criação da empresa Atari, bem como seus consoles. Entretanto, citei como ponto negativo que a ausência de alguns clássicos foi sentida, mesmo entendendo a questão por trás do licenciamento junto a outras empresas.
Agora, em 2025, após duas expansões que trouxeram mais pérolas e até jogou holofotes na guerra de consoles entre Atari e Intellivision, chegou a hora de trazer em evidência uma das mais significativas parcerias dos anos 1980 com o pacote The Namco Legendary Pack.
Há males que vêm para o bem
A Namco Limited — atual Bandai Namco —, foi fundada em 1977, mas suas raízes vêm desde 1955, quando Masaya Nakamura fundou a Nakamura Manufacturing Company, em Tóquio, no Japão. A empresa começou montando cavalos mecânicos de brinquedo no telhado de uma loja de departamentos.
Com a evolução da tecnologia, a Namco adotou o nome que a tornou conhecida após começar a fabricar máquinas de entretenimento que operam com moedas. Nesse meio tempo, a Atari tentou explorar o lucrativo mercado japonês, que estava em forte expansão, e abriu uma filial no Oriente. Infelizmente a operação saiu mais custosa que o esperado para a Atari, e isso acabou gerando uma crise financeira para a empresa.
A Namco, que já havia feito um primeiro contrato para distribuir Pong no Japão, adquiriu tudo o que a Atari Japan tinha produzido e começou a investir na importação de gabinetes vindos da matriz americana, ao passo que as vendia em seu próprio território.
Esse é só o começo do que veio a ser uma das parcerias mais lucrativas e duradouras dos games nos anos 1970 e 1980, e isso é explicado em uma linha do tempo adicional acrescida às sete já existentes — cinco do jogo base e mais duas, uma de cada expansão anterior —, que contêm diversas fotos raras, documentos, propagandas da época e depoimentos de Nolan Bushnell, um dos cofundadores da Atari.
Outro participante que concedeu entrevistas bem interessantes e curiosas é Tod Frye. Ele foi responsável por fazer as versões caseiras de Pac-Man e Xevious para os consoles da Atari, tentando explorar ao máximo as limitações dos cartuchos do Atari VCS (2600) para entregar jogos similares aos do Arcade.
Essa linha temporal da parceria Atari x Namco é fundamental para entender como alguns clássicos japoneses, como Galaxian, Xevious, Dig Dug e o próprio Pac-Man conseguiram chegar nos Estados Unidos — distribuídos pela Atari — nos anos 1980, da mesma maneira que a Namco ajudou na popularidade de BreakOut em terras nipônicas na década anterior.
Tudo isso ficaria ainda melhor com legendas e textos em português, e agora, depois de Mortal Kombat Legacy Kollection, também produzida pela Digital Eclipse, sabemos que isso é possível. Então não custa nada desejar uma atualização para o nosso idioma.
Ainda no campo dos sonhos, será que um dia a Activision daria o braço a torcer e também permitiria uma expansão com os seus clássicos para a Atari? River Raid, Pitfall, H.E.R.O., Freeway, Boxing, Frostbite, Keystone Kapers e Enduro seriam adições preciosíssimas para esse pacote cada vez mais completo. Bom, não custa sonhar, né?
Os clássicos que atravessaram o oceano
The Namco Legendary Pack traz menos jogos que as expansões anteriores, mas por pouca coisa. Ao todo temos cinco títulos clássicos, alguns com mais de uma versão:
- Dig Dug (Arcade, 2600, 5200, 7800 e 800);
- Galaga (7800);
- Galaxian (2600, 5200 e 800);
- Pac-Man (2600, 5200 e 800);
- Xevious (Arcade e 7800).
Com exceção das versões de Dig Dug e Galaxian de Atari 2600, todos os outros 12 títulos contam com multiplayer local para duas pessoas. Alguns deles trazem a possibilidade de escolha de dificuldade e mudança de modo de jogo, como se estivéssemos apertando o botão reset do antigo console.
Todas as opções vindouras do título base também se estenderam a esta expansão. Contamos com filtros de tela que emulam os gabinetes e televisores daquela época, além de ter acesso ao manual completo de cada um deles. Uma das minhas reclamações passadas, que foi sobre o remapeamento de botões, também foi resolvida e agora escolhemos livremente o padrão que desejamos usar.
Na lista de clássicos trazidos, há duas ausências significantes: as versões Arcade de Pac-Man, Galaxian e Galaga. Na coletânea só contamos com as variantes de console delas e conhecer os originais de gabinete seria interessante. Entretanto, essas ausências são justificáveis pois os três títulos foram publicados pela Midway entre 1979 e 1981, exatamente antes do acordo de distribuição entre Namco e Atari nos Estados Unidos ser firmado, o que é uma pena.
Um ponto positivo final, e inusitado, que merece ser citado, é que, graças ao lançamento desta nova expansão, agora foi lançado nas lojas virtuais das plataformas um novo pacote, contendo o jogo base e todos os três pacotes de DLC. Esse megaconjunto é bem mais barato que o jogo base sozinho, o que torna a aquisição do pacote completo bem mais atrativa.
Cada vez mais uma coletânea definitiva
The Namco Legendary Pack é um capítulo importantíssimo nos 50 anos de vida da Atari e essa expansão trata isso com o respeito e carinho devidos. É mais uma ótima adição à vasta biblioteca de clássicos da coletânea e isso abre um enorme precedente para que outras empresas também tragam suas pérolas daquela época para este conjunto quase perfeito.
Prós
- A linha do tempo adicionada traz um momento fundamental dos games, que é a criação da Namco como a conhecemos, e detalhes do port de jogos importantes, como Galaga, Dig Dug e Pac-Man;
- Inclusão de diversos documentos históricos, como propagandas, ilustrações e entrevistas;
- A nova expansão acabou resultando no lançamento de um megapacote mais em conta, trazendo todo o conteúdo da coletânea já lançado no momento;
- O problema inicial com a customização de botões foi corrigida.
Contras
- Por mais que seja compreensível a questão de direitos autorais, as versões arcade de Pac-Man, Galaxian e Galaga acabam fazendo falta;
- Ausência de legendas e textos em português.
Atari 50: The Anniversary Celebration - The Legendary Namco Pack — PC/PS4/PS5/Switch/XBO/XSX — Nota: 8.5Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Vitor Tibério
Análise feita com cópia digital cedida pela Atari













