Mais de 200 funcionários da Rockstar North entregaram uma carta à administração pedindo que seus colegas demitidos sejam "imediatamente reintegrados". No início deste mês, a Rockstar demitiu mais de 30 funcionários em seus escritórios no Reino Unido e no Canadá pelo que chamou de "má conduta grave", relacionada a suposto vazamento de informações da empresa em um fórum público.
Na semana passada, o Sindicato dos Trabalhadores Independentes da Grã-Bretanha (IWGB) alegou que os funcionários foram demitidos porque faziam parte de um canal do Sindicato dos Trabalhadores de Jogos do IWGB no Discord e eram membros do sindicato ou estavam tentando organizar um sindicato na Rockstar. A Rockstar respondeu com uma declaração na qual alegou que a "má conduta grosseira" em questão girava em torno do compartilhamento de informações da empresa em um fórum que incluía funcionários que não eram da Rockstar.
No início desta semana, o IWGB emitiu uma ação legal contra a Rockstar, alegando que os funcionários foram demitidos "em circunstâncias que acreditamos equivaler a vitimização e demissão coletiva ligada à atividade sindical". Agora, o sindicato diz que 220 funcionários atuais da Rockstar North, com sede em Edimburgo, entregaram uma carta à alta administração, condenando a demissão de 31 funcionários e "exigindo a reintegração imediata de seus colegas".
Um ex-funcionário disse em um comunicado:
"É reconfortante ver tantos de nossos colegas nos apoiando e responsabilizando a administração - durante um período em que a Rockstar quer que sintamos medo, meus bravos ex-colegas estão marchando direto para a porta de nosso chefe e exigindo que nossas vozes sejam ouvidas e não recuem. Está claro para todos próximos a esta situação que este é um ato flagrante e sem remorso de destruição viciosa do sindicato. A Rockstar emprega tantos desenvolvedores de jogos talentosos, todos cruciais para fazer os jogos que lançamos."
O organizador do IWGB, Fred Carter, acrescentou:
"Ao decidir demitir mais de 30 membros do sindicato, a Rockstar realizou um ato de repressão sindical no estilo da Amazon sem precedentes na indústria de jogos. Esta é uma empresa que se beneficia de mais de 440 milhões de libras esterlinas em benefícios fiscais no Reino Unido, ao mesmo tempo em que exibe um desrespeito insensível e flagrante tanto pelo sustento dos trabalhadores quanto pela letra da lei.
A Rockstar sempre insistiu que sua decisão de demitir os funcionários foi devido a "má conduta grosseira, e nenhum outro motivo", afirmando:
"Na semana passada, tomamos medidas contra um pequeno número de indivíduos que foram encontrados distribuindo e discutindo informações confidenciais em um fórum público, uma violação das políticas de nossa empresa. Isso não estava de forma alguma relacionado ao direito das pessoas de se filiarem a um sindicato ou se envolverem em atividades sindicais.
Após protestos ocorridos do lado de fora do escritório da Take-Two Interactive em Londres e de sua sede em Paris, está previsto um novo protesto do lado de fora do escritório principal da Rockstar North em Edimburgo, na terça-feira (18).
Fonte: Video Games Chronicle



