Há 30 anos, em 29 de setembro de 1995, o PlayStation 1 chegava à Europa, e a Sony não apenas entrou no mercado de consoles, mas rapidamente se tornou a potência dominante no continente, uma posição que mantém até hoje.
O console se tornou o líder de mercado imediatamente, destronando rivais como Sega e Nintendo. Essa conquista não foi por acaso, segundo Chris Deering, que foi presidente da PlayStation da Europa durante os anos 90 e início dos anos 2000.
Deering sempre acreditou no potencial do mercado europeu e viu fraquezas na concorrência:
"A Nintendo e a Sega estavam usando distribuidores e não tinham uma estratégia consistente de marketing ou comunicação, então, eu disse [aos meus chefes] que achava que poderíamos ser tão grandes quanto os EUA na Europa."Uma das peças fundamentais para o sucesso no continente foi o acordo de marketing com a UEFA Champions League:
"Uma coisa que realmente me deixa feliz por termos feito foi usar os painéis de publicidade da Champions League (Marketing da UEFA Champions League), e eu acho que eles ainda fazem isso. Eu tinha experiência com esse conceito de marketing na Gillette, que era basicamente uma empresa americana, mas que realizava 60% de seus negócios no exterior. O pessoal dos EUA na Gillette dizia: 'Por que vocês estão gastando todo esse dinheiro com a FIFA?'Porque o futebol não era algo grande [nos EUA], mas não há maneira melhor de alcançar as pessoas. É como os alcances da Heineken em lugares que outros não conseguem encontrar. Colocar o nome, especialmente nos primeiros dias, foi um fator legitimador. Estávamos lá com a Heineken e a MasterCard, e você conseguia tantas fotos de jornais de domingo de manhã, com um gol sendo marcado e o nome PlayStation atrás."
O patrocínio da Sony à UEFA já atravessou gerações de consoles e de jogadores, provando que a visão de Chris Deering sobre a importância do mercado europeu e a força do futebol estava correta.
Confira a entrevista completa do canal The Game Business Show com as figuras que impulsionaram o sucesso da marca PlayStation na Europa:
Fonte: The Game Business Show





