Quando Project L, codinome do jogo de luta desenvolvido pela Riot Games, começou a ser divulgado, muito se especulou sobre como seria a experiência de um fighting game criado pelos desenvolvedores de League of Legends. Em 2021, Tom Cannon, produtor executivo do projeto, apresentou o primeiro vislumbre do que sua equipe na Riot estava criando: um jogo de luta 2v2 estrelado pelos campeões de Runeterra.
Com o passar dos anos, mais informações sobre a produção foram reveladas, e as ideias em torno de Project L começaram a ganhar apoio da comunidade. Em 2024, o jogo recebeu seu nome oficial: 2XKO. Apesar de o nome soar pouco chamativo e até estranho, a comunidade continuou a crescer à medida que o jogo evoluía.
Graças ao apoio do público e ao feedback obtido durante os testes alpha e o período de beta fechado, 2XKO foi lançado oficialmente em acesso antecipado para PC no dia 7 de outubro de 2025. Desde o primeiro Alpha Lab — que contava com apenas seis personagens jogáveis e mecânicas ainda em fase experimental —, passando pelo intenso período de testes fechados e chegando, enfim, ao acesso antecipado gratuito para todos os jogadores, venho acompanhando e jogando 2XKO regularmente. Hoje, compartilho algumas das minhas impressões sobre o “Lolzinho de luta”.
Nocauteie duas vezes
2XKO é um tag battle 2v2 em que o jogador controla dois personagens durante as lutas. Um dos principais destaques desse sistema é a possibilidade de os combates não se limitarem a um jogador contra outro, mas envolverem duplas competindo entre si. Esse formato é amplamente incentivado pela Riot Games, que, por meio de um programa de apoio à comunidade competitiva de jogos de luta, oferece suporte até mesmo na premiação de torneios realizados nesse modelo.
O lançamento, em 7 de outubro, trouxe um elenco inicial com 11 campeões, sendo dois deles estreantes na chegada do título ao PC:
- Ahri, a raposa de nove caudas
- Blitzcrank, o grande golem a vapor
- Braum, o coração de Freljord
- Darius, a mão de Noxus
- Ekko, o rapaz que estilhaçou o tempo
- Jinx, o gatilho desenfreado
- Illaoi, a sacerdotisa Cráquem
- Teemo, o explorador veloz
- Vi, a defensora de Piltover
- Warwick, a ira desenfreada de Zaun
- Yasuo, o imperdoável
O jogo conta ainda com uma mecânica que define como a dupla de lutadores interage durante as partidas, chamada Fuse. Dependendo da combinação escolhida, diferentes dinâmicas são aplicadas ao desempenho da dupla. É possível realizar ataques especiais em sequência, deixar apenas um personagem ativo em combate ou ampliar as janelas de assistência e troca para estender combos e executar novas ações. Conhecer e dominar essas mecânicas é essencial para alcançar bons resultados nas partidas.
Durante o acesso antecipado, as partidas online são a principal atividade de 2XKO. Por meio de um hub interativo, os jogadores podem organizar confrontos entre amigos ou usar o sistema de matchmaking para participar de lutas casuais ou ranqueadas. Além dos modos online, há também a opção de jogar localmente com até quatro participantes, enfrentar personagens controlados pela inteligência artificial, acessar o modo de treinamento ou realizar desafios de combos específicos de cada campeão.
O modo de treino oferece ferramentas úteis, especialmente para jogadores mais experientes, permitindo o estudo detalhado da frame data de cada personagem e o aprimoramento de habilidades. São recursos comuns em jogos de luta modernos, como Street Fighter 6 e Tekken 8, o que demonstra que a Riot projetou o sistema pensando nesse público competitivo — e que pretende contar com essa comunidade para dar ainda mais visibilidade a 2XKO no futuro.
Acessível de todas as formas
O maior trunfo de 2XKO, do ponto de vista comercial, é ser um jogo totalmente gratuito para baixar e jogar, assim como os outros dois grandes títulos competitivos da Riot Games: League of Legends e Valorant. O sistema de monetização é baseado em uma loja interna, onde é possível adquirir itens cosméticos com temas sazonais ou inspirados em outras obras do estúdio. No lançamento, há um pacote especial baseado na série Arcane, da Netflix, com visuais e outros itens temáticos.
Além desses conteúdos, o jogador pode comprar pacotes de KO Points — usados para desbloquear recursos — e Emblemas de Campeões, uma moeda específica para liberar novos personagens. Ainda assim, a Riot estruturou o título de maneira que o investimento financeiro não seja uma barreira. Ao participar dos modos online, cumprir missões diárias e semanais e concluir desafios de combo, o jogador conquista outra moeda interna, que também pode ser usada para desbloquear conteúdo.
No meu caso, jogando quase diariamente desde o lançamento em 7 de outubro, já consegui juntar moedas o suficiente para desbloquear mais um campeão. Elas também servem para comprar Cromas, que alteram as paletas de cores de cada lutador. Essa dinâmica funciona como um estímulo constante para continuar jogando, já que o progresso se traduz em novas recompensas e possibilidades nas disputas online.
Os Passes de Temporada completam o sistema de progressão. Neles, o jogador acumula pontos que destravam recompensas ao longo do tempo. Por 1.000 KO Points, é possível adquirir a faixa premium do passe e garantir os prêmios mais valiosos — um modelo já bastante familiar para quem joga títulos online gratuitos.
Entretanto, o maior mérito de 2XKO está em oferecer uma experiência de luta gratuita com a mesma qualidade de jogos produzidos por estúdios consagrados como Capcom, Bandai Namco e Arc System Works. Poucos representantes do gênero adotam esse formato — e, honestamente, não lembro de nenhum exemplo similar.
A maneira como 2XKO está sendo distribuído, ainda que de forma limitada por estar disponível apenas para PC, incentiva até mesmo jogadores fora da Fighting Game Community (FGC) a experimentarem algo com qualidade comparável à de títulos pagos e com mecânicas mais complexas.
O jogo apresenta um gameplay acessível, sem comandos complicados para realizar combos ou golpes especiais, o que facilita a entrada de novos jogadores. Isso não representa um demérito para os veteranos do gênero — até mesmo títulos recentes, como Fatal Fury: City of the Wolves, adotam esquemas de controle simplificados para acolher jogadores com menos experiência ou mobilidade reduzida, tornando a experiência mais inclusiva.
Além disso, a popularidade de League of Legends contribui para a divulgação de 2XKO. Eu mesmo, que sempre brinquei dizendo que nem saberia instalar um “Lolzinho” — claro que sei, mas vocês entenderam —, acabei fisgado pelo apelo visual e pela jogabilidade. Prova disso é que sigo jogando regularmente desde o lançamento, buscando melhorar minhas habilidades para, quem sabe, alcançar um rank alto no futuro, e sempre vejo mais gente publicando conteúdo sobre o jogo, inclusive realizando pequenos torneios para estimular ainda mais a comunidade.
Outro ponto positivo é a localização completa para o português, com o mesmo cuidado visto em League of Legends e Valorant. A Riot fez o dever de casa: ouviu a comunidade, lançou o jogo no momento certo e com a qualidade esperada. A expectativa é que 2XKO cresça dentro da FGC e se torne um dos principais títulos competitivos do cenário de esportes eletrônicos.
Um começo promissor para algo que pode se tornar grandioso
2XKO chega ao cenário de jogos de luta com uma proposta ousada e uma execução surpreendentemente sólida. A Riot Games conseguiu unir acessibilidade e profundidade em um sistema que valoriza tanto os novatos quanto os veteranos, oferecendo uma experiência divertida, visualmente atraente e tecnicamente refinada. O fato de ser gratuito amplia ainda mais seu alcance, abrindo portas para uma nova geração de jogadores que talvez nunca tivessem se aventurado em um fighting game.
Com uma base técnica robusta, suporte constante da comunidade e o peso de uma marca consolidada como League of Legends, 2XKO tem o que precisa para se tornar um novo pilar dentro da FGC. Se a Riot mantiver o mesmo comprometimento demonstrado até aqui, o jogo não apenas conquistará um espaço entre os grandes do gênero, como poderá redefinir o que significa ser um jogo de luta competitivo e acessível em 2025.
2XKO está disponível em Acesso Antecipado para PC, com lançamento para PlayStation 5 e Xbox Series vindo posteriormente.
Revisão: Thomaz Farias
Texto de impressões produzido com acesso gratuito ao jogo para PC









