A Área Indie da BGS trouxe diversos projetos, alguns deles já lançados enquanto outros ainda estão em fase de produção. Um que acabou chamando a atenção do público presente no evento foi o fofo Capy Castaway.
A aventura traz a capivara Capy, que foi separada dos pais após uma enchente. Ela precisa reencontrar seu rumo e para isso contará com a ajuda do corvo Corvi, que servirá como uma espécie de mentor para o filhote de roedor. A ideia é controlar os dois animais independentemente, cada um com um direcional. Mas isso está longe de ser algo frenético, pois a vibe é de um cozy game, com ritmo leve.
Joguei uma versão que a equipe de desenvolvimento da Kitten Cup Studio chamou de “Demo da Sopa”. Nela, é necessário percorrer um trecho de um campo e procurar cinco ingredientes para fazer uma sopa, e assim saciar a fome de um gigantesco ganso de três cabeças.
Capy pode correr, cavar e pegar coisas pelo chão. Esses objetos podem ser carregados, mastigados ou usados como chapéu — inclusive ela pode empilhar vários objetos fazendo uma pequena torre em sua cabeça. Por se tratar de um filhote, ela tem uma natureza brincalhona e inocente, diferente de Corvi, que sempre passa alguma instrução quando não conseguimos nos achar. Ele pode sobrevoar o espaço livremente com o analógico direito, como também interagir com Capy, carregando-a por um curto período.
Além de ter uma primeira impressão de Capy Castaway, o GameBlast bateu um papo com Sam Quino. Ela é a diretora de Marketing da Big Blue Games, publisher do jogo, e esteve presente no evento para bater um papo e falar mais sobre o projeto, que ainda está em estágio inicial. Confira:
GameBlast: Capy Castaway traz uma dupla bastante incomum, composta por uma capivara e um corvo. Como surgiu a ideia de juntar esses dois animais tão diferentes?
Sam Quino: Bom, as capivaras já são muito fofas no geral, mas o conceito dos dois trabalhando juntos veio da mente do nosso maravilhoso diretor criativo.
GB: Eu acabei de jogar um pouco, até tentei fazer uma sopa para um ganso de três cabeças, mas não consegui encontrar a pimenta (risos). Achei a ideia bem interessante. Você pode nos dizer o que esperar da narrativa e da jogabilidade de Capy Castaway?
Sam: Obrigada! (risos) Nós chamamos essa build de “Soup Demo” (Demo da Sopa), e é uma versão super condensada do jogo, mas essencialmente é um cozy adventure no qual você joga com um bebê capivara e um corvo, então o ponto da história é que suas escolhas importam. Serão necessárias muitas coisas diferentes. Você encontrou algumas das andorinhas aqui (na demo), certo? Você precisará de diferentes amigos ao longo do caminho e a maneira como falar com eles e ajudá-los irão impactar no jogo. Em termos de jogabilidade, haverá diversas coisas diferentes para fazer. Nós realmente queremos passar a sensação de uma exploração divertida, na qual você pode brincar da maneira que quiser. Se você pegar uma garrafa e quiser usá-la (como chapéu), está tudo bem.
Muitas das pessoas que encontramos em eventos gostavam de ficar empilhando um monte de coisas, pois as capivaras têm cabeças bem estáveis (risos). Não há um limite de quantos “chapéus” você pode empilhar e é isso que nós queríamos fazer. Reviver aquela criatividade infantil. Sair por aí e pensar “o que aconteceria se eu lambesse esse graveto” ou “me apertar por essa fresta”. Haverá bastante exploração brincalhona e a história realmente faz sentido nessa experiência do jogo, sobre amizade e o que significa encontrar o seu lar em um mundo que está em constante mudança. Terá muitas coisas que se conectam com diferentes pessoas.
GB: As capivaras estão se tornando cada vez mais famosas ao redor do mundo, com direito a camisetas, livros de colorir e bichos de pelúcia, mas elas já são conhecidas na América do Sul, principalmente no Brasil. Foi intencional trazer Capy Castaway para a BGS ou apenas uma feliz coincidência?
Sam: Com certeza foi intencional! (risos) O que eu gostaria de dizer sobre Capy Castaway é que nós realmente colocamos um propósito nas coisas que fazemos, como a maneira que colocamos nossa cabine aqui (no evento), por exemplo. Nós sabemos que as capivaras são amadas aqui, então nem precisamos pensar duas vezes para tomar a decisão de trazer Capy Castaway para o Brasil. E nós estamos muito empolgados com o retorno do público. Muitas pessoas gostaram do jogo até agora.
GB: Neste momento, o jogo está disponível para wishlist apenas no PC. Podemos esperar que ele chegue também aos consoles? E já existe uma possível data de lançamento?
Sam: Nós não temos plataformas específicas para compartilhar no momento, mas com certeza iremos atrás da maior quantidade de pessoas possíveis para jogar Capy Castaway. Pode ter certeza que quando tivermos novidades, iremos compartilhar com vocês. Agora nosso foco está em deixar o jogo da maneira que queremos, mas sim, esse é o objetivo. Quanto ao lançamento, a nossa ideia é a metade do ano que vem (2026).
Capy Castaway esteve presente na BGS 2025, na Área Indie. Ainda não há uma data de lançamento, mas já é possível colocá-lo na lista de desejos do Steam. O jogo contará com textos e interface em português e no momento só foi confirmado para PC.
Nossos agradecimentos a Sam Quino, Big Blue Sky Games e Theogames pela oportunidade



