A Temporada 19 de Overwatch 2 chegou trazendo muitas adições ao famoso hero shooter. Começando no dia 19 de outubro e prevista para durar até o dia 9 de dezembro, ela tem como maior destaque o Halloween, que influencia recompensas e modos de jogo. As novidades também incluem uma colaboração no estilo anime, um passe de batalha novinho e ampliação do Estádio. Vista sua fantasia mais aterrorizante, pois esta análise vai ser assombrosa!
Um Estádio ainda mais lotado
Como já é de praxe desde a sua estreia, o modo Estádio continua recebendo novidades. Primeiro, temos três novos heróis: Torbjörn, Hazard e Sojourn, agora finalmente disponíveis para os jogadores. Também temos um novo mapa de Controle, chamado Santuário de Busan, e um balanceamento geral das habilidades, incluindo as disponíveis para os personagens já existentes.
O chamado Painel de Informações Avançadas foi adicionado ao Estádio para detalhar o efeito de itens e poderes sobre armas e habilidades. Ou seja, os jogadores têm disponíveis os números exatos das estatísticas de jogo. Falando em números, também foram adicionadas as quantidades de dano e de cura na tela. Eles ficam “flutuando”, tanto em primeira quanto em terceira pessoa, e podem ser customizados em termos de tamanho e transparência.
Dentre todas as novidades do Estádio, a maior delas são os Apetrechos. Eles são itens que trazem habilidades únicas aos heróis, tais como as Exomolas, que aumentam a altura do pulo após agachar, e os Patins Velozes, que propiciam uma arrancada de curta distância. Todos esses apetrechos também trazem algum efeito passivo, além de funcionarem num sistema de cooldown.
![]() |
| Ainda mais alternativas para montar seu arsenal |
Os Apetrechos custam dinheiro e são divididos nas raridades Comum, Rara ou Épica, tal como as habilidades adquiridas entre as rodadas do Estádio. Gostei de haver mais essa possibilidade de customização, oferecendo aos jogadores cada vez mais opções, seja para ser agressivo, ágil, suporte, etc. Admito, entretanto, que agora as possibilidades estão se tornando muito variadas, demorando um tempo até achar a combinação ideal.
Doçuras ou travessuras?
Mantendo uma das suas tradições, Overwatch 2 traz na Temporada 19 diversos modos inspirados no Halloween. Estão de volta os clássicos A Vingança de Junkenstein — que te coloca para defender um castelo de hordas de zumbis — e A Ira da Noiva — que traz Sojourn, Rainha Junker, Kiriko e Ashe ao mesmo castelo para destruir barricadas, afastar zumbis e encarar chefes como Moira Banshee e Winston Gárgula.
Ambos são bem divertidos e gozam de razoável sucesso com a comunidade. Eu mesmo gosto de jogá-los, mas o problema é que, conforme os dias passam, menos jogadores têm interesse e as partidas demoram mais para serem formadas. Portanto, vale aproveitar esses modos o quanto antes. O modo de maior destaque do Halloween, entretanto, é o Baile de Máscaras Assombrado.
A ideia é a seguinte: máscaras dos heróis estarão disponíveis logo depois da formação da equipe, antes de a partida começar. Cada uma delas conta com um efeito passivo interessante, sendo que algumas delas proporcionam sinergia extra ao jogador caso os nomes envolvidos tenham algum tipo de relação, como Reinhart e Brigitte ou Winston e Tracer.
O evento Baile de Máscaras Assombrado, que dura até o dia 4 de novembro, também traz um conjunto de desafios com recompensas exclusivas. O mesmo vale para a colaboração com One-Punch Man, famoso mangá e anime sobre super-heróis. Disponível até o dia 30 de outubro, ela traz pingentes, spray e até a skin gratuita do Cavaleiro sem Licença (mais sobre essa colaboração mais à frente). Só cuidado, pois algumas missões são exigentes.
Novas fantasias e acessórios
A Temporada 19 também traz uma leva de novidades cosméticas para a sua coleção. Dois visuais míticos estreiam desta vez: o visual Druida Divino para Lifeweaver e o visual de arma Guardiã Espiritual para Kiriko. Embora esses personagens não estejam no topo da minha lista de preferidos, confesso que gostei das duas propostas. Elas respeitam o conceito de cada um e dão mais destaque às suas características mais legais.
Inclusive, vale citar que a progressão dos Visuais Míticos foi reformulada. Agora, eles apresentam efeitos interessantes desde a aquisição, sendo que as evoluções agora trazem personalizações mais pontuais. É um bom incentivo e gratificação para quem adquirir esse tipo de item, que é caro e exige uma moeda única (prismas místicos) para ser obtido.
Já o Passe de Batalha traz muitas recompensas como caixas de itens lendárias, emotes, moedas, créditos e até 80 prismas míticos. Como não poderia deixar de ser, também temos várias skins novas, tais como as lendárias Cassidy Oni, Wuyang Monstro Marinho, Moira Vampira, Sombra Ninja e Wilhelm Reinhardt Caolho. Os visuais épicos são Echo Floresta Amaldiçoada, Zenyatta Ursinho Amaldiçoado e Torbjörn Vela Amaldiçoada.
Para aproveitar ao máximo as recompensas, vale a pena adquirir o Passe de Batalha Supremo, com todas as recompensas mais 20 saltos de escalão, 2.000 moedas de Overwatch e os visuais lendários Kiriko Vampira e Ramattra R-7K Preservador. Finalmente, preciso comentar sobre os pacotes especiais para o período de Halloween, que trazem cosméticos caprichados.
![]() |
| Os novos visuais temáticos estão muito bonitos... |
De 14 a 27 de outubro temos os Arcanjos, com visuais para Mercy, Freja, Genji, Baptiste, Pharah e Sigma. Já de 28 de outubro até 10 de novembro teremos os Espíritos, com visuais para Ashe, Reaper, Widowmaker e Roadhog. Todos combinam bem com a pegada sobrenatural da data festiva, o que também pode ser dito para a colaboração com One-Punch Man.
![]() |
| ... com destaque para os inspirados no Careca de Capa e cia. |
Ela traz novamente as skins de Saitama para Doomfist, Genos para Genji, Tornado do Terror para Kiriko e Cavaleiro sem Licença para o Soldado 76. Os estreantes são Wuyang como Garou e Ashe como Nevasca do Inferno, com direito a animações bem legais. Seja você um fã antigo ou novo de One-Punch Man, é interessante conferir essa “nova” colaboração.
Constante renovação
Uma das melhores dos últimos tempos, a Temporada 19 de Overwatch 2 chegou com muitas novidades, mesmo se comparada com a anterior. Os conteúdos do Halloween estão muito bons, seja em termos de modo de jogo, seja em termos de recompensas. As mudanças no Estádio também são bem-vindas, sobretudo para manter o seu bom momento. Mesmo que algumas adições exijam mais "esforço" para serem aproveitadas, temos muita coisa para aproveitar até a época das festas de final de ano.
Prós
- Hero shooter se beneficia muito positivamente dos novos conteúdos, que incrementam o jogo de várias formas diferentes;
- O modo Estádio continua a receber novidades interessantes, solidificando-o como uma das melhores opções para curtir o jogo;
- O novo Passe de Temporada traz boas recompensas, incluindo opções gratuitas interessantes;
- Cosméticos inéditos, como os dois Visuais Míticos e a colaboração com One-Punch Man, trazem visuais bonitos e que combinam bem com os personagens.
Contras
- Algumas das recompensas mais legais estão limitadas por compras relativamente caras ou desafios bastante exigentes;
- O modo Estádio exige cada vez mais esmero nas escolhas para que o jogador tenha uma combinação adequada para as lutas.
Overwatch 2 – Temporada 19 — PC/PS5/PS4/XBO/XSX — Nota: 8.5Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Ives Boitano
Análise redigida com cópias digitais cedidas pela Activision Blizzard












