Ser guiado pelo vento enquanto cavalga por campos floridos marcou a experiência de Ghost of Tsushima. Agora, é a vez de Ghost of Yōtei nos levar de volta ao Japão de séculos passados em mais uma história dramática sobre uma pessoa sobrevivente que, como um fantasma, infunde o terror nos corações de todos os inimigos em seu caminho. Confira agora o que esperar do novo blockbuster da PlayStation Studios!
Sucker Punch
A desenvolvedora estadunidense Sucker Punch é velha conhecida dos jogadores de PlayStation, tendo trabalhado para a empresa desde o início dos anos 2000, com a trilogia furtiva Sly Cooper. Em seguida, sua atenção se voltou para o estilo de mundo aberto, trazendo grande mobilidade de escalada com a série Infamous desde a estreia, em 2009.
Percebendo o valor do estúdio para suas plataformas, a Sony o adquiriu em 2011, integrando-o à divisão PlayStation Studios para mais Infamous, que teve seu último título em 2014.
Após uma longa produção silenciosa, a Sucker Punch trouxe ao mundo uma combinação dos elementos de gameplay que estavam presentes em suas obras anteriores: cenários amplos, furtividade, mobilidade ágil e escalada, somando-os a uma abordagem de estética contemplativa japonesa. Era Ghost of Tsushima, lançado em 2020 com ótima recepção da crítica e do público.
Também é possível ver uma continuidade temática nas produções dos últimos 20 anos, colocando os holofotes sobre protagonistas à margem do poder oficial. Sly é um guaxinim ladrão, Cole (Infamous) ganha poderes que o tornam perseguido pela polícia e precisa decidir entre o bem e o mal, enquanto Jin Sakai (Ghost of Tsushima) precisa renegar seus preceitos de samurai para lutar contra a invasão mongol ao território japonês. Proscritos, todos eles, assim como Atsu, a nova protagonista de Ghost of Yōtei. Vamos conferir mais sobre ela adiante.
Novo espaço, novo tempo
O novo jogo traz diversas mudanças em relação ao seu antecessor, do qual não é sequência direta. As primeiras são históricas e geográficas: enquanto Ghost of Tsushima se passava em uma ilha do sudoeste do Japão, Ghost of Yōtei terá lugar no norte, em Ezo (atual Hokkaido), a segunda maior ilha do arquipélago.
O título já aponta que a aventura se dará nas cercanias do monte Yōtei, um vulcão conhecido por sua simetria solitária semelhante ao famoso monte Fuji. O deslocamento geográfico é muito relevante para o novo contexto, uma vez que Ezo tem raízes históricas diferentes do Japão central.
A região era habitada pelo povo Ainu e foi mais intensamente colonizada a partir do começo do xogunato Tokugawa, quando se passa o jogo. Nos games, os Ainu já foram representados pelo povo Oina, em Ōkami, da Capcom.
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| Em Ōkami, o povo Oina foi diretamente inspirado nos Ainu. |
É uma cultura distinta do que estamos acostumados a ver no imaginário do Japão, o que dará novas cores e camadas à aventura. Assim, devemos esperar uma ambientação com presença dessa etnia, inclusive de integrantes da alcateia de Atsu.
A alcateia
Mesmo com a diferença regional, será mantida a estética de mundo aberto repleto de belíssimos campos coloridos, raposas para seguir, cabeças a prêmio para caçar, fontes termais e atividades de aprimoramento.
Para gerenciar a vastidão do espaço, a Sucker Punch decidiu concentrar os mercadores e personagens que ensinam melhorias em um só lugar: o acampamento de Atsu. Eles não moram lá, mas vêm até a guerreira quando ela precisa.
O número de aliados cresce com o tempo, como uma alcateia em torno do lobo mais forte. Na prática, haverá um menu onde poderemos acompanhar o estado de cada um, com um conveniente aviso de quando há novidades para tratar com aquela pessoa.
Espírito vingativo
A trama de Ghost of Yōtei é uma de vingança. Após ter sua família massacrada por uma gangue conhecida como os Seis de Yōtei e ser deixada para morrer, presa a uma árvore por uma espada cravada em seu ombro, Atsu sobrevive e vai para o sul. Passados 16 anos, ela retorna a Ezo com a intenção implacável de levar destruição aos bandidos.
Usando uma máscara sinistra, a guerreira passa a ser vista como um ōnryo, um espírito vingativo que assola a região.
Mulheres guerreiras do Japão
Atsu não está sozinha na história das guerreiras japonesas. As mulheres que treinaram com armas e lutaram em batalhas são parte dos registros históricos e também do imaginário ficcional do país do mangá.
No primeiro caso, existiram as onna-musha, que são conhecidas figuras reais que chegaram a ser daimyo (líderes de clãs). A mais famosa delas foi Tomoe Gozen, uma guerreira do século XIII que até serviu de inspiração para uma antagonista em Ghost of Tsushima: a arqueira Tomoe. Outra conhecida é Tachibana Ginchiyo (séc. XVI), que liderou seu clã em guerras do turbulento período Sengoku. Ela já apareceu em games da Koei Tecmo, como NiOh e a série Samurai Warriors.
Já no campo da ficção, essas guerreiras de katana protagonizaram mangás como Mais Forte que a Espada (gekigá dos anos 1990, publicado aqui pela Pipoca & Nanquim), Azumi (inédito no Brasil) e a série de jogos Sakura Wars; enquanto as coadjuvantes abundam em obras mais famosas, como Kaoru (Samurai X), Rukia (Bleach), Maki (Blade of the Immortal) e numerosas personagens em Lobo Solitário.
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| Tachibana Ginchiyo (esq.), líder de clã histórica, apareceu em NiOh. Já Tomoe (dir.), de Ghost of Tsushima, foi inspirada em Tomoe Gozen, guerreira antiga. |
Armas da vingança
Atsu não é samurai ou ninja, sendo descrita como uma mercenária que usará todos os recursos ao seu alcance para vencer seus inimigos.
Para aprofundar o combate visto em Ghost of Tsushima, o novo jogo terá maior variedade de armas. Elas serão úteis contra tipos diferentes de inimigos e poderão ser trocadas instantaneamente em meio ao combate, adicionando uma camada de dinamismo às lutas cinematográficas. Confira quais são:
- Katana: a arma tradicional.
- Odachi: é uma espada longa, com arcos de golpes pesados.
- Espadas duplas: para sequências rápidas.
- Kusarigama: consiste em uma corrente longa com uma foice em uma ponta e um peso de ferro na outra, sendo usada de formas versáteis para golpear com o peso ou arremessar a foice para fincar no oponente e puxá-lo para perto.
- Armas de fogo: a história acontece no ano de 1603, quando os portugueses já haviam introduzido o arcabuz no país oriental, mudando paradigmas de guerra. Por isso, Atsu também usará essa ferramenta mortal a seu favor, mas não sem riscos: é uma arma de um único tiro, levando tempo para ser recarregada a cada uso.
A ōnryo também fará uso de acessórios, como armas de arremesso, bombas de fumaça e até itens para aplicar fogo a suas lâminas.
Uma novidade particularmente especial é um lobo que pode ajudá-la em combates. Estou curioso para ver quão ativo ele será ao acompanhar sua líder.
DLC gratuito
Mesmo antes de ser lançado, a Sucker Punch já prometeu mais conteúdo, mas não se preocupe: será uma atualização gratuita, prevista para 2026. Trata-se de Legends, que oferece dois modos cooperativos: um terá missões de história para dois jogadores e o outro conta com partidas de sobrevivência para grupos de quatro pessoas.
Assim como foi em Ghost of Tsushima, o modo Legends acontece em uma versão sobrenatural, enfrentando versões demoníacas dos inimigos do jogo base e outros novos.
Em breve
São muitos os motivos para ter boas expectativas para Ghost of Yōtei! Acompanhe o GameBlast para a análise e dicas para desbravar a terra de Ezo.
Ghost of Yōtei (PS5)Desenvolvedora: Sucker Punch ProductionsGênero: ação e aventura em mundo abertoLançamento: 02 de outubro de 2025
Revisão: Ives Boitano












