Impressões: Digimon Story Time Stranger tem um início empolgante em sua demonstração gratuita

Versão demo do RPG apresenta avanços em relação a seus antecessores.

em 15/09/2025
Digimon Story Time Stranger
será lançado no dia 2 de outubro, e a Bandai Namco liberou uma demo no PC (Steam), PS5 e Xbox Series X|S para que o público geral possa testar a experiência. Aproveitando a ocasião, testamos o jogo e trazemos aqui as primeiras impressões com base nessa demo.

Um novo Digimon Story

Digimon Story Time Stranger é um RPG baseado em turnos no qual é possível comandar uma equipe de monstros da série Digimon. No jogo, controlamos um membro de uma organização chamada ADAMAS que investiga situações misteriosas, como lendas urbanas e até alguns fenômenos que envolvem as criaturas no mundo humano.

Na demo, é possível conferir dois momentos do jogo. O primeiro deles é o início da história propriamente falando, sendo possível transferir os dados para o game completo. Na outra parte, temos uma visão de um ponto mais avançado do jogo para poder ver o digimundo e aspectos que normalmente demorariam mais algumas horas para serem desbloqueados, como as montarias e evoluções para formas mais poderosas.

Também já é possível ver um pouco da tradução para português, que é uma novidade para a linha Story. Os jogos anteriores, Cyber Sleuth e Hacker’s Memory, não contavam com tradução, mas tivemos versões em português dos jogos posteriores de Digimon (Survive e a edição de PC de Digimon World: Next Order). Nesses trechos iniciais, embora haja alguns raros errinhos, a qualidade da tradução é boa e vale a pena jogar em português.

O pontapé inicial

Tudo começa quando nosso personagem, que pode ser um rapaz ou uma moça, é enviado para conferir anomalias em Shinjuku. A aparência e o nome do personagem podem ser alterados depois de começar o jogo mesmo na área inicial.

Mesmo nos trechos iniciais, há elementos curiosos que dizem um pouco sobre as condições da história. Há conversas estranhas que indicam que certos personagens já deveriam se conhecer e que há muitos mistérios para se revelar no game completo. Há até mesmo um teaser de elementos da ambientação mais ampla da franquia.

Conforme o jogador avança e conversa com os NPCs nas áreas, é possível descobrir mais detalhes sobre o que está acontecendo e chegar cada vez mais perto de uma região cercada por uma muralha. Nesse lugar, encontramos um túnel subterrâneo onde é possível encarar batalhas contra Digimon, sendo assim o momento de escolher entre os três iniciais (Patamon, Gomamon e Demidevimon).

A partir desse ponto, começamos a ter batalhas, obtenção de recursos e tutoriais importantes para liberar funcionalidades do jogo. A linha Digimon Story tem um estilo diferente de outros jogos da franquia por se tratar de um RPG de turnos no qual o jogador consegue novos aliados através de um sistema de escaneamento. Acumulando os dados obtidos em batalhas, é possível depois converter para obter mais aliados.

Com isso, temos um ciclo de explorar dungeons, encarar batalhas em turnos e receber como recompensa a chance de ampliar nossa equipe. Cada Digimon pode evoluir para múltiplas formas e a linha não é linear, já que é possível também voltar e alcançar níveis anteriores diferentes, migrando entre linhas evolutivas e expandindo o leque de possibilidades.

Mais conveniência

Na demo, já é possível ver o quanto a experiência do novo jogo visa ser mais conveniente do que seus antecessores. Em vez de termos encontros aleatórios, os inimigos são visíveis no mapa e é possível atacá-los preventivamente para causar dano antecipado e até evitar totalmente o combate, obtendo as recompensas após o golpe.

Em comparação com Cyber Sleuth, não é mais necessário ir a um lugar como o DigiLab para converter e evoluir, sendo possível fazer isso no próprio menu. A equipe pode contar com até 999 criaturas sem nenhuma restrição de memória e todos recebem experiência no combate, mesmo que não estejam entre os três aliados ativos ou os três da reserva.

Porém, ainda há uma restrição para a evolução no elemento de “Patente de Agente”, que é aumentada com o tempo, não sendo algo experimentável na demo. Com isso, só é possível usar criaturas até o nível “Criança” e um único “Campeão” (Kurisarimon) que pode ser convertido após várias lutas contra ele.

O combate pode ser acelerado em até cinco vezes e cenas de diálogo e animação podem ser puladas com um botão de skip. É possível escolher três níveis de dificuldade e as informações de ganho em batalha são indicadas rapidamente no canto direito da tela com atalhos para rapidamente converter dados obtidos em aliados no menu. Trocar aliados e usar itens não custa o turno, dando ao jogador uma grande maleabilidade estratégica.

De forma geral, o que foi possível ver na demo é uma experiência que promete ser bastante rica em opções e um avanço significativo em relação a Cyber Sleuth. Digimon Story Time Stranger estará disponível para PC, PS5 e Xbox Series X|S em 2 de outubro de 2025.

Revisão: Alessandra Ribeiro
Texto de impressões produzido com demo disponível publicamente nas lojas digitais

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Ivanir Ignacchitti
é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
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