Impressões: Neve atiça curiosidade com elenco reduzido e migalhas de enredo

Indie brasileiro de suspense faz uma caracterização cuidadosa de suas três estrelas — e deixa tudo pronto para detonar suas relações.

em 15/09/2025

Uma nave espacial cargueira, transportando bens de outro planeta a serem vendidos na Terra, sai do curso por motivos desconhecidos e faz um pouso forçado em Lemnos, o “cemitério de naves”, corpo celeste perenemente coberto de neve. A capitã da diminuta tripulação se vê presa em sua cápsula de criogenia, com oxigênio suficiente para apenas uma hora, e deve guiar suas duas colegas de trabalho para libertá-la, consertar a nave e encontrar uma saída desta cova invernal.

Este é o pano de fundo que Neve, aventura narrativa brasileira, estabelece. Retrofuturista, inspirado por filmes como Alien: O Oitavo Passageiro e O Enigma de Outro Mundo, o game conta a história de Jasmina, Atalanta e Hilas, três “caminhoneiras espaciais” cuja frágil dinâmica de grupo parece sempre estar a algumas palavras mal-colocadas de explodir. De acordo com a roteirista Michelle Santos, é uma história sobre ser mulher no mercado de trabalho e todos os empecilhos que isso envolve.

O GameBlast teve acesso a uma demo de jogo retratando a primeira hora. O software que utilizamos pode não representar a versão final. 

Perdidas no espaço

Em Neve, controlamos a capitã Jasmina Aleixo em sua possível última hora de vida. Guiada pela IA Calais, dona do suspeito título “G.O.D.” (Gerenciador Operacional de Desastres), Jasmina repassa instruções às duas outras tripulantes, gerencia seu tempo limitado e faz decisões a respeito de como devem proceder.

As decisões compõem o grosso da gameplay e podem levar a até seis finais diferentes, entre os melhores e os mais desastrosos (que, obviamente, não são cobertos pela demo). Mesmo com um tempo limitado de jogo, é possível ter um senso afiado do peso das escolhas do jogador: por exemplo, uma personagem decidiu prometer à minha que não haveria segredos entre as duas… logo depois de eu acabar de escolher mentir a ela, plantando assim uma bela bomba pronta para explodir no momento menos oportuno. 

O mundo que Neve constrói é parecido com o nosso, mas cada nova informação o deixa um pouco mais distante: existem colônias humanas fora da Terra, planetas inteiros dedicados à industrialização, uma droga de efeitos colaterais perigosos… e zumbis. Sim, zumbis. Chamados de Famintos, são tidos como resultado de mortes dentro de uma cápsula de criogenia, quando o sistema interage com um certo vírus. Para piorar uma situação péssima, Jasmina acredita que esses estejam à solta em Lemnos.

No que diz respeito à história, a demo cumpre muito bem seu papel como amostra: ela corta seu acesso a esse universo paralelo bem quando as coisas começam a complicar, quando passamos a finalmente conseguir algumas explicações. Fui lembrada especialmente de Mouthwashing — outro jogo dentro de uma nave espacial e cheio de problemas interpessoais, centrando um(a) capitão(ã) que precisa urgentemente tomar responsabilidade. 

Alguns ajustes ainda são necessários

O outro elemento de gameplay de Neve são puzzles simples. A maioria é inofensiva, só para ajudar no ritmo da narrativa; já outros determinam os rumos desta, dependendo do quão rápido são concluídos. O problema, às vezes, é o limite de tempo, que precisa ser naturalmente imposto devido à natureza da história. 

Em um certo ponto, quando eu mais precisava de uma oportunidade para analisar as informações à minha frente com calma, uma das personagens decidiu por conta própria que não conseguia mais esperar, devido a certas circunstâncias, e tomou um caminho alternativo à força. O que também não ajudou foi que o puzzle à minha frente não era nada intuitivo — talvez seja algo a ser resolvido mais rápido em outras jogatinas, mas tive uma impressão de falta de controle (que pode ter sido intencional).

Outra coisa que precisa urgentemente de solução até o lançamento é o grande volume de pequenos erros de português no texto; um deles está bem na UI, quase sempre à vista (e aparece em minhas capturas de tela). Não é nada que uma revisão rápida não resolva, entretanto. 

A escala 6x1 não perdoa nem astronauta


Em pouco menos de uma hora de demo, Neve tece um cenário perfeito para uma história bagunçada e abrasiva — no bom sentido. Com certeza vale a pena ficar de olho neste game brasileiro, que busca trazer as vivências de sua autora e família a uma audiência fã de sci-fi mundo afora.

O jogo estará disponível para PC (via Steam) e ainda não possui uma data de lançamento.

Revisão: Beatriz Castro
Texto de impressões produzido com chave de acesso cedida pelo Ritus Studio

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Hiero de Lima
Jornalista formada pela PUC-SP e eterna apaixonada por videogames, especialmente aqueles japoneses de mistério. Sempre tem alguma redação gigante para escrever depois que zera um Yakuza.
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