Análise: 8BitDo Ultimate 2C Wireless Controller entrega ótimo desempenho por um preço acessível

Dentre os atuais modelos da 8BitDo, o Ultimate 2C é o que possui a melhor relação custo-benefício para jogar no PC.

em 03/08/2025
O mercado de controles alternativos ganhou muita força nos últimos anos, com diferentes fabricantes lançando modelos para as mais variadas plataformas. São diversas funcionalidades para atender desde usuários que desejam apenas um bom controle para sua jogatina rotineira até profissionais que dependem de um bom controlador para elevar o nível de seu jogo.

A 8BitDo tem se consolidado como uma das principais marcas nesse segmento, dividindo espaço com outras fabricantes populares. Entre seus lançamentos mais recentes, o Ultimate 2C Wireless Controller traz a promessa de aliar qualidade, baixo custo e alta performance. Mas será que ele cumpre o que promete? Testamos o acessório e aqui está nossa opinião sobre ele.

Design e construção: simplicidade com identidade

Logo de cara, o Ultimate 2C impressiona pelo visual minimalista e pelas opções de cores modernas e chamativas. Como o Mint, que traz uma mescla entre tons de verde e laranja; Peach, com um tom laranja mais claro e sensação de delicadeza; Purple, com tom lilás; e Green, com o tom verde mais minimalista e padrão. No fim de 2024, o controle também recebeu duas novas cores: Brownie (marrom) e Blueberry (azul escuro).

Além desses, existe uma edição especial do controle em colaboração com o jogo Black Myth: Wukong, sendo esta a usada para a produção desta análise. Além da estética exclusiva, na cor preta e detalhes em vermelho remetendo ao título da Game Science, esta edição do controle não possui nenhuma particularidade técnica em relação aos demais modelos.

O controle é leve, com acabamento todo em plástico fosco, o que transmite uma sensação de simplicidade — talvez até demais para quem está acostumado com controles de qualidade premium, como o DualSense ou o controle do XBOX, por exemplo. Ainda assim, seu acabamento traz um grip agradável às mãos e o layout dos botões segue o padrão XBOX, com uma leve adaptação em botões extras na parte superior (L4/R4), fáceis de acessar e configurar.

Tecnicamente surpreendente

Com preço sugerido de 30 dólares (R$166 em conversão direta na data de publicação desta análise), o Ultimate 2C surpreende pelas características que são comumente encontradas em gamepads na mesma faixa de preço ou superior:
  • Analógicos (sticks) e gatilhos (triggers) com sensores Hall Effect, o popular “anti-drift”, com ótimo acabamento e construção;
  • Polling rate de 1000Hz, mesmo em modo wireless (2.4Ghz), com latência extremamente baixa (em torno de ~5ms);
  • Botões extras L4/R4 mapeáveis, úteis para jogos competitivos ou macros simples;
  • Ampla compatibilidade, com versões específicas para Windows/Android (via Bluetooth, 2.4GHz e cabo) e Nintendo Switch (Bluetooth);
No uso prático, o controle responde muito bem. Em jogos de ação ou plataforma no PC, a precisão é alta e o tempo de resposta é praticamente imediato. No Android, o emparelhamento é fácil e traz uma ótima estabilidade. Em meus testes, com jogos de plataforma e beat ‘n up, foi uma das melhores experiências em termos de performance — mesmo já tendo utilizado outros controladores ao jogar no celular.

Para quem pretende usar o Ultimate 2C no Switch, existe uma versão específica do controle, o 8BitDo Ultimate 2C Bluetooth Controller, que conta com giroscópio e suporte total a jogos que exigem esse recurso, tal qual o Pro Controller do Switch, que também possui essas funcionalidades. Apesar de compartilharem o nome, eles são modelos tecnicamente diferentes.

Experiência de jogo e ergonomia

Minha intenção com o Ultimate 2C foi ter uma nova opção de controlador para usar no PC. Desde junho de 2024, meu principal controle para jogar nele foi um GameSir Nova Lite, que também conta com uma análise aqui no GameBlast, a qual produzi na ocasião para contar um pouco da minha experiência.

O Ultimate 2C é um acessório bem confortável, mesmo para longas sessões de jogatina. Em comparação com o Nova Lite, ele é mais pesado — o que, pelo menos para mim, é um ponto positivo. O peso do controle passa uma sensação de maior robustez e firmeza, principalmente em jogos em que a “apertação” de botões é mais intensa, como os de luta. Em comparativo, ele ainda é sensivelmente mais leve que o DualSense.

Ele traz gatilhos com curso um pouco mais curto, o que torna o Ultimate 2C mais adequado para jogos de luta ou arcade, mas talvez limitado para jogos em que o uso desses botões exija mais precisão, como títulos de corrida ou simuladores. Não se compara à experiência única de um gatilho háptico como o do DualSense, mas ele cumpre bem seu papel.

O D-pad, para mim, é o principal destaque. É difícil encontrar controles que tragam um direcional de boa qualidade, e no caso do Ultimate 2C, agora possuo o controle com o melhor D-pad da minha coleção. Isso o torna, automaticamente, minha primeira opção de controle para jogos de plataforma e luta. Ele é responsivo, possui uma resposta tátil muito agradável e, apesar de possuir ativação por membrana, passa a sensação de algo mais mecânico e preciso, graças a seu ótimo acabamento e construção.

Autonomia e praticidade

A versão wireless do Ultimate 2C também pode ser usada em modo cabeado, graças ao cabo USB incluso na embalagem. Mas como a opção é fazer uso dele na maior parte do tempo em modo sem fio, a jogatina fica garantida graças à bateria de 480mAh, que oferece cerca de 19 horas de uso em modo wireless 2.4GHz e impressionantes 32 horas via Bluetooth. Os valores são estimados segundo a página do produto no site da 8BitDo.

A título de registro, na versão Switch, a autonomia é menor, cerca de 15 horas, mas ainda é razoável. Em ambos os modelos, o tempo de recarga é curto, cerca de 2 horas para ter a carga completa da bateria e ter o controlador pronto para uso sem fio.

Outro ponto a favor do Ultimate 2C em relação aos seus modos de uso é a forma como podemos alternar o funcionamento do controle. Na parte traseira, uma chave seletora permite que os modos 2.4Ghz ou Bluetooth sejam selecionados, evitando a típica combinação de botões que precisamos decorar para trocar o modo de uso do gamepad. Com um simples movimento na chave, é possível alternar os modos.

Até mesmo ligar o controle também é uma experiência mais agradável. Enquanto alguns gamepads exigem o pressionamento de um botão para ligar por alguns segundos, no Ultimate 2C o acionamento é feito com um simples pressionar no botão principal, no centro do acessório. Em menos de um segundo, o controle já está ativado e pronto para uso. Caso já esteja pareado com algum dispositivo Bluetooth, ele imediatamente é reconhecido e já fica preparado para uso.

A configuração dos botões extras pode ser feita sem software, o que facilita para quem quer ajustar rapidamente, sem depender de apps. Por outro lado, não há suporte para macros avançados ou ajustes finos, como em modelos mais avançados do catálogo da 8BitDo, como o Ultimate 2, o lançamento mais recente.

Utilizando o botão estrela do controle, é possível ativar o modo turbo em quaisquer dos botões de ação, ombro ou gatilhos. Basta segurar o botão que deseja que tenha a função acionada, pressionar o estrela, e pronto. Turbo ativado! Um led adicional no controle indica que a função está em uso quando aquele botão é pressionado. Para desfazer a ação, repita o processo. Para ativar o modo Turbo Automático, realize este mesmo processo efetuando um duplo clique no botão estrela.

Para os botões L4 e R4, que servem como macros, a ativação é igualmente simples. Basta segurar o botão de remapeamento (quadrado) + botão desejado + L4 ou R4. Os macros são úteis para deixar ações em posições mais confortáveis do controle, como substituir o botão L3 para correr em alguns jogos, principalmente quando a customização de controles não está disponível de forma nativa no jogo.

Um dos poucos pontos negativos do Ultimate 2C é a falta de suporte para ajustes finos via software, como acontece com outros controles da 8BitDo. É possível apenas baixar o aplicativo para PC para fazer atualizações de firmware do controle e do receptor, otimizando seu uso. Para quem tem essa opção em mente, já adianto que não vai rolar caso pretenda adquirir o controle.

Além disso, mesmo que a empresa já tenha informado que a compatibilidade dele se resume ao PC e dispositivos Bluetooth, ele é incompatível com consoles, seja em modo cabeado ou com o dongle USB. Testei no PS5 por pura curiosidade e, como esperado, não funcionou.

Afinal, vale a pena o investimento?

A resposta é um honesto e sonoro sim! O 8BitDo Ultimate 2C Wireless Controller entrega mais do que seu preço sugere. É uma excelente alternativa para quem busca um controle de qualidade, principalmente para jogar no PC. Sua compatibilidade com dispositivos Bluetooth vem como um bônus para quem quer usá-lo para jogar no celular ou mesmo em uma Smart TV para usar com o Game Pass, por exemplo.

Seus recursos avançados, como os sensores Hall Effect e a latência ultrabaixa, além de uma construção sólida com ótimo acabamento, o colocam no mesmo patamar de concorrentes na mesma ou levemente acima de sua faixa de preço. Inclusive contra outros modelos da própria família, como o Ultimate C e o Ultimate, que contam com particularidades que os tornam igualmente únicos para determinados públicos, como acessórios adicionais e o suporte a ajustes via software que o Ultimate 2C não possui.

O Ultimate 2C já é facilmente encontrado oficialmente no mercado brasileiro. Varejistas como Amazon e KaBuM!, além de marketplaces como Mercado Livre e Shopee, já trazem opções na casa dos R$200, em média, ou menos em promoções isoladas. É possível encontrá-lo por um valor mais baixo em sua versão cabeada, mas recomendo fortemente a versão wireless, simplesmente pelo luxo de ter uma opção de controle sem fio — além de poder usá-lo via USB também. Deixo a dica para você seguir nossos canais de ofertas no WhatsApp e Telegram, caso tenha interesse em adquirir um futuramente quando aparecer uma boa oferta.

Mas minha opinião é: se você precisa de um controle confortável, confiável e versátil para jogar casualmente ou até com certa competitividade, o 8BitDo Ultimate 2C é uma das melhores opções da atualidade. Pode investir sem medo neste controle, pois tenho certeza que ele se tornará o melhor acessório do seu setup.

Prós

  • Excelente custo-benefício em vista de suas características com qualidade premium;
  • Analógicos e gatilhos com sensores Hall Effect garantem longevidade e precisão;
  • Baixíssima latência (~5ms) e alta taxa de resposta (1000Hz de polling rate);
  • Compatibilidade ampla via 2.4GHz e Bluetooth com fácil alternância dos modos;
  • Bateria com ótima duração (19 horas em modo 2.4GHz e 32 horas em modo Bluetooth);
  • Botões extras mapeáveis (L4/R4) sem necessidade de software.

Contras

  • É mais leve se comparado a outros controles de categoria premium, como o DualSense;
  • Não possui suporte para ajustes via software, como outros controladores da 8BitDo;
  • Gatilhos com curso um pouco mais curto que o padrão o tornam pouco interessante para jogos que exigem precisão no acionamento destes botões.
8BitDo Ultimate 2C Wireless Controller – Nota: 9.0
Revisão: Heloísa D’Assumpção Ballaminut
Análise produzida com produto adquirido pelo redator
OpenCritic
Siga o Blast nas Redes Sociais
Alexandre Galvão
Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).