Jogamos

Análise: GameSir Nova Lite Multiplatform Controller: um controle para quem quer gastar pouco e jogar muito

Periférico da GameSir é um ótimo investimento para quem quer ter conforto ao jogar em diferentes dispositivos.


Quem gosta de videogames e possui diferentes plataformas busca sempre o melhor periférico para seus jogos favoritos. Seja um mouse preciso para jogos de tiro, um arcade ou hitbox para lutas, ou um gamepad confortável para sessões longas de jogatina. No entanto, encontrar um dispositivo que ofereça conforto e funcionalidade sem ser caro pode ser desafiador, já que muitos periféricos têm funções desnecessárias que apenas encarecem o produto.

Foi nessa busca por uma opção acessível e funcional para jogatinas no PC que conheci o GameSir Nova Lite. Este controle da linha de entrada da fabricante de Hong Kong é um dos mais versáteis, oferecendo diversas funções, conectividade e compatibilidade com vários dispositivos a um preço baixo. Se você procura um bom controle para jogar no PC, confira a análise a seguir para conhecer esta excelente opção de acessório.

Aspectos básicos

O GameSir Nova Lite tem como destaque seu design baseado no padrão Xbox. Na parte frontal, ele possui os botões de ação ABXY no mesmo layout do controle da Microsoft, um direcional em cruz, duas alavancas analógicas e os botões HOME, Menu, View, Print e M. Este último é usado para ativar funções Turbo, ajustar os analógicos, ligar ou desligar a vibração do controle, bem como ajustá-la.
Imagem de divulgação
Na parte superior, há dois botões de ombro (LB/RB), dois gatilhos analógicos (LT/RT) e um conector USB Type-C para recarga da bateria e conexão direta ao PC ou Switch. O Nova Lite também possui dois motores de vibração, mas não tem botões para funções macro ou predefinições de comandos.

As alavancas analógicas possuem mecanismo Hall Effect, popularmente chamado de “sistema anti-drift”. Essa tecnologia usa sensores magnéticos no lugar de mecanismos para dar uma vida útil maior às alavancas evitando o desgaste físico, além de evitar o chamado Drift, anomalia que faz com que a ação de movimento seja realizada mesmo com a alavanca em posição neutra.
Imagem de divulgação
Em termos de conectividade, o Nova Lite oferece três modos: cabo, bluetooth e via receptor USB incluso, que funciona tanto no PC quanto no Nintendo Switch. O botão HOME liga e desliga o controle e, ao ser pressionado junto com um dos botões de ação, seleciona o modo de conexão que é indicado com a cor do led ao seu redor:
  • HOME + X (Verde): Modo receptor (X-Input) para PC via receptor ou cabo.
  • HOME + Y (Vermelho): Modo Pro Controller para Nintendo Switch via bluetooth ou cabo.
  • HOME + A (Amarelo): Modo Android (D-Input) via bluetooth.
  • HOME + B (Azul): Modo iOS (X-Input) via bluetooth.
Imagem de divulgação

Primeiras impressões

A embalagem do GameSir Nova Lite reflete seu baixo custo, com uma simples caixa de papelão que contém informações básicas e QR codes para acessar o manual e o servidor oficial no Discord da GameSir. O controle vem dentro de um case de plástico, acompanhado de um compartimento para o receptor USB e um cartão com um QR Code para acessar o manual em vários idiomas, incluindo português. No entanto, o cabo USB Type-C, necessário para recarga e uso cabeado, não está incluso.
A embalagem, feita de papelão, não causa uma boa primeira impressão
O controle é leve e possui um bom acabamento em sua construção. Disponível em duas cores, branco ou azul escuro, ele é discreto e tem como destaque visual os detalhes em laranja das alavancas analógicas. O receptor, independente da cor escolhida do controle, possui cor única. Por ser um dispositivo que vai passar boa parte do tempo escondido, isso não chega a ser um problema.
O case plástico é prático para guardar e transportar o controle e o receptor USB
Nos apêndices, onde estão os motores analógicos, há pequenas texturas para garantir uma pegada mais firme. A textura é fina e discreta, lembrando um pouco a encontrada no DualSense do PS5, mas levemente mais grossa e de fácil percepção nas mãos.
As texturas das alavancas analógicas contribuem para uma pegada mais segura dos dedos
As cabeças das alavancas são bem texturizadas, garantindo uma pegada confortável e segura na hora de jogar. As nomenclaturas dos botões ABXY são impressas nos próprios botões, que possuem um acabamento fosco de boa qualidade, mas aparentam ser suscetíveis ao desgaste com o passar do tempo. Tanto eles quanto o botão direcional têm um clique firme, proporcionando uma sensação positiva de que o botão foi pressionado, e não são muito ruidosos, o que é agradável para os ouvidos.
Vista traseira do Nova Lite
Já os botões de ombro (LB/RB), embora apresentem a mesma firmeza, são um pouco mais barulhentos, mas ainda a um nível aceitável. Os gatilhos analógicos têm uma ergonomia semelhante à do DualSense, tornando-os confortáveis e com boa pegada, mas carecem de texturas, podendo fazer os dedos escorregarem durante uso em jogos mais intensos.

Uma funcionalidade bem prática do Nova Lite diz respeito à carga da bateria. Quando ela já está chegando ao fim, o led do botão HOME começa a piscar em laranja, indicando que a carga já está baixa. Ao colocá-lo para recarregar, o led assume um padrão de respiração e cores diferentes para informar o quanto ela já está carregada: vermelho para carga baixa, amarelo para carga média e verde para próximo do máximo. Quando totalmente carregado, o led se apaga.
Interface do aplicativo da GameSir, disponível para Android e iOS
Uma particularidade do Nova Lite em comparação com outros modelos do portfólio da GameSir está no uso de softwares para calibração ou atualização do firmware do controlador. Ele possui um aplicativo disponível apenas para Android e iOS para esse fim, enquanto a maioria dos dispositivos do catálogo da empresa fazem uso de uma aplicação para PC com mais opções e uma interface mais intuitiva.

Através do aplicativo, é possível ativar algumas funções que também podem ser acessadas por meio das combinações com o botão M do controle. Além disso, o aplicativo permite verificar em tempo real a carga da bateria e atualizar o firmware. Tudo é feito via bluetooth e, após realizar os ajustes desejados, basta conectar o controle de volta ao dispositivo que você deseja usar.

Testando o controle

Como mencionei no início da análise, minha intenção era adquirir um controle para uso exclusivo no PC. Apesar de já ter outros controles de consoles e modelos para celular, alguns jogos não são compatíveis com eles, o que me levou a buscar uma nova opção.

No computador, uso o GameSir Nova Lite principalmente no modo sem fio através do receptor wireless. O alcance é curto, mas aceitável. No meu quarto, onde está o setup, o controle funciona sem problemas em relação à distância. O pareamento é simples, bastando apertar um botão no dongle e ligar o controle em modo de pareamento (HOME + Print) para que ele reconheça o dispositivo e faça a conexão. Uma vez feito isso, basta ligar o controle para jogar.
Por meio do receptor USB, o controle é reconhecido como um controle de Xbox no Steam
No entanto, o chamado modo iOS faz o controle ser reconhecido como um controle de Xbox Series em modo bluetooth. Isso oferece uma terceira opção de conexão no PC, além do receptor e do cabo USB, sendo útil, por exemplo, para jogar em um notebook sem levar o dongle e correr o risco de perdê-lo ao usá-lo fora de casa.

O modo Pro Controller, projetado para o Nintendo Switch, não pôde ser testado diretamente no console, pois não possuo um. No entanto, pelo cliente Steam, é possível confirmar que ele assume essa configuração ao ser ativado nesse modo. Segundo o fabricante, também é possível usar o controle conectado via cabo, mas apenas com o Switch em modo docked. Via bluetooth ele pode ser usado com o Switch em modo portátil ou no modelo Lite do console.

No modo Android, a conexão e uso do controle foram tranquilos. Basta ativar o modo e parear com o smartphone como qualquer outro dispositivo bluetooth. Porém, a usabilidade com o smartphone pode não ser a mais prática, já que o Nova Lite não possui um suporte para encaixe do aparelho, ao contrário de outros controladores desenvolvidos para uso com celulares.
Comparando o tamanho do Nova Lite com outros controles
O controle não apresenta encaixes para acessórios desse tipo, excluindo a opção de comprar um separadamente. Sendo assim, jogar no celular pode ser um pouco inconveniente, a menos que seu smartphone tenha um suporte ou base para mantê-lo erguido em uma mesa para jogar.

Um detalhe que vale ser mencionado é que a conexão via modo iOS (azul) é melhor do que pelo modo Android (amarelo). A latência dos comandos ao usar no primeiro modo é absurdamente menor do que no segundo. Pode ser um caso de atualização de firmware, mas vale a menção por conta dos testes realizados.

Além dos usos recomendados pela GameSir, fiz outros testes para explorar mais vantagens do controle. Um dos primeiros foi tentar conectá-lo ao PS5, mais pela curiosidade de ver o que poderia acontecer. O console não reconheceu o controlador em nenhum dos modos de conexão.

Um teste interessante foi com o aplicativo Xbox em minha Smart TV. O controle pode ser conectado tanto no modo Android (D-Input) quanto no modo iOS (X-Input) via bluetooth e funciona perfeitamente com o aplicativo que permite jogar títulos do Game Pass via streaming. Nenhum dos modos apresentou o mesmo problema de latência apresentado no caso do uso com o celular. O receptor wireless, entretanto, não é compatível com o sistema da televisão.
É possível conectar o Nova Lite via bluetooth a uma Smart TV usando tanto o modo Android (amarelo) quanto o modo iOS (azul) para jogar usando o aplicativo Xbox

Ficou interessado? Então pega essa dica!

Após vários dias experimentando meu novo controle, constatei que o GameSir Nova Lite apresenta muitas vantagens em relação ao seu baixo custo, mostrando-se uma excelente aquisição para quem quer um controle para jogar em diferentes plataformas, mas tendo como prioridade o PC.

A GameSir sugere um preço de venda de US$24,99 em seu site oficial, mas minha unidade foi adquirida em sua loja no AliExpress. Convertendo em reais, é possível encontrar o Nova Lite a valores bem em conta, entre R$100 e R$120, em média, não inclusos os impostos de importação.

Também é possível comprar o controle por meio de vendedores brasileiros em marketplaces como Mercado Livre, Amazon e Shopee, caso você não esteja habituado a comprar em varejistas online internacionais. Mas esteja atento que dessa forma o preço do dispositivo pode ficar bem menos atraente se comparado à compra direta com a GameSir.
Imagem de divulgação
Se você ficou interessado no controle, deixo como dica pegá-lo em uma promoção. Comprei o meu pelo AliExpress no início de maio, durante o período de ofertas do Dia das Mães, e paguei cerca de R$94, já com os impostos de importação e alguns descontos de frete e benefícios que possuo na plataforma. Entre a confirmação do envio e entrega, foram 13 dias de espera até o produto chegar em minha casa, em Goiás.

Considerações finais

Sendo assim, concluo que o GameSir Nova Lite se apresenta como uma excelente opção para quem procura um controle acessível e versátil para uso no PC e em outras plataformas. Seu design inspirado no padrão Xbox e a tecnologia Hall Effect garantem uma experiência de jogo satisfatória, com boa durabilidade e precisão.

Embora a embalagem seja simples e falte um cabo USB Type-C incluso, o controle compensa com suas várias opções de conectividade e funções práticas disponíveis tanto por meio de comandos no próprio controle quanto pelo aplicativo móvel.

Apesar de algumas limitações, como a ausência de um suporte para smartphones, dada sua proposta para também ser usado neste dispositivo, o Nova Lite mostra-se um periférico confiável e funcional para diversos tipos de jogos. Seu desempenho no PC é especialmente notável, oferecendo três modos de conexão e facilidade de pareamento. No geral, o GameSir Nova Lite é uma escolha inteligente para jogadores que buscam qualidade sem gastar muito.

Prós

  • Ótimo custo-benefício;
  • O design inspirado no padrão Xbox cria familiaridade para os jogadores;
  • A tecnologia Hall Effect nos analógicos proporciona maior durabilidade e precisão das alavancas;
  • Possui um case para armazenamento e transporte;
  • Várias opções de conectividade: cabo, bluetooth e receptor USB;
  • Aplicativo para calibração e atualização fácil de usar, mas disponível apenas para Android e iOS;
  • Compatível com o aplicativo Xbox das Smart TVs via bluetooth;
  • Bem construído, leve e com bom acabamento;
  • Os botões oferecem boa sensação tátil, com cliques firmes e pouco ruidosos.

Contras

  • A experiência de unboxing é pouco gratificante, com uma embalagem nada atraente;
  • O alcance do receptor wireless é curto, mas aceitável para uso em ambientes pequenos;
  • Um cabo USB Type-C, necessário para recarga e uso cabeado, não está incluído.
  • Falta de um suporte de encaixe, tornando o uso com celulares pouco prático.
GameSir Nova Lite Multiplatform Controller — Nota: 8.5
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut
Análise produzida com dispositivo adquirido pelo redator

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google