PS5

PlayStation 5 Pro receberá grande atualização de desempenho em 2026

Mark Cerny detalha atualização que trará versão completa do FSR 4 para o PS5 Pro e antecipa tendências da próxima geração.

em 02/07/2025
Comentários

O PlayStation 5 Pro receberá uma importante atualização de software em 2026 focada em melhorias gráficas, revela Mark Cerny, arquiteto-chefe da PlayStation, em entrevista ao site Tom’s Guide. Segundo ele, a empresa trabalha para substituir a atual tecnologia de upscaling PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) por um novo algoritmo desenvolvido em parceria com a AMD, baseado na recém-lançada FSR 4 (FidelityFX Super Resolution).


O novo sistema de reconstrução de imagem, que melhora resolução e taxa de quadros em tempo real, é resultado do Projeto Amethyst, uma colaboração técnica iniciada em 2023 entre Sony e AMD. A parceria, que visava inicialmente avanços em machine learning aplicado a gráficos, evoluiu mais rápido do que o previsto: em apenas nove meses, a equipe chegou a uma versão robusta do algoritmo, hoje presente em GPUs da linha RX 9000 no PC. Agora, essa mesma tecnologia será adaptada ao PS5 Pro.

Mark Cerny afirma que a versão que chegará ao console trata-se da “versão completa” do algoritmo, otimizada para o hardware customizado do PS5 Pro, que conta com poder de fogo suficiente para rodar o novo upscaler com folga. Desenvolvedores poderão adotá-lo como substituto direto do PSSR, mas precisarão reimplementar certas rotinas para aproveitar todos os ganhos de performance e qualidade visual.

A colaboração entre Sony e AMD também deve ter impacto além do PS5 Pro. Mark Cerny confirmou que parte da engenharia do Projeto Amethyst está sendo usada na próxima geração de GPUs da AMD, a RDNA 5, prevista para chegar ao mercado em 2026. O objetivo, segundo ele, é “avançar a indústria”, com tecnologias abertas que possam beneficiar outros fabricantes, incluindo concorrentes diretos como o Xbox, que também trabalha com a AMD.

Por enquanto, a Sony pretende focar em expandir o uso do PSSR em jogos lançados até 2025, preparando os estúdios para a transição. A longo prazo, Mark Cerny já trabalha com a AMD no que deve se tornar a base técnica do PlayStation 6, com foco em ray tracing avançado e inteligência artificial, mas reforça que isso ainda levará alguns anos para chegar ao consumidor.

A atualização, prevista para 2026, será gratuita e exclusiva para o PlayStation 5 Pro, pois o modelo padrão do console não possui a arquitetura necessária para suportar o novo algoritmo gráfico.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Matheus Oliveira
Entusiasta de games e cinema, sempre explorando novos gêneros e estilos enquanto acumula um backlog infinito. X e Instagram