A Microsoft confirmou uma nova rodada de demissões em massa, que atinge diferentes áreas da companhia — incluindo sua divisão de jogos. A medida faz parte de um processo de reestruturação global que, segundo a Variety, resultará no desligamento de cerca de 9.000 funcionários, o equivalente a aproximadamente 4% de sua força de trabalho mundial. A decisão foi tomada apesar do bom desempenho financeiro da empresa e do crescimento consistente do ecossistema Xbox.
De acordo com apurações da Bloomberg e do Windows Central, os cortes afetam equipes nos Estados Unidos e na Europa, atingindo setores como desenvolvimento, marketing e publicação. A justificativa oficial é uma reorientação estratégica para concentrar recursos nas áreas com maior potencial de retorno. Além dos desligamentos, ao menos um estúdio foi fechado e diversos projetos foram cancelados.
Estúdios e equipes afetadas [até a publicação da matéria]:
- King (Barcelona) – corte de 10% da equipe;
- Turn 10 (Forza Motorsport) – corte de aproximadamente 50% da equipe;
- Raven Software (Call of Duty) – número não confirmado;
- ZeniMax Media (Europa e EUA) – número não confirmado;
- Projeto cancelado: Blackbird (MMORPG inédito).
- The Initiative (Santa Monica) – estúdio será fechado;
- Projetos cancelados: Perfect Dark, Everwild e outros títulos não anunciados.
Outras subsidiárias poderão ser notificadas ao longo dos próximos dias.
Carta enviada por Phil Spencer aos funcionários da Microsoft Gaming:
Hoje estamos compartilhando decisões que impactarão colegas em toda a nossa organização. Para posicionar a divisão de Games para um sucesso duradouro e permitir que nos concentremos em áreas estratégicas de crescimento, vamos encerrar ou reduzir trabalhos em determinadas áreas do negócio, seguindo a liderança da Microsoft na remoção de camadas de gestão para aumentar a agilidade e a eficácia.Por respeito às pessoas impactadas, os detalhes das notificações de hoje e quaisquer mudanças organizacionais serão compartilhados pelos líderes de suas equipes nos próximos dias.Reconheço que essas mudanças acontecem em um momento em que temos mais jogadores, mais jogos e mais horas de jogo do que nunca. Nossa plataforma, hardware e o cronograma de lançamentos de jogos nunca pareceram tão fortes. O sucesso que estamos vendo agora é resultado de decisões difíceis que tomamos anteriormente. Precisamos fazer escolhas agora para garantir o sucesso contínuo nos próximos anos — e uma parte fundamental dessa estratégia é ter disciplina para priorizar as oportunidades mais promissoras.Vamos proteger o que está prosperando e concentrar nossos esforços nas áreas com maior potencial, ao mesmo tempo em que entregamos o que a empresa espera do nosso negócio. Essa abordagem focada significa que podemos continuar oferecendo jogos e experiências excepcionais aos jogadores por muitas gerações.Priorizar nossas oportunidades é essencial, mas isso não diminui a importância deste momento. Em termos simples, não estaríamos onde estamos hoje sem o tempo, a energia e a criatividade das pessoas cujos cargos foram impactados. Essas decisões não são um reflexo do talento, criatividade ou dedicação das pessoas envolvidas. Nosso momento atual não é acidental — é resultado de anos de esforço dedicado de nossas equipes.O RH está trabalhando diretamente com os funcionários impactados para oferecer benefícios de desligamento (em conformidade com as leis locais), incluindo pagamento, cobertura de saúde e recursos para recolocação profissional, a fim de apoiar essa transição. Os funcionários cujas funções foram encerradas são incentivados a explorar vagas abertas em toda a Microsoft Gaming, onde suas candidaturas terão prioridade de avaliação.Obrigado a todos que moldaram nossa cultura, nossos produtos e nossa comunidade. Seguiremos em frente com profunda gratidão e respeito por todos que contribuíram nessa jornada.— Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming
Fonte: Gematsu