Microsoft demite em massa milhares de funcionários, divisão de jogos é fortemente afetada

Xbox Game Studios sofre impacto com cancelamentos de diversos projetos.

em 02/07/2025
Comentários
A Microsoft confirmou uma nova rodada de demissões em massa, que atinge diferentes áreas da companhia — incluindo sua divisão de jogos. A medida faz parte de um processo de reestruturação global que, segundo a Variety, resultará no desligamento de cerca de 9.000 funcionários, o equivalente a aproximadamente 4% de sua força de trabalho mundial. A decisão foi tomada apesar do bom desempenho financeiro da empresa e do crescimento consistente do ecossistema Xbox.


De acordo com apurações da Bloomberg e do Windows Central, os cortes afetam equipes nos Estados Unidos e na Europa, atingindo setores como desenvolvimento, marketing e publicação. A justificativa oficial é uma reorientação estratégica para concentrar recursos nas áreas com maior potencial de retorno. Além dos desligamentos, ao menos um estúdio foi fechado e diversos projetos foram cancelados.

Estúdios e equipes afetadas [até a publicação da matéria]:
  • King (Barcelona) – corte de 10% da equipe;
  • Turn 10 (Forza Motorsport) – corte de aproximadamente 50% da equipe;
  • Raven Software (Call of Duty) – número não confirmado;
  • ZeniMax Media (Europa e EUA) – número não confirmado;
    • Projeto cancelado: Blackbird (MMORPG inédito).
  • The Initiative (Santa Monica) – estúdio será fechado;
    • Projetos cancelados: Perfect Dark, Everwild e outros títulos não anunciados.
Outras subsidiárias poderão ser notificadas ao longo dos próximos dias.

Carta enviada por Phil Spencer aos funcionários da Microsoft Gaming:
Hoje estamos compartilhando decisões que impactarão colegas em toda a nossa organização. Para posicionar a divisão de Games para um sucesso duradouro e permitir que nos concentremos em áreas estratégicas de crescimento, vamos encerrar ou reduzir trabalhos em determinadas áreas do negócio, seguindo a liderança da Microsoft na remoção de camadas de gestão para aumentar a agilidade e a eficácia.

Por respeito às pessoas impactadas, os detalhes das notificações de hoje e quaisquer mudanças organizacionais serão compartilhados pelos líderes de suas equipes nos próximos dias.

Reconheço que essas mudanças acontecem em um momento em que temos mais jogadores, mais jogos e mais horas de jogo do que nunca. Nossa plataforma, hardware e o cronograma de lançamentos de jogos nunca pareceram tão fortes. O sucesso que estamos vendo agora é resultado de decisões difíceis que tomamos anteriormente. Precisamos fazer escolhas agora para garantir o sucesso contínuo nos próximos anos — e uma parte fundamental dessa estratégia é ter disciplina para priorizar as oportunidades mais promissoras.

Vamos proteger o que está prosperando e concentrar nossos esforços nas áreas com maior potencial, ao mesmo tempo em que entregamos o que a empresa espera do nosso negócio. Essa abordagem focada significa que podemos continuar oferecendo jogos e experiências excepcionais aos jogadores por muitas gerações.

Priorizar nossas oportunidades é essencial, mas isso não diminui a importância deste momento. Em termos simples, não estaríamos onde estamos hoje sem o tempo, a energia e a criatividade das pessoas cujos cargos foram impactados. Essas decisões não são um reflexo do talento, criatividade ou dedicação das pessoas envolvidas. Nosso momento atual não é acidental — é resultado de anos de esforço dedicado de nossas equipes.

O RH está trabalhando diretamente com os funcionários impactados para oferecer benefícios de desligamento (em conformidade com as leis locais), incluindo pagamento, cobertura de saúde e recursos para recolocação profissional, a fim de apoiar essa transição. Os funcionários cujas funções foram encerradas são incentivados a explorar vagas abertas em toda a Microsoft Gaming, onde suas candidaturas terão prioridade de avaliação.

Obrigado a todos que moldaram nossa cultura, nossos produtos e nossa comunidade. Seguiremos em frente com profunda gratidão e respeito por todos que contribuíram nessa jornada.

— Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming
Fonte: Gematsu
Siga o Blast nas Redes Sociais
Lucas Simões
Designer por amor!(?) Curto motores, jogos e tecnologia. Nintendista de araque que joga Playstation e sadomasoquista do universo Souls. Estou sempre criando alguma coisa! No Instagram sou @lucascarval.