A Sony Interactive Entertainment abriu um processo contra a Tencent por violação de direitos autorais e marca registrada, alegando que Light of Motiram, novo jogo da empresa chinesa, é um clone da franquia Horizon. A ação foi registrada na última sexta-feira (26), no tribunal federal da Califórnia, nos Estados Unidos.
De acordo com a denúncia, o jogo da Tencent copia diversos elementos centrais de Horizon, como o sistema de gameplay, temas narrativos e até o estilo artístico. A Sony afirma que recusou uma proposta da Tencent, feita no ano passado, para uma colaboração oficial envolvendo a marca Horizon. Pouco tempo depois, Light of Motiram foi anunciado.
Ambientado em um mundo aberto de natureza exuberante e dominado por criaturas mecânicas, Light of Motiram coloca jogadores para caçar essas feras usando espadas e machados. O jogo também apresenta recursos de sobrevivência, como criação de bases e agricultura.
A gigante japonesa aponta que até jornalistas do setor já apelidaram o novo jogo de “Horizon Zero Originality”, e reforça que o título ameaça confundir o público. Como parte do processo, a Sony solicita indenização (em valor ainda não revelado) e a suspensão imediata do projeto.
A ação está registrada no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia sob o número 3:25-cv-06275, e segue sem resposta formal da Tencent até o momento da publicação. Representantes legais da Sony incluem Annette Hurst, Diana Rutowski e Laura Wytsma, do escritório Orrick Herrington & Sutcliffe.
Light of Motiram estava previsto para 2025 com lançamento planejado para PlayStation 5, Android, iOS e PC via Steam e Epic Games Store, mas o impacto do processo movido pela Sony pode comprometer diretamente o futuro do título em relação à sua disponibilidade.
Fonte: Reuters






