Final Fantasy IX: a história completa do game — o início da jornada e os ataques a Burmecia, Cleyra e Lindblum

Acompanhe a trajetória de Zidane e seus companheiros em uma trama tocante sobre laços, propósito e a beleza de estar vivo.

em 11/07/2025
Final Fantasy IX é um clássico da Square Enix que leva o jogador a uma aventura inesquecível por um mundo repleto de fantasia. Com personagens cheios de alma e questionamentos, o jogo apresenta uma trama envolvente sobre amizade, identidade, propósito e, principalmente, a alegria de viver mesmo diante da aceitação da inevitável morte. Neste especial, dividido em três partes, traremos um resumo de sua história completa.

O sequestro da princesa

Nossa jornada começa no majestoso Reino de Alexandria, governado pela Rainha Brahne. No décimo sexto aniversário da Princesa Garnet Til Alexandros XVII, o reino recebe a trupe de teatro Tantalus, que vem encenar a peça I Want to Be Your Canary, a favorita da jovem.

Na verdade, a apresentação não passa de um disfarce, pois a trupe foi secretamente contratada por Cid, o regente de Lindblum, para sequestrar Garnet. Preocupado com os crescentes e ambiciosos planos de expansão da Rainha, ele deseja proteger a garota, por quem possui grande carinho.

Enquanto os atores distraem o público e a própria monarca, Zidane Tribal, um dos membros do grupo, persegue a princesa. Quando finalmente consegue encurralá-la, a moça o surpreende revelando seu desejo de fugir do castelo por conta das suspeitas que nutre sobre as intenções cada vez mais sombrias de sua mãe.

Prestes a escapar de Alexandria, o navio teatral é interceptado pelos soldados da rainha, já ciente da verdadeira intenção da trupe. No meio da confusão, Vivi Ornitier, um pequeno mago negro que havia entrado escondido no castelo para assistir à peça, e Adelbert Steiner, o rígido líder dos Cavaleiros de Pluto, acabam por parar involuntariamente no veículo. Sob os ataques dos soldados, a embarcação cai em um lugar estranho: a sombria Floresta Maligna.

Quando recobra a consciência, Zidane percebe que Garnet desapareceu e imediatamente pede ajuda a Steiner e Vivi para encontrá-la. Após resgatarem a jovem das garras de um monstro, a floresta é tomada por uma névoa estranha e começa a se petrificar. Graças à ajuda de Blank, que fica para trás e é paralisado junto às árvores, o grupo consegue sair do local sinistro.


O segredo de Dali e a chegada em Lindblum

Zidane, Garnet, Steiner e Vivi então se direcionam a Lindblum. Sabendo que não seria prudente uma princesa andar livremente pelas ruas, Garnet assume o nome de Dagger e passa a observar com atenção o comportamento das pessoas comuns, tentando adaptar seu jeito de falar para se misturar e evitar suspeitas.

Durante a jornada, o grupo faz uma parada para descansar em um pequeno vilarejo chamado Dali. No subsolo do local, eles descobrem um segredo aterrorizante: magos negros semelhantes a Vivi estão sendo produzidos em massa com o uso da névoa e enviados para Alexandria. Além disso, são atacados por três vezes por feiticeiros conhecidos como Black Waltz, que parecem terem sido enviados pela própria Rainha Brahne.

Após alguns contratempos, o quarteto finalmente chega a Lindblum, mas os recentes acontecimentos deixam todos apreensivos e pensativos. Dagger e Steiner começam a questionar a razão da brutalidade dos ataques da rainha e o motivo pelo qual tanto poder bélico está sendo produzido. Zidane, embora não compreenda bem a razão, passa a se preocupar de maneira genuína com o bem-estar da princesa. Já Vivi começa a refletir se é igual aos outros magos negros que viu até então — uma mera criação destinada à guerra.

Eles se reúnem com o regente Cid, o qual curiosamente foi transformado em um oglop — uma espécie de inseto — por sua esposa, a Lady Hildagarde Fabool. Preocupado com as últimas ações da rainha Brahne, Cid compartilha seus temores e aconselha o grupo a descansar. É nesse momento que Zidane reencontra Freya Crescent, sua antiga amiga e guerreira burmeciana, que viaja sozinha em busca do homem que ama, desaparecido há alguns anos.


A devastação de Burmecia e Cleyra

No dia seguinte à sua chegada, o grupo é surpreendido pela notícia de que Burmecia está sob ataque pelo exército de Brahne. Zidane decide acompanhar Freya até o reino em conflito e, junto com Cid, solicita que Dagger permaneça em segurança em Lindblum. Porém, a princesa não aceita essa determinação e aproveita a oportunidade para fugir com Steiner, decidida a encontrar sua mãe e questionar sobre o que está acontecendo. Por sua vez, Vivi escolhe acompanhar Zidane em busca de respostas sobre os magos negros.

No trajeto para Burmecia, Zidane e seus companheiros recrutam Quina Quen, uma Qu sem gênero revelado que deseja explorar o mundo em busca de novos sabores. Infelizmente, o quarteto encontra a cidade natal de Freya completamente devastada e é derrotado com facilidade pela General Beatrix, a guerreira mais temida de Alexandria.

No local, também cruzam olhares com Kuja, uma figura misteriosa que parece estar sussurrando conselhos para a Rainha Brahne. Os heróis descobrem ainda que o ataque à cidade teve como verdadeiro objetivo a captura de um cristal sagrado e que o próximo alvo da rainha é Cleyra, um outro território onde os burmecianos vivem.

Paralelamente a esses eventos, Garnet e Steiner encontram Marcus, outro membro da trupe Tantalus. Motivado a salvar seu amigo Blank, o jovem revela que está a caminho da cidade de Treno em busca de um item chamado Supersoft, um artefato capaz, supostamente, de reverter a petrificação. Sentindo-se responsável pelo que aconteceu, a princesa decide ajudá-lo a conquistar esse item.

Em Treno, o trio descobre que um certo nobre possui um Supersoft e, contrariando os princípios rígidos de Steiner, decide se infiltrar em sua mansão para tentar furtar o item. Para surpresa de todos, o nobre é o Doutor Tot, um antigo tutor de Dagger, que entrega o artefato de bom grado. Além disso, ele conduz o grupo até um antigo sistema subterrâneo de transporte, o qual utiliza insetos gigantes e que poderá levá-los às proximidades de Alexandria. Ao chegarem à cidade real, Dagger finalmente reencontra sua mãe, mas Marcus e Steiner são capturados pelas forças reais.

Zidane, Vivi, Freya e Quina vão rumo a Cleyra com a missão de avisar os demais burmecianos sobre o iminente ataque. Durante a estadia no local, Freya tem um reencontro inesperado com seu grande amor, Sir Fratley. Infelizmente, ele sofre de amnésia e, sem reconhecer os laços que um dia os uniram, parte logo em seguida, deixando Freya abalada, mas ainda determinada a cumprir sua missão.

Para proteger a vila, o povo realiza um ritual destinado a fortalecer a tempestade de areia que a envolve. Infelizmente, o ritual falha e Beatrix é capaz de penetrar na proteção e roubar a joia sagrada da nação, derrotando os heróis com facilidade mais uma vez.

Após recuperar o objeto, a rainha Brahne convoca o eidolon (nome dado aos seres que podem ser invocados em FFIX) Odin e destrói Cleyra por completo, deixando Beatrix perplexa e com questionamentos acerca da real necessidade de tamanha devastação, visto que o artefato já estava em suas mãos. Segundos antes da destruição, Zidane, Vivi e Freya conseguem fugir a bordo do Red Rose, o dirigível da tropa de Alexandria.


A retirada dos eidolons e o ataque a Lindblum

No castelo de Alexandria, Zorn e Thorn, os bobos da corte da rainha, realizam um ritual sombrio para extrair os eidolons que, supostamente, estão alojados em Dagger. Enquanto isso, Steiner e Marcus obtêm êxito em escapar da prisão. O cavaleiro corre em direção ao castelo para encontrar a princesa enquanto Marcus parte rumo à Floresta Maligna a fim de resgatar seu companheiro petrificado, tendo sucesso na missão.

Steiner se reúne com Zidane e Vivi, e juntos encontram Dagger desacordada. Diante da crueldade da rainha para com a princesa, Beatrix se rebela contra a majestade e, com a ajuda de Steiner e Freya, auxilia Zidane, Dagger e Vivi a saírem do castelo. Durante a fuga, o grupo acaba em Pinnacle Rocks, onde Dagger encontra o eidolon Ramuh e conquista o direito de invocá-lo após superar um teste. Decidida a capturar sua filha, a Rainha Brahne contrata os mercenários Lani e Amarant Coral para caçar o grupo fugitivo.

Assim que deixam Pinnacle Rocks, o trio testemunha mais um ato cruel de Brahne, que invoca o eidolon Atomos para devastar a cidade de Lindblum, ao mesmo tempo em que seu exército de magos negros avança sem piedade. Ao adentrarem no local seriamente danificado, o grupo encontra Cid, que revela uma descoberta inquietante: Kuja é o responsável pela criação dos magos negros para Brahne, e a misteriosa névoa usada nesse processo tem origem no distante Continente Exterior.


A jornada apenas começou

Com as cidades de Burmecia e Cleyra devastadas e o reino de Lindblum danificado, os heróis percebem que os acontecimentos são apenas o início. A névoa, os magos negros, os eidolons, tudo parece conectado a algo mais profundo. No próximo capítulo, acompanharemos o caminho rumo ao Continente Exterior, no qual mistérios antigos começam a ser revelados e detalhes sobre o passado de Dagger vêm à tona.

Revisão: Thomaz Farias
Referências: Final Fantasy IX Ultimania, Final Fantasy Wiki e Canal oficial de Final Fantasy (YouTube)
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Lucas Oliveira
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