Análise: Totally Spies! - Cyber Mission mistura furtividade e estilo em uma nova missão para as espiãs

Utilize apetrechos e se esconda em caixas e armários para impedir que uma ameaça cibernética destrua o comando central da WOOHP.

em 15/11/2024
Alex, Clover e Sam são as protagonistas da animação Três Espiãs Demais, que foi exibida aqui no Brasil no início dos anos 2000 e logo se tornou uma das queridinhas da TV aberta da época. A produção franco-canadense teve um total de 156 episódios, divididos em seis temporadas.

Para retomar as aventuras do trio de heroínas estudantes, Totally Spies! - Cyber Mission as leva para as terras paradisíacas de Singapura, a fim de combater novas ameaças. E tudo isso sem perder a hora da aula.

Três cabeças pensam melhor do que uma

O elemento que dá tom a Cyber Mission é a furtividade. É possível jogar com até três participantes de maneira local, ou sozinho revezando o controle de cada membro da equipe. As espiãs dispõem de habilidades únicas para transpor os obstáculos pelo caminho: Alex é a mais atlética, podendo destruir certos blocos; Clover conta com seu batom laser para abrir trancas reforçadas; e Sam é o cérebro do grupo, capaz de hackear painéis e alguns objetos específicos.

Para concluir cada missão, é necessário revezar o comando entre o trio, pois há trechos que apenas uma delas pode resolver, e depois as outras aparecem para recompor o grupo. É uma maneira bacana de justificar o uso das três ao mesmo tempo, além de trazer a vibe divertida da animação.

Além disso, a cada fase, elas contam com apetrechos clássicos dos desenhos, como o spray congelante, o atirador de balinhas e o anel detector, que ajudam a neutralizar guardas, desativar câmeras e descobrir pegadas ocultas. Esses acessórios não são fixos, podendo estar em posse de uma dona diferente de uma fase para outra. Entretanto, é aqui que Cyber Mission começa a apresentar algumas falhas.

Todas as protagonistas compartilham os mesmos comandos básicos, até mesmo para usar os acessórios, só que esse em específico às vezes dá uma pequena travada, o que pode comprometer a missão. Um exemplo para tornar as coisas mais claras: o spray congelante deve ser usado quando um guarda vira de costas e aparece o comando sobre a cabeça dele. Só que há ocasiões em que ou o comando não aparece ou o botão não corresponde ao momento em que pressionamos, o que dá tempo bastante para o guarda se virar e nos pegar.

É frustrante ter que recomeçar um trecho inteiro da fase só porque o comando não correspondeu na hora exata. Outra falha um pouco incômoda são alguns pontos cegos pelo caminho, que podem esconder o pedaço da rota que devemos traçar. Mesmo podendo acionar uma luz guia, que indica a direção a ser seguida e com qual espiã, com uma visão isométrica que ajuda a enxergar o espaço de maneira mais ampla, ainda há a questão de alguns baús e passagens acabarem escondidos.

Por fim, seria interessante se elas dispusessem de alguma tática de imobilização ou combate, mesmo que podendo ser usada apenas quando os inimigos estivessem desprevenidos. Isso faz falta, pois o jogador acaba ficando limitado ao uso das ferramentas das agentes, e nem sempre elas contam com um aparato usado para neutralizar vigias.

Essa missão não irá terminar antes do jantar

Ao todo, Totally Spies! - Cyber Mission possui cinco fases, todas divididas em duas missões, ranqueadas de C a S. Essa nota é dada com base no tempo levado para cumprir o objetivo e a quantidade de vezes que fomos detectados, seja por guardas, câmeras, lasers, drones ou a ameaça que for.

Algo que pareceu um pouco arrastado para mim foi a duração de cada missão. Elas podem durar um tempo médio de 45 a 50 minutos cada uma. Claro que esse tempo pode ser reduzido em uma segunda partida com os caminhos memorizados, e o revezamento entre personagens para os puzzles ajuda a quebrar o marasmo. 

Ainda assim, se levarmos em consideração as 10 missões, parece muito tempo fazendo a mesma coisa, e essa sensação é reforçada pelas repetições e falhas causadas pelos comandos não tão responsivos. Ter três participantes se torna a melhor opção para curtir o jogo de maneira dinâmica, pois controlar as agentes com apenas um controlador acaba tornando as coisas cansativas.

No mais, e evocando novamente a animação que serviu de fonte para o jogo, parece que estamos jogando uma sequência de episódios, o que, aqui, é algo bem positivo. Não contamos com a dublagem em português, mas pelo menos as legendas captam as referências utilizadas no nosso idioma, o que ajuda na imersão para os fãs de Alex, Clover e Sam.

As cenas entre fases e diálogos também adicionam um charme à aventura, mostrando a personalidade de cada uma das agentes da WOOHP. Inclusive, a trilha sonora consegue muito bem trazer o aspecto de espionagem, dando ênfase aos momentos de tensão e ficando leve nas horas descontraídas.

Entretanto, mesmo com os visuais tendo uma base muito bem definida, não temos nenhum primor gráfico desta geração de consoles, com um design que parece ter saído da transição do PlayStation 2/Xbox para o PlayStation 3/Xbox 360.

Elas são demais!

Totally Spies! - Cyber Mission consegue entregar uma boa adaptação do desenho das espiãs em sua essência, mas peca em não tentar incrementar a jogabilidade com pelo menos uma leve dose de ação. Com isso, temos uma boa mistura de furtividade e quebra-cabeças, mas que acaba se tornando um pouco cansativa e arrastada.

Prós

  • O revezamento entre Alex, Clover e Sam traz uma dinâmica interessante para a resolução dos puzzles;
  • Fazer as agentes alternarem equipamentos entre si ajuda a jogarmos com todas, em vez de focar apenas no uso da nossa favorita;
  • A trilha sonora combina perfeitamente com o clima de espionagem;
  • Ambientação e cenas utilizam muito bem o universo trazido pela animação original.

Contras

  • As missões são longas e jogar sozinho traz uma sensação de cansaço grande;
  • Os gráficos são um pouco datados;
  • Alguns comandos falham na hora em que precisam ser acionados, e isso pode ocasionar na repetição de trechos demorados das fases;
  • Ficou faltando algum tipo de movimento de imobilização ou algo mais voltado para o combate, para não ter que ficar 100% do tempo na furtividade.
Totally Spies! - Cyber Mission — PC/PS4/PS5/Switch/XBO/XSX — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Davi Sousa
Análise feita com cópia digital cedida pela Microids
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é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
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