Jogamos

Análise: Antstream Arcade é um serviço interessante para quem gosta de jogatinas retrôs

Este serviço de streaming se destaca por permitir acesso de forma legal a jogos de plataformas antigas com um catálogo em constante expansão.


O acesso a jogos de gerações passadas é um tópico em constante discussão. Há quem defenda o uso de emuladores como forma de preservar o legado de plataformas antigas que já saíram do mercado há muitos anos. Outros preferem ter acesso a esses títulos por meio de coletâneas ou remasterizações, enquanto alguns exigem que os fabricantes atuais forneçam acesso legal e nativo a títulos de gerações anteriores em suas plataformas modernas.

Com a popularização dos serviços de streaming de jogos, como o Xbox Cloud Gaming da Microsoft, o acesso a jogos sem a necessidade de um console já é uma realidade que faz parte do nosso cotidiano, proporcionando comodidade e facilidade no acesso a jogos de maneira geral.

Unindo o útil ao agradável, o Antstream Arcade chega como uma alternativa para quem quer curtir uma jogatina retrô sem a necessidade de configurar emuladores ou gastar dinheiro em pacotes de jogos que, em alguns casos, podem decepcionar na qualidade, ou mesmo investir em consoles usados para jogar seus games favoritos de décadas atrás.
O Antstream Arcade está oficialmente disponível no Brasil
A convite da Antstream, experimentamos o serviço para dar nossa opinião sobre esta interessante alternativa para quem quer curtir uma jogatina das antigas com comodidade a um custo relativamente baixo. Vamos conferir em mais detalhes este novo serviço que chegou oficialmente ao Brasil.

O que é o Antstream Arcade?

Antstream Arcade é um serviço de streaming de jogos de gerações passadas. Ao assinar o serviço, o usuário tem acesso a um catálogo com mais de 1300 títulos de diversas plataformas como Atari, Amiga, Commodore 64, MSX, Mega Drive/Sega Genesis, Super Nintendo, Neo-Geo, Arcades, entre outros. A promessa é de pelo menos dois novos jogos adicionados a cada semana para garantir que sempre haja algo novo no catálogo.

A proposta do serviço é oferecer acesso legal e simplificado a esses jogos por meio de uma assinatura, que pode ser mensal, anual ou vitalícia. Uma vez inscrito, o usuário pode navegar pelo extenso catálogo em busca de títulos para jogar de forma descompromissada ou participar dos diversos desafios da comunidade, um dos principais diferenciais do Antstream.


Os desafios consistem em realizar determinadas proezas dentro dos jogos para obter gemas. As joias são obtidas vencendo desafios e torneios, ganhando medalhas e fazendo login no Antstream Arcade diariamente. Elas são usadas para entrar em desafios, jogar em torneios e desbloquear desafios de nível mais alto. Alguns exemplos destes desafios são:
  • Alcançar a maior pontuação com apenas uma vida em Pac-Man;
  • Derrotar um oponente com apenas metade de sua barra de vida em Fatal Fury;
  • Derrotar o maior número de inimigos em três minutos em Super Star Wars;
  • Conseguir a maior pontuação possível na dificuldade máxima com apenas um crédito em Double Dragon II.
Essas gemas também podem ser usadas para desbloquear novos desafios, permitindo ao jogador experimentar seus jogos favoritos de uma forma diferente, não ficando limitado apenas ao modo convencional de jogar. Essa dinâmica estimula a interação entre os membros da comunidade na plataforma, criando um constante (e saudável) clima de competição.
Conclua desafios para ganhar gemas, usadas para desbloquear desafios mais difíceis ou apostar contra outros jogadores da comunidade.
Diariamente, os desafios mais populares da semana são atualizados na página inicial, incentivando mais jogadores a participar e desafiar uns aos outros e permitindo até que apostem algumas de suas pedras. Torneios da comunidade premiam os mais bem colocados no ranking online com gemas, promovendo ainda mais a interação e a competição entre os usuários da plataforma.

É possível adicionar amigos para jogar junto e acompanhar o progresso mútuo de cada membro, ou mesmo convidá-los para tentar bater seus recordes e ganhar as gemas uns dos outros. O jogo local também é uma alternativa para quem quer aproveitar o serviço junto com mais alguém em casa. Recursos como salvamento e carregamento de estados de jogo (save states) também estão disponíveis, mas não há recursos para ajustes de imagem, como uso de filtros ou o formato da tela.

Como acessar o Antstream Arcade?

Atualmente, o acesso ao Antstream Arcade pode ser feito via navegador ou aplicativo próprio no PC, ou pelos consoles Xbox One e Xbox Series X|S. O serviço também conta com aplicativos para Android e iOS, embora apenas a versão para dispositivos Apple esteja disponível oficialmente no nosso mercado.
Para assinar o serviço em outra plataforma que não o Xbox, é necessário ter um cartão de crédito internacional ou conta no PayPal
No PC, o acesso ao Antstream é possível mediante a assinatura de uma das duas modalidades disponíveis: mensal ou anual. No entanto, os preços ainda não estão localizados para o Brasil. O custo é de 4 dólares por mês ou 40 dólares por ano, e o pagamento só pode ser feito via cartão de crédito internacional ou PayPal.

No Xbox, o acesso é um pouco mais facilitado, podendo ser feito diretamente pela loja de cada um dos consoles, com os preços já localizados para o Brasil. As opções de assinatura são diferentes: anual e vitalícia, vendidas por R$149,95 e R$402,45, respectivamente.

Para esta análise, a Antstream nos forneceu um voucher com uma assinatura anual para experimentar o serviço. Para tal, optei por acessar diretamente pelo navegador em tela cheia no PC na maior parte do tempo e utilizando um controle padrão Xbox. Vale ressaltar que é possível jogar também com o teclado, telas de toque (no caso dos dispositivos mobile) ou qualquer outro controle da extensa lista de dispositivos já testados pela empresa.

Os controles que utilizei em meus testes para esta análise foram um GameSir Nova Lite, o qual já conta com uma análise mais detalhada aqui no GameBlast publicada recentemente; um controle USB genérico que imita o design do controle do Super Nintendo; e um Classic USB Controller-M, da Retroflag, com design que imita o controle de seis botões do Mega Drive. Destes, apenas o controlinho de SNES não funcionou.

Destrinchando um pouco mais

O Antstream Arcade foi pensado como uma alternativa para quem busca uma jogatina retrô, mas não quer recorrer a emuladores, depender de relançamentos ou possuir o hardware original. Por conta de seu catálogo composto exclusivamente por jogos de gerações passadas, ele é um serviço mais recomendado para os jogadores mais velhos que desejam reviver a nostalgia de sua época, além das gerações mais novas que têm curiosidade de experimentar esses games, especialmente alguns considerados obscuros devido à baixa disponibilidade na época de seus lançamentos originais.

A proposta dos desafios da comunidade é um diferencial do Antstream, adaptando a dinâmica de conquistas e troféus dos jogos modernos para permitir que os jogadores mostrem publicamente suas habilidades nos títulos clássicos.

Contudo, mesmo estando oficialmente disponível no Brasil, a interface do Antstream ainda não conta com suporte para o português. Além disso, a precificação em moeda local está disponível apenas para o Xbox, criando uma limitação para quem não possui um Xbox One ou Series, ou para aqueles que preferem acessar o Antstream pelo PC.
Nos Torneios, é possível ganhar grandes quantidades de gemas ao alcançar as melhores posições no ranking
Um dos pontos realmente negativos da experiência está na ausência de uma função de remapeamento de botões. Ao iniciar cada jogo, uma imagem mostra qual a disposição dos botões (ou teclas) para aquele game e você fica refém da disposição que foi configurada para ele. De modo geral, no meu caso, isso não afetou muito minha experiência, visto que muitos dos jogos não usam tantos botões.

O problema foi ao jogar títulos do Super Nintendo, em que os botões ficam bem confusos, com o B alocado no A e o Y no B, por exemplo. Um verdadeiro nó no cérebro de quem jogou esse console a vida inteira.
Apesar do suporte a vários modelos de controles, não é possível remapear os comandos
Além disso, por se tratar de um serviço de streaming, é fundamental contar com uma conexão com a Internet de boa velocidade e estabilidade para garantir o bom desempenho do serviço e, por consequência, uma melhor experiência na hora de jogar.

Para registro, como não possuo um console Xbox, não consegui confirmar se a assinatura é exclusiva para a plataforma escolhida ou se é possível usar a mesma assinatura tanto no PC quanto no Xbox. Também não encontrei informações sobre essa possibilidade na página de suporte do serviço.

O serviço também pode ser acessado em Smart TVs por meio de aplicativo próprio. No meu caso, em meu televisor modelo CU587700 da Samsung, o mesmo por onde eventualmente faço uso do aplicativo do Xbox, consegui logar em minha conta e jogar normalmente.
A aplicação do Antstream Arcade está disponível por meio do Gaming Hub dos modelos mais recentes de SmartTVs da Samsung
Também realizei o mesmo teste pela aplicação por meio de meu dispositivo Fire TV Stick, da Amazon, e o resultado foi o mesmo. A exceção aqui foi que a navegação pela interface e o acesso ao menu, mesmo com o controle já pareado, só podem ser feitos usando o controle remoto do Fire TV. No mais, o desempenho ao jogar continuou com a mesma qualidade, mesmo usando um dispositivo conectado via wi-fi.

Sendo assim, posso dar o benefício da dúvida sobre a possibilidade de assinar o Antstream em um dispositivo e poder acessar livremente em outros sem algum tipo de restrição ou limitação da conta por causa da plataforma em que ativei meu plano. Também pode ainda ser um “plus” por conta do voucher enviado pela empresa para a análise. Por isso, seria interessante que esse tipo de informação ficasse clara para o usuário que tem interesse no serviço e busca mais comodidade ao acessá-lo.

Outro teste interessante que fiz foi o acesso ao serviço em dois dispositivos diferentes ao mesmo tempo. O resultado foi positivo, com um jogo aberto na TV da sala e outro, logado na mesma conta, sendo jogado no PC. Sendo assim, dá pra deixar seu priminho jogando algo em uma tela enquanto você tenta ganhar gemas nos desafios jogando em outra, por exemplo.

Jogatina retrô com um plus

O Antstream Arcade se apresenta como uma solução viável e prática para entusiastas de jogos retrô que desejam reviver clássicos sem a necessidade de um hardware antigo ou emulação complexa. Com um catálogo extenso que abrange diversas plataformas históricas, o serviço atrai tanto jogadores em busca de momentos nostálgicos quanto novos curiosos que desejam explorar o passado dos videogames.

Os desafios da comunidade são um diferencial interessante, proporcionando uma nova maneira de interagir com os jogos clássicos e adicionando um elemento competitivo que se alinha com as tendências dos jogos modernos. No entanto, o serviço ainda tem alguns pontos a melhorar, como a falta de suporte para o português e a limitação de preços localizados apenas para a plataforma Xbox.

Apesar dessas limitações, o Antstream Arcade oferece uma proposta sólida e acessível para quem busca uma experiência autêntica de jogos retrô. A facilidade de acesso via navegador ou aplicativos específicos, juntamente com a possibilidade de usar controles modernos, torna o serviço uma opção atraente. Com melhorias contínuas, especialmente no suporte ao mercado brasileiro, o Antstream tem potencial para se tornar um ponto de referência no segmento de jogos retrô por aqui.

Prós

  • Com mais de 1300 títulos de diversas plataformas clássicas, oferece uma vasta biblioteca de jogos retrô;
  • Disponibilidade via navegador, aplicativos para PC, Android, iOS e consoles Xbox One e Xbox Series X|S, permitindo acesso fácil (mas ainda limitado no Brasil) em várias plataformas;
  • Suporte a diversos tipos de controles, de diferentes fabricantes, por conexão via cabo ou bluetooth;
  • Oferece acesso legal e simplificado a jogos clássicos, evitando a necessidade de emuladores ou hardware original;
  • A funcionalidade de desafios adiciona uma nova dimensão de competição e interação, incentivando os jogadores a testar suas habilidades e interagir entre si;
  • Assinaturas mensais, anuais e vitalícias oferecem flexibilidade nos preços, com destaque para a possibilidade de pagamento em reais para usuários de Xbox.

Contras

  • A interface ainda não possui suporte para o português, o que pode dificultar a navegação para alguns usuários;
  • Os preços localizados estão disponíveis apenas para a plataforma Xbox, criando uma barreira para usuários de PC que não podem ou não querem pagar em dólar;
  • Não está claro se uma assinatura pode ser usada em ambas as plataformas (PC e Xbox), o que pode limitar a flexibilidade do serviço;
  • A versão do aplicativo para dispositivos Apple é a única disponível oficialmente no mercado brasileiro, restringindo o acesso para alguns usuários no Android.
  • Impossibilidade de remapeamento de botões, independentemente do tipo de controle selecionado para jogar;
  • Como é um serviço de streaming, uma conexão estável e rápida é necessária para uma experiência de jogo satisfatória.
Antstream Arcade — Nota: 7.5
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com voucher de acesso cedido pela Antstream Arcade

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.