Top 10

Dez recomendações de músicas de games para tarefas do dia a dia

Separei algumas das canções de jogos eletrônicos que compõem minha playlist de trilhas sonoras no Spotify.



Até alguns anos atrás, era difícil ter contato com as trilhas sonoras de jogos. Precisávamos ter a sorte de encontrar arquivos em torrent que funcionassem ou álbuns para download direto em sites, isso quando não tínhamos que baixar uma música por vez — e sempre correndo o risco de virem infectados ou corrompidos.


Com a popularização dos serviços de streaming, como o Spotify, desenvolvedoras e artistas têm facilitado o acesso às trilhas sonoras de jogos. Graças a isso, posso finalmente trazer para vocês as minhas dez recomendações de músicas de videogames para tarefas do dia a dia.

Além disso, ao final desta matéria, deixarei o link para a minha playlist no Spotify, na qual vocês poderão conferir todas as canções listadas e outras mais. Aperte o play e venha comigo!

Critérios de seleção

A lista segue a data de lançamento dos jogos apresentados do mais antigo para o mais recente, em vez de um ranque propriamente dito. Acredite em mim: já foi difícil o suficiente fazer a seleção de apenas dez das quase mil que tenho na minha playlist.

Além disso, priorizei composições instrumentais às cantadas, já que a minha ideia é trazer músicas que combinem com várias situações do dia a dia; também listo apenas as que estão disponíveis no Spotify. Por fim, não farei uma análise muito detalhada das músicas, já que não sou da área e apenas aprecio as composições, então minha justificativa é meu gosto, pura e simplesmente.

Terminal March - Bastion (2011)

Bastion foi o primeiro jogo da Supergiant Games que joguei, e, minha nossa, como adorei! Darren Korb é um excelente compositor e foi bem difícil escolher apenas uma de suas criações para este título, mas Terminal March foi a que mais me pegou enquanto eu jogava.


Fincity - ibb & obb (2013)

Uma das melhores composições de Kettel para o jogo, na minha opinião, e que por muito tempo também foi meu toque de celular personalizado. Além disso, tenho um apego emocional ao jogo em específico, pois foi o primeiro co-op que joguei no Steam com minha namorada.

Little Girl, Gen - Child of Light (2014)

Não sei explicar por que exatamente gosto desta faixa em particular, mas algo nela me faz relaxar até quando estou muito tensa. É o tipo de composição que posso ouvir por horas a fio e jamais sentir que ela está em um loop infinito.

In Circles (Instrumental) - Transistor (2015)

Meu jogo favorito da Supergiant Games, Transistor tem faixas maravilhosas, em especial as cantadas por Ashley Barrett. Porém, como me impus o desafio de selecionar apenas as trilhas instrumentais, fico com esta versão de In Circles, já que a letra da original ressoa muito em mim.

Ghost Fight - Undertale (2015)

Este jogo foi o principal motivo pelo qual criei uma conta no Steam, e não demorou para que eu me sentisse cativada pelo universo criado por Toby Fox, que também é o compositor da trilha sonora. Para muitos, Megalovania é o hit preferido, mas a minha faixa favorita mesmo é Ghost Fight — como não amar o simpático Napstablook?

Good for Health, Bad for Education - VA-11 Hall-A: Cyberpunk Bartender Action (2016)

VA-11 Hall-A está na minha lista de desejos no Steam há um bom tempo, mas ainda não tive a oportunidade de jogá-lo. Contudo, minha namorada me fez gostar desta faixa, já que, segundo ela, não apenas faz uma referência ao icônico mangá Akira, de Katsuhiro Otomo, como também é aquele tipo de música para “dar um gás” no cérebro quando mais precisamos.

Prison - Crystar (2019)

Tema da dungeon de Sen, esta é outra música que me ajuda a ter energia quando estou me sentindo desmotivada ou para baixo. É verdade que este título da FuRyu não traz muito em termos de jogabilidade, mas é uma recomendação minha para quem aprecia histórias que ressoam com nosso emocional e estado de espírito, bem como sua trilha sonora, composta por Sakuzyo.

By Your Side. - Omori (2020)

A trilha sonora de Omori, bem como o jogo, foi pensada para ressoar em nós — não é possível que essa não tenha sido a intenção de Omocat ao desenvolver este RPG introspectivo. Embora a jogatina tenha me dado gatilhos em alguns momentos, acredito que By Your Side. seja a melhor faixa para quando estou precisando de um momento sozinha, por mais irônico que possa soar.

Out of Kindness - Persona 5 Royal (2020)

Outra música cujo apreço por ela eu não sei explicar de onde vem, mas é uma que mais me marcaram em Persona 5 Royal. Não sei se é pela batida ou pelos instrumentos usados, mas é uma das faixas que me ajudam em momentos de reflexão.

Starlight - Crymachina (2023)

Um jogo ruim, mas com uma trilha sonora excelente. Assim como Crystar, a trilha sonora de Crymachina também foi composta por Sakuzyo. Starlight talvez seja uma das melhores faixas, na minha opinião, mas não consigo recomendar este RPG de jeito algum.

Aperte o play!

Espero que tenham gostado da minha seleção de músicas de games. Como prometido, eis a minha playlist no Spotify, caso vocês queiram ouvi-la — só um aviso: ela está em constante expansão, assim como as outras listas no meu perfil.


E vocês, já jogaram algum desses jogos? Tem alguma outra música favorita deles que não mencionei? Vamos conversar sobre trilhas sonoras nos comentários!

Revisão: Davi Sousa
Capa: Juliana Paiva Zapparoli

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google