Marathon (Multi), clássico FPS da Bungie, é disponibilizado gratuitamente para PC e Mac

Lançado há quase 20 anos, a nova versão do jogo foi produzida por fãs, mas conta com a aprovação do veterano estúdio criador de Halo e Destiny.


Marathon (Multi)
foi disponibilizado ontem, dia 10 de maio, gratuitamente para PC e Mac (via Steam). Lançado originalmente para computadores Macintosh em 21 de dezembro de 1994, o título foi um dos primeiros jogos de tiro em primeira pessoa desenvolvidos pela Bungie e contava com características que, anos mais tarde, levariam o estúdio norte-americano a se destacar entre os principais produtores de FPS do mundo, como a aposta por um complexo e profundo universo de ficção científica.


Chamada de Classic Marathon, a versão do game disponibilizada na plataforma da Valve foi desenvolvida pela equipe de fãs criadora da Aleph One, engine de código aberto em que utilizaram como base o código fonte da sequência do game compartilhado em meados da década de 1990 pelo estúdio que seria reconhecido posteriormente pelos primeiros jogos da série Halo e a franquia Destiny.

Utilizado também em Classic Marathon, o motor não só permitiu recriar autenticamente a experiência original na qual os jogadores assumiam o controle de um oficial de segurança designado a proteger a nave UESC Marathon de uma invasão alienígena em curso, mas também incluir a opção de cross-play entre os players de PC e Mac no modo multiplayer e diferentes melhorias, todas elas opcionais, incluindo a interpolação de mais de 60 quadros por segundos, a perspectiva 3D e o HUD pensado para telas Widescreen.

Mesmo não estando envolvida diretamente no projeto, a Bungie comentou ser “muito favorável” â nova versão, chegando a classificar como um “verdadeiro tributo ao jogo original”, cuja história e mecânicas foram expandidas em duas sequências, Marathon 2: Durandai e Marathon Infinity, as quais chegarão ao Steam futuramente também sob a responsabilidade dos criadores da Aleph One.

Não são apenas os fãs os únicos a trabalharem em algo relacionado à saga, porém, pois a Bungie anunciou, durante a apresentação PlayStation Showcase realizada em maio de 2023, desenvolver um extraction shooter chamado Marathon ambientado no mesmo universo das anteriores entradas da série. Game que, desde então, o estúdio não compartilhou mais detalhes relevantes, com rumores indicando que a mudança de diretor ocorrida em março deste ano transformou o título em um hero shooter.

Fonte: Eurogamer

Apaixonado por games e tudo que envolva cultura pop.


Disqus
Facebook
Google