Disney contrata ex-desenvolvedor da Blizzard para parceria com a Epic Games em Fortnite (Multi)

Tendo comprado 1.5 bilhões de dólares em ações da Epic, a Disney deseja criar um universo compartilhado em Fortnite envolvendo suas franquias.


A Disney contratou o antigo diretor de desenvolvimento da Blizzard Ray Gresko para o cargo de vice-presidente sênior de produtos e desenvolvimento da divisão Disney Games. Programador, designer e produtor, Gresko ajudou na criação de diversos jogos para diferentes estúdios ao longo dos seus mais de 30 anos de carreira, com Full Throttle para a LucasArts sendo um dos primeiros títulos em que trabalhou, desenvolvedora onde também ajudou a criar Star Wars: Dark Forces, Grim Fandango e vários outros games.

Após sair da LucasArts, o desenvolvedor colaborou em Vampire: The Masquerade — Redemption para Nihilistic Software e nos jogos baseados nos filmes Eragon e As Crônicas de Spiderwick para a Stormfront Studios até ser contratado pela Blizzard em 2008, onde atuou como um do principais responsáveis por Diablo III e Overwatch. Desde a sua saída da empresa em 2020, ele fundou uma companhia que prestava consultoria para empresas de entretenimento chamada Blue Silver Studios.

Fora a contratação, a Disney promoveu Sean Shoptaw, vice-presidente sênior de jogos e experiências interativas da Disney Games, para vice-presidente executivo da divisão, encarregando-o de supervisionar o setor e, entre outros empregados, Gresko, Bjorn Tornqvist, que é um ex-desenvolvedor da Ubisoft e atual vice-presidente de tecnologia dos games da Casa do Mickey, e Jay Ong, quem, após quase uma década liderando a Marvel Games, será responsável pelo licenciamento de todas as franquias da Disney.

Para o lugar ocupado anteriormente por Ong, Haluk Mentes assumirá a função de líder da Marvel Games. Responsável por comandar estratégias para o portfólio e criar oportunidades de desenvolvimento para o negócio como um todo, Mentes atuou como diretor executivo e gerente sênior em vários jogos da Casa das Ideias nos últimos oito anos em que esteve na sua divisão de games, incluindo Marvel's Spider-Man, Guardians of the Galaxy e Midnight Suns.

Em comum a contratação de Ray Gresko e as promoções de Jay Ong e Haluk Mentes foram realizadas pela Disney para apoiar a parceria com a Epic Games anunciada em fevereiro, pela qual a gigante do entretenimento realizou um investimento bilionário ao adquirir o equivalente a 1.5 bilhão de dólares de ações da desenvolvedora de Fortnite para criar um universo compartilhado no battle royale em que os jogadores poderão interagir entre si e com os personagens das franquias da Disney.

Fonte: Variety

Apaixonado por games e tudo que envolva cultura pop.


Disqus
Facebook
Google