Blink-182: do estúdio para o joystick - a energia da banda americana nos games

Banda californiana já emplacou muitas músicas em diversos estilos de jogos.

No último mês, a banda de rock Blink-182 realizou um show histórico no Brasil durante o festival Lollapalooza, em São Paulo. Foi a primeira vez que a banda se apresentou no país, fazendo a alegria de milhares de fãs que esperavam por esse momento há muitos anos.

Mas qual a relação dessa notícia com videogames? Talvez você não saiba, caro leitor, mas a banda californiana já participou da trilha sonora de muitos jogos dos mais variados estilos e plataformas.

Confira os principais jogos com participação da banda Blink-182:

MTV Sports: Snowboarding

Neste jogo desenvolvido pela Radical Entertainment e publicado pela THQ para PlayStation em 1999, a banda emplacou duas músicas na trilha sonora: Don't Leave Me e Wendy Clear, ambas do álbum Enema of the State.

Big Air

Mais uma vez um game de snowboard traz músicas do Blink-182. Desta vez, as escolhidas foram Dammit e Untitled, do álbum Dude Ranch, de 1999. O jogo foi desenvolvido pela Pitbull Syndicate e publicado pela Accolade.

Test Drive Off-Road 3

A música Going Away to College fez parte da trilha sonora deste clássico game de corrida. Desenvolvido pela Infogrames North America para PC, PlayStation e Game Boy Color, este jogo quase foi lançado também para o Dreamcast, porém sua versão para o console da SEGA acabou sendo cancelada.

Splashdown

Desenvolvido pela Rainbow Studios e publicado pela Infogrames em 2001, este game traz uma temática exótica: corridas de jet ski. A música escolhida foi The Rock Show, lançada no mesmo ano. O game recebeu uma sequência, Splashdown: Rides Gone Wild, em 2003, publicada pela nova proprietária do Rainbow Studios, a THQ.

Mat Hoffman's Pro BMX 2

Neste clássico game de BMX, corrida de bicicletas misturada com acrobacias, o Blink-182 participou com a música Anthem Part Two. O jogo, publicado pela Activision, foi lançado em 13 de agosto de 2002 para PlayStation 2 e Xbox.

Amplitude

Em um dos primeiros games musicais rítmicos dos videogames, desenvolvido em 2003 pela Harmonix, a música escolhida foi novamente The Rock Show. O jogo foi lançado exclusivamente para o PlayStation 2.

Madden NFL 2004

Madden NFL 2004 é o 14º jogo da série de jogos de futebol americano. A música Action, posteriormente renomeada para Felling This, fez parte da trilha sonora do game. O jogo foi nomeado "Jogo do Ano” no Spike TV Video Game Awards 2023.

Donkey Konga

Desenvolvido pela Namco e publicado pela Nintendo, Donkey Konga é um jogo de ritmo estrelado por Donkey Kong exclusivamente para o GameCube. O grande diferencial deste game é que ele foi desenvolvido para ser jogado com um controlador especial chamado DK Bongos, que se assemelha a dois pequenos tambores de bongô, mas pode também ser jogado com os controladores padrão do GameCube. A clássica All The Small Things faz parte da trilha sonora deste jogo.


Alvin e os Esquilos

Neste jogo musical baseado no filme Alvin e os Esquilos, novamente All The Small Thing faz parte da trilha sonora. O jogo foi lançado em 2007 e possui 40 músicas, incluindo artistas como Elvis Presley e Run DMC.

Guitar Hero / Rock Band / SingStar

E foi aqui a maior contribuição da banda californiana para os games! Com o sucesso dos jogos de ritmos musicais, o Blink-182 emplacou hits como What’s My Age Again?, I Miss You, Dammit, First Date, Down, Feeling This, The Rock Show, All The Small Things, Adam’s Song, Stay Together for the Kids e Always.

Além das versões originais dos jogos, algumas participações vieram através de DLC’s, como em Rock Band 3, Rock Band 4 e Rocksmith 2014. Também colocou trilhas sonoras em jogos menos conhecidos do gênero, como Ultimate Band, Guitar Rock Tour, Guitar Idol e Tap Tap Reloaded, este último exclusivo para dispositivos móveis.

MLB 13: The Show

Neste game de beisebol baseado na Major League Baseball, uma organização americana de beisebol profissional, e desenvolvido pela San Diego Studio, a banda de rock participou com uma música bem menos conhecida que as anteriores. Com um ritmo mais frenético, a escolha da produtora foi pela canção Heart’s All Gone. O jogo foi lançado exclusivamente para os consoles da família PlayStation.

Forza Horizon 3

Este game de corrida exclusivo para Xbox e PC também já recebeu o ritmo pós-punk do Blink-182. Desenvolvido pela Playground Games e lançado em setembro de 2016, a música Bored to Death foi selecionada para embalar as corridas em alta velocidade do jogo.

Fortnite Festival

A mais recente aparição da banda nos games aconteceu no Fortnite Festival, publicado pela Epic Games. O jogo foi lançado em dezembro de 2023 e pode ser acessado através do launcher de Fortnite. Fortnite Festival recebeu críticas sobre o preço das músicas licenciadas e também quanto à jogabilidade. All The Small Things, What’s My Age Again? e You Don’t Know What You’ve Got foram as três músicas escolhidas da banda californiana.

The Last of Us Part II

Ratificando a conexão entre Blink-182 e o mundo dos games, o baixista e vocalista da banda Mark Hoppus tocou a clássica Dammit no jogo The Last of Us Part II. Mas não foi como trilha sonora, e sim em uma live transmitida na Twitch onde o músico entrou na Valiant Music Store, onde a personagem Ellie toca violão conforme os acordes selecionados pelo jogador.

O músico fez a estrutura dos acordes conforme a música original e ainda cantou para acompanhar a personagem. Em um momento ele chega a esquecer de parte da letra da música, pedindo ajuda aos espectadores da live.

Confira:
Você se lembra de alguma outra participação do Blink-182 no mundo dos games? Deixe aqui nos comentários!

Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut

Advogado e graduando em ciência de dados. Atualmente passando raiva na ranked do Call of Duty Warzone. Pode me encontrar na PSN como diegofester e no Instagram @diegodias_10.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google