Jogamos

Análise: Snufkin: Melody of Moominvalley (Multi) é uma aconchegante aventura em um mundo fofo

Ajude Snufkin a encontrar seu amigo Moomintroll enquanto restaura a natureza no Vale dos Moomins.


Os Moomins (ou Mumins, em algumas edições traduzidas para o português) são os carismáticos personagens de uma série de livros e histórias em quadrinhos criada pela autora finlandesa Tove Jansson. Eles são uma família de trolls brancos que vivem em Moominvalley e são conhecidos por suas aventuras que exploram temas como amizade, família e a natureza.

Os livros originais foram escritos e ilustrados por Tove Jansson a partir da década de 1940, com o primeiro livro, "Os Moomins e o Grande Dilúvio", publicado em 1945. A série principal de livros infantis é composta por nove volumes, que seguem as aventuras da família Moomin e seus amigos em Moominvalley. Tendo dedicado sua vida inteira à obra, a autora faleceu em 2001 aos 86 anos.

Além dos livros, as histórias em quadrinhos dos Moomins também foram muito populares, inicialmente publicadas em jornais e depois compiladas em álbuns. A série de quadrinhos captura o mesmo espírito de aventura e fantasia dos livros.

Ao longo dos anos, os Moomins foram adaptados para outras mídias, como séries animadas, filmes e até mesmo peças teatrais. Sua popularidade continua a crescer, e os personagens dos Moomins são amados por crianças e adultos em todo o mundo, especialmente no território europeu, onde surgiram.

Snufkin: Melody of Moominvalley é uma aventura original baseada na obra de Jansson que sintetiza tudo o que a obra da autora quer transmitir como uma forma de apresentar os simpáticos Moomins para uma nova audiência, incluindo este que vos escreve.

Quando o inverno acabar, nos reencontraremos

O outono chega ao fim e Snufkin e Moomintroll se despedem, cientes de que o inverno se aproxima e os Moomins entram em hibernação. Enquanto os dias se alongam e a paisagem se transforma sob o manto de neve, Snufkin parte em suas andanças, aguardando o retorno da primavera para reencontrar seu amigo.


Meses se passam, e Snufkin retorna ao Vale dos Moomins na esperança de reencontrar Moomintroll. No entanto, ao invés da paisagem idílica que esperava, depara-se com um cenário bem diferente. Os animais estão agitados, vastas áreas verdes foram desmatadas e o rio sob a ponte onde costumavam se encontrar secou.

Ao investigar, Snufkin descobre o desaparecimento de Moomintroll, iniciando assim uma busca pelo Vale. Sua jornada é marcada por surpresas, algumas reconfortantes e outras nem tanto, enquanto ele se aventura entre encontros, música e lições sobre virtude e, acima de tudo, respeito pela natureza.

Snufkin: Melody of Moominvalley é uma emocionante aventura de exploração, centrada no andarilho que dá nome ao jogo. Sua missão é auxiliá-lo a encontrar Moomintroll, enfrentando os desafios impostos pelo ganancioso Hemulen, agora intitulado Guarda-Florestal.

Este e seus seguidores decidiram criar diversos parques no Vale, restringindo a liberdade dos habitantes locais e dos visitantes através de placas proibitivas. Snufkin precisará empregar sua sagacidade para afastar os guardas, auxiliar os moradores do vale e, por fim, descobrir o paradeiro de seu querido amigo branco.

Lições simples em um jogo igualmente simples

Snufkin: Melody of Moominvalley é uma experiência de jogo acessível e encantadora, especialmente adequada ao público infanto-juvenil ou àqueles menos familiarizados com videogames. Sua simplicidade é um de seus maiores atrativos, proporcionando uma jornada amigável e envolvente baseada na obra original.

A localização para o nosso idioma é notavelmente bem executada, facilitando a compreensão da história igualmente cativante, facilitando a compreensão, principalmente para as crianças, público alvo do jogo. Em sua aventura, Snufkin conta com instrumentos musicais que lhe conferem uma interação única com os animais e o ambiente ao seu redor.

A gaita, por exemplo, permite que ele influencie os animais a seguirem instruções simples ou realizarem ações específicas. Já a flauta tem o poder de acalmá-los, até mesmo colocando os guardas sonolentos para dormir. Por fim, o tamborim pode mover objetos do cenário ou afastar animais que estejam bloqueando o caminho.

Esses instrumentos estão diretamente ligados ao atributo de "Inspiração". Para aumentar esse atributo, Snufkin precisa interagir com diversos elementos do cenário e completar missões. Cada elemento suscetível à influência musical de Snufkin exibe um ícone do instrumento e o nível de inspiração necessário para surtir efeito.

Algumas partes do jogo, como os parques, proporcionam uma variação no gameplay. Nessas áreas, Snufkin deve agir com discrição para evitar ser detectado pelos guardas. Remover todas as placas dos parques restaura a natureza, devolvendo ao local sua beleza original. Se um guarda avistar Snufkin, uma perseguição se inicia, mas não há possibilidade de derrota. O jogador é simplesmente levado de volta a uma seção anterior à captura.


O jogo é despretensioso em sua proposta e execução, podendo ser concluído em poucas horas, mesmo que o jogador dedique tempo extra explorando cada nova área com afinco durante sua jornada para concluir as diversas atividades adicionais, como encontrar as páginas do Moomin Pai, interagir com todos os animais e encontrar os pontos de contemplação. Uma pena que, mesmo após o fim da jornada, não temos nenhum extra para prolongar nossa estadia no Vale dos Moomins a não ser recomeçar a jornada.

Por fim, é gratificante deparar-se com um jogo que mantém um compromisso tão sólido, especialmente quando direcionado a um público mais jovem. A experiência torna-se ainda mais enriquecedora ao unir um gameplay simples com uma mensagem lúdica tão cativante.

Como alguém que descobriu a obra dos Moomins através deste projeto, sinto-me levemente empolgado para explorar mais sobre esse universo encantador e o Vale dos Moomins. Espero ter conseguido transmitir esse sentimento a você, caro leitor, que está acompanhando esta matéria. Que esta jornada inspire outros a mergulharem nesse mundo cheio de magia e aventura.

Simplesmente cativante

Snufkin: Melody of Moominvalley é uma escolha sólida para quem busca uma experiência relaxante e encantadora, embora sua simplicidade possa não agradar a todos os jogadores. Seu charme nostálgico e sua atmosfera reconfortante fazem dele uma adição bem-vinda à biblioteca de jogos, especialmente para os fãs dos Moomins e aqueles em busca de uma aventura tranquila, cativante e com uma mensagem reconfortante para quem está com o coração de sua criança interior aberto para novas lições.

Prós

  • O jogo é acessível, fácil de entender e de jogar, sendo adequado para pessoas de todas as idades e níveis de habilidade;
  • A atmosfera baseada na obra dos Moomins é reconfortante e envolvente, cativando-nos desde o início;
  • O uso dos instrumentos musicais de Snufkin adiciona uma camada única de interação ao gameplay, tornando as mecânicas de jogo interessantes;
  • A localização bem feita para o português facilita a compreensão da história, tornando-a acessível a um público mais amplo;
  • Embora simples, o jogo oferece alguma variação de gameplay em seções como os parques, adicionando uma leve diversidade à experiência.

Contras

  • O baixo nível de desafio pode tornar o jogo pouco interessante para uma parcela de jogadores;
  • Curta duração e sem extras após o fim da campanha principal;
  • Apesar da interação musical interessante, algumas áreas do jogo podem parecer repetitivas devido à falta de variedade nas mecânicas.
Snufkin: Melody of Moominvalley — PC/Switch — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Vitor Tibério
Análise produzida com cópia digital cedida pela Raw Fury


Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google