Steam: novo sistema de compartilhamento de biblioteca e controle parental está disponível

A Valve disponibilizou novas funções para grupos familiares que queiram compartilhar seus jogos.

A Valve mudou o seu sistema de compartilhamento de jogos e o Modo Família do Steam, que eram recursos ativos há bastante tempo. Agora, o controle parental e o gerenciamento de bibliotecas estarão unificados e serão chamados de Família Steam, em que todos os membros que fazem parte de uma mesma família (que pode ser de até cinco membros) compartilharão seus títulos uns com os outros. Cada conta também poderá escolher quais jogos poderão ser compartilhados entre os integrantes.


A maior vantagem do novo sistema é que mesmo que um usuário esteja jogando algo de sua conta, os outros membros podem acessar sua biblioteca desde que não seja o mesmo jogo, algo que não era possível de se fazer no antigo método, exceto se mais de um integrante tivesse uma cópia do título. Contudo, cada conta só pode fazer parte de uma família por vez e, caso queira criar ou entrar em outra diferente, terá que aguardar um ano após a primeira ingressão — na mesma, pode sair e entrar quantas vezes precisar.

Já as funções de Controle Parental terá novos recursos dentro do Família Steam. Caso uma criança faça parte do grupo, os adultos poderão administrar o que ela joga, seu tempo de jogo, limitar o uso conforme a classificação etária, restringir o uso da loja, da aba de comunidade e de conversas do cliente. Caso a criança queira comprar um jogo para sua conta, uma solicitação será criada na família que poderá aprovar ou negar o pedido.

O Família Steam está em testes, o que significa que é preciso entrar no beta através das configurações do cliente. É possível continuar utilizando o método de compartilhamento antigo, mas apenas com as contas previamente sincronizadas; para adicionar outras, é necessário sair da família em que faz parte para adicionar.

Confira a sessão de perguntas frequentes sobre a novidade abaixo:
Quem pode entrar em uma Família Steam?

Embora saibamos que cada família é diferente, as Famílias Steam são feitas para até seis membros próximos de uma família que moram na mesma residência.

Assim, conforme monitoramos o uso do recurso, podemos ajustar os requisitos para participar de uma Família Steam ou o limite de membros ao longo do tempo para corresponder ao objetivo.

Posso sair de uma Família Steam?

A Família Steam foi feita para os membros próximos da sua família. Eventos da vida podem fazer com que nem sempre as mesmas pessoas morem na sua casa, logo é compreensível que um dia você precise entrar em outra Família Steam. Os adultos da família podem deixá-la a qualquer momento, mas precisarão esperar um ano (contado a partir de quando entraram na família anterior) para criar ou entrar em outra.

As crianças de uma Família Steam não podem sair por conta própria e devem ser removidas por um adulto da família ou pelo Suporte Steam.

Como a composição de uma família muda raramente, quando alguém ocupa uma vaga na Família Steam, será necessário aguardar um ano até que outra pessoa possa ocupá-la.

É possível expulsar um membro da Família Steam?

Sim, os membros adultos da Família Steam podem expulsar qualquer outro membro.

Vocês podem dar um exemplo de compartilhamento de jogos?

Claro! Suponha que você esteja em uma família com quatro membros e tenha uma cópia dos jogos Portal 2 e Half-Life. A qualquer momento, um membro da família pode jogar Portal 2 e outro, Half-Life. Se dois membros quiserem jogar Portal 2 ao mesmo tempo, mais alguém da família precisará comprar uma cópia do jogo. Após a compra, haverá duas cópias de Portal 2 na família, permitindo que dois membros joguem ao mesmo tempo.

Nesse exemplo, caso a sua família tenha escolhido não comprar uma segunda cópia, você poderá jogar qualquer outro jogo da biblioteca da família enquanto espera o outro membro terminar de jogar a sua cópia de Portal 2.

Quais jogos podem ser compartilhados?

O desenvolvedor de cada jogo controla se ele pode ser compartilhado com a Família Steam. Todas as configurações do antigo Compartilhamento de Biblioteca Steam voltadas para desenvolvedores valem para a Família Steam. Portanto, se um jogo é compartilhável no sistema de compartilhamento de biblioteca, ele permanecerá assim a menos que o desenvolvedor escolha desativar o recurso.

Além disso, há limitações técnicas que impedem o compartilhamento de determinados jogos. Por exemplo, títulos que só podem ser jogados com um código de produto, conta ou assinatura de terceiros não podem ser compartilhados com outras contas.

Queremos que o máximo de jogos possível seja compartilhável, mas sabemos que alguns deles são casos especiais que impedem o compartilhamento ou não oferecem aos usuários uma boa experiência. Os desenvolvedores desses jogos podem entrar em contato conosco pela página de suporte ao parceiro para obter ajuda com alternativas e soluções.

Preciso compartilhar todos os jogos com a família?

Ao entrar em uma família, todos os jogos são automaticamente compartilhados com os outros membros. Os membros adultos podem usar os controles parentais para limitar quais jogos cada criança da família pode acessar.

O que acontece se o meu irmão for banido por trapacear em um dos meus jogos?

Caso um membro da família seja banido por trapacear enquanto jogava a sua cópia de um jogo, o banimento também será aplicado a você.

Preciso estar on-line para jogar um jogo compartilhado?

Você pode jogar os jogos compartilháveis da biblioteca da família mesmo quando estiver off-line.

Eu já uso o recurso de compartilhamento de biblioteca atual. O que muda ao usar a Família Steam?

Você deveria criar uma Família Steam! Após criá-la, o Steam automaticamente recomendará que convide as contas com as quais compartilhava a sua biblioteca.

Eu já uso o modo família. O que muda ao usar a Família Steam?

Ao criar uma Família Steam e convidar uma conta como criança, as configurações existentes do modo família associadas a essa conta serão transferidas para os controles parentais da Família Steam. A única coisa que muda é a opção de desativar as restrições por meio de um código, que será removida. Após a criança entrar na família, você pode modificar os controles parentais quando quiser.
Fonte: Steam (press release)

Estudante de enfermagem de 24 anos, está nesse mundo dos joguinhos desde criança. Fã de games com vibe mais arcade e arqueólogo de velharias, mas não abandona experiências mais atuais. Acompanha a mídia de podcasts, dublagem e ouvinte assíduo de VGM. Pode ser encontrado como @AlecFull e semelhantes por aí.


Disqus
Facebook
Google