Jogamos

Análise: Boxes: Lost Fragments (PC) une astúcia ao surreal em um intrigante jogo de puzzle

Resolva quebra-cabeças enigmáticos e cheios de criatividade para desvendar um mistério.


Para  agradar os fãs de puzzles, Boxes: Lost Fragments chega como uma espécie de sucessor de Doors: Paradox — que inclusive está gratuito durante a semana da publicação desta matéria — trazendo mais um punhado de intrigantes quebra-cabeças que desafiam os limites da criatividade e da astúcia para os jogadores adeptos do gênero.

Assuma o papel de um ladrão em uma missão que o levará a uma mansão tão luxuosa quanto é misteriosa. O que começou como apenas mais um trabalho soturno, se mostrará um emaranhado de segredos que não deveriam ser descobertos. As respostas dessa história deixarei para que você descubra ao jogar, mas nossas impressões sobre Boxes: Lost Fragments você confere a partir de agora.

Caixas de segredos

A trama de Boxes: Lost Fragments desenrola-se em uma mansão envolta em luxo, excentricidade e mistérios. Convidados por nosso "cliente", somos conduzidos ao local, onde nossas habilidades são testadas em uma das primeiras puzzle boxes do jogo. Após passarmos no teste, nossa missão é explorar os diversos andares da mansão, desvendando os enigmas das caixas para obter peças que nos guiarão, andar por andar, até o intrigante desfecho da história.


O jogo se desenrola em primeira pessoa, permitindo que possamos, ao clicar em pontos de interesse, examinar detalhadamente salas ou, na maioria dos casos, os pormenores das caixas que precisam ser resolvidas. As puzzle boxes são caixas temáticas que apresentam dispositivos, por vezes ocultos, os quais ao serem ativados ou resolvidos recompensam o jogador com ferramentas ou dicas para solucionar outras etapas de sua construção.

Ao completar uma caixa, o jogador adquire um fragmento que deve ser utilizado no cenário principal de cada andar da mansão. A conclusão desse cenário libera o acesso ao próximo andar e assim sucessivamente, até a finalização do jogo. Cada andar possui quatro caixas para serem solucionadas, além do cenário que deve ser completado para permitir o avanço ao próximo piso.

A ausência de uma mecânica de tempo confere total liberdade ao jogador para explorar cada pedaço do quebra-cabeça em busca da solução. Caso se sinta um pouco perdido sobre o próximo passo, a função de dicas é útil para indicar a direção da resolução da caixa. Essas dicas, por não fornecerem respostas óbvias, preservam a experiência de resolução. No entanto, caso o jogador se veja verdadeiramente empacado, a opção de pular permite que o jogo ignore a etapa problemática e prossiga.


Durante a resolução de uma caixa, em alguns casos, ferramentas ou peças são obtidas, enquanto outras apresentam pequenos mecanismos que revelam novos itens a serem utilizados na conclusão dos enigmas. Essa dinâmica mantém o jogador atento a cada detalhe, incentivando-o a encontrar as soluções dos enigmas.

Fascinante, mas às vezes sem brilho

A criatividade presente em cada etapa de Boxes: Lost Fragments é verdadeiramente fascinante. Caixas com diversos temas que se desdobram e transformam diante dos nossos olhos estimulam nossa imaginação, mantendo-nos curiosos para descobrir o que mais o jogo reserva.


Além do deleite visual, as mecânicas apresentadas pelas variadas caixas, juntamente com os puzzles nelas contidos, são um deleite único para os apreciadores do gênero. Em vários momentos fiquei maravilhado com a diversidade de apresentações e com os quebra-cabeças engenhosos que surgiram durante o jogo.

No entanto, mesmo com toda a criatividade presente na tela, por vezes esse cuidado se mostrou um pouco monótono ou menos atrativo devido a detalhes que poderiam estar mais evidentes para proporcionar uma experiência ainda mais imersiva. A trilha sonora, por exemplo, é bastante tímida, dando espaço a um silêncio que só não atinge um nível sepulcral devido aos constantes cliques do mouse.

Com uma duração de cerca de 4 horas na primeira jogada, incluindo a obtenção de todas as conquistas, Boxes: Lost Fragments não oferece conteúdo pós-jogo que incentive o replay. Não há modos contra o tempo ou remix de caixas para resolver. Uma vez que o jogo é concluído, se sua memória for boa, é possível resolver todos os enigmas novamente, provavelmente em menos da metade do tempo.


Apesar disso, Boxes: Lost Fragments é uma escolha sólida para os fãs de puzzles que apreciam desafios em um nível intermediário. A combinação de criatividade com astúcia para resolver os enigmas proporciona momentos gratificantes e aquela sensação agradável ao superar problemas aparentemente complexos.

Abrindo as portas da imaginação

Boxes: Lost Fragments revela-se uma experiência envolvente para os amantes de quebra-cabeças, proporcionando momentos de deslumbre diante da criatividade desdobrada em cada etapa do jogo. A combinação de puzzles intrigantes, apresentações visuais cativantes e o desafio constante mantêm os jogadores imersos em uma trama misteriosa e repleta de surpresas. Apesar de algumas áreas nas quais o capricho criativo pode parecer monótono e a trilha sonora ser mais discreta, a experiência geral oferecida pelo jogo da BigLoop Studios é positiva, proporcionando satisfação e aquele sentimento agradável ao superar desafios.

Prós

  • As caixas esbanjam criatividade em design e etapas para suas resoluções;
  • O desafio somado à trama ajudam a manter a imersão;
  • O sistema de dicas não dá respostas óbvias, ajudando o jogador a encontrar as soluções sozinho.

Contras

  • A falta de uma trilha sonora mais marcante empobrece um pouco a experiência;
  • A ausência de conteúdo pós-jogo desestimula o fator replay.
Boxes: Lost Fragments — PC — Nota: 8.0
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise produzida com cópia digital cedida pela Snapbreak Games

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google