Shenmue: criador da franquia considera prequel

Yu Suzuki também comentou que, caso tenha a oportunidade de desenvolver Shenmue 4, gostaria de tornar o game mais acessível para novos jogadores.


O criador de Shenmue revelou considerar um prequel para a série. Durante entrevista cedida ao site IGN, Yu Suzuki compartilhou acreditar que produzir um prólogo no estilo de Yakuza 0 seria uma “ideia interessante”, uma vez que “só a possibilidade de recriar as ruas de Dobuita com visuais modernos em uma nova engine já valeria a pena”.

No encontro o lendário desenvolvedor responsável por Hang-On, OutRun, After Burner, Virtua Fighter e tantos outros títulos icônicos comentou ainda sobre um possível Shenmue 4 ao mencionar que, mesmo Shenmue 3 tendo sido voltado para os fãs que acompanharam a série desde sua origem no Dreamcast, deseja que uma hipotética quarta entrada atraia também as novas gerações de jogadores.

Para atingir esse público, Suzuki afirmou que “o mais importante é tornar o game divertido mesmo sem o conhecimento de eventos prévios na história”, já que na sua opinião “um novo jogador não deseja saber 100% da história, 20% ou 30% pode ser suficiente”. Prosseguindo, o criador compartilhou que “em Shenmue 3 nós implementamos um filme que exibia aos players os principais eventos dos jogos anteriores, mas em Shenmue 4 eu quero integrar essa parte ao game.”

Explicando como esse desejo seria traduzido em mecânicas numa incerta quarta entrada principal, o criador revelou que “seria ótimo caso os jogadores conseguissem aprender sobre os eventos prévios somente jogando o título. Por exemplo, em vez de assistir a um filme separado, ter flashbacks jogáveis pode ser uma maneira de fazer isso”.

Mesmo aparentando ter planejado vários detalhes para o quarto capítulo da saga, Yu Suzuki compartilhou que não pode divulgar nenhuma outra informação sobre um possível novo game da franquia protagonizada por Ryo Hazuki, mas que, além de Shenmue, “existem várias ideias para jogos que eu gostaria de criar, e nós [fazendo referência a Ys Net, desenvolvedora fundada por ele] estamos trabalhando em um novo título nesse exato momento”.

Enquanto o projeto em que o desenvolvedor está envolvido não é anunciado e disponibilizado, os jogadores de consoles e computadores poderão conhecer o seu mais recente game quando Air Twister, rail shooter que é uma espécie de sucessor espiritual de Space Harrier — também criado por Yu Suzuki —, deixar de ser exclusivo das plataformas da Apple e for lançado para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC (via Steam) no próximo dia 10 de novembro.

Fonte: VGC

Apaixonado por games e tudo que envolva cultura pop.