Dicas e Truques

Star Ocean: The Second Story R (Multi): as melhores Skills para investir

Uma grande variedade de bonûs pode ser obtida à escolha de quem joga, mas algumas habilidades são mais vantajosas que outras.

Star Ocean: The Second Story R foi lançado em 2 de novembro, mostrando-se um remake não apenas competente, mas exemplar. Após a análise do jogo, publiquei um guia de recrutamento de personagens. Agora, vamos ver dicas para aprimorar seu grupo por meio das Skills e Specialties.

O sistema de habilidades do remake vem desde o clássico original e pode ser ao mesmo tempo muito útil e muito confuso em sua miríade de detalhes. No fim das contas, é um sistema de distribuição de pontos que geram bonificações passivas, aumentando diversas estatísticas de personagens. Também envolve todo um mecanismo de criação de equipamentos e até de itens que também servem para aumentar atributos.

Com isso, é possível criar bônus em cima de bônus que servem para gerar mais bônus e… É melhor voltarmos ao começo.

Este é um guia para iniciantes, sem o objetivo de falar de cada habilidade isoladamente, o que seria confuso. A intenção aqui é apontar o que é mais importante em meio ao mar de habilidades em listas diferentes.



Existem cinco tipos principais de habilidades:
  • Specialty Skill: são individuais e requerem investir pontos de habilidade (SP). Chamarei apenas de Skill, para facilitar.
  • Specialty: são individuais, sendo desbloqueadas e melhoradas automaticamente como consequência do nível de uma ou mais Skills específicas.
  • Item Creation (IC): são Specialties que servem para criar os mais diversos tipos de itens e artes.
  • Super Specialty: são coletivas, sendo desbloqueadas e melhoradas automaticamente como consequência do número de personagens capazes de determinadas Specialties.
  • Combat Skill: são individuais, melhoradas com pontos de batalha (BP).
Há ainda os Talents, afinidades específicas de cada personagem, definidas aleatoriamente no começo. Eles concedem maiores chances ao usar determinadas Specialties e podem surgir com o uso delas. Não tem como definir um guia para isso, mas fique atento aos talentos de cada pessoa em uma das abas do menu de Status.No menu IC/Specialty o personagem que tem o talento adequado fica identificado por uma estrelinha ao lado do nível da Specialty em questão, como na imagem abaixo em que Claude tem o talento Composition para a Specialty Writing.




Combat Skill

Ficam localizadas no menu de Improve. Essas habilidades são individuais e servem para gerar efeitos passivos aleatórios em batalha. O bom é que são apenas 11 e têm pontinhos para gastar só com ela, os Battle Points (BP). É a lista mais direta e consiste em aumentar as chances de obter vantagens instantâneas em combate, como ignorar a defesa de um inimigo naquele ataque e aumentar o dano de magias..

É bem fácil de entender a organização da lista: primeiro algumas Skills que favorecem o ataque, depois algumas de defesa e, por fim, de magia. A forma de investir seus pontos seguirá essa lógica básica: atacantes como Claude e Dias são beneficiados das de ataque, como Power Burst; magas como Rena e Celine precisam investir nas de magia, principalmente Hasten Speech, que acelera a preparação dos feitiços, e Concentration, que evita que o processo seja cancelado ao ser atacada.

Por fim, é vantajoso para todos ter pontos defensivos, como Qigong, que aumenta a defesa; Sidestep, que aumenta as chances de evasão automática; e Godspeed, que faz o personagem se mover mais rapidamente pelo campo de batalha.
É muito importante ressaltar que o remake trouxe a novidade de que podemos investir BP para aumentar o nível das Special Arts e Spells, isto é, ataques especiais usados em batalha. Escolha os de sua preferência e aumente-os assim que puder no menu de Improve!


Specialty Skills

Não confundir com as especialidades em si. Estas são as 32 habilidades que, após alguns requisitos, evoluem para Specialties. A lista é longa, então é melhor concentrar nas mais práticas antes de sair testando as demais.

Determination

Fato: Determination é a primeira Skill em que você investirá! É até fácil de localizar, pois está bem no topo do menu. Só comece a gastar pontos em quaisquer outras quando esta chegar ao nível máximo, que é dez, pois o propósito dela é justamente reduzir o custo para comprar as demais. 

A vantagem é tamanha que os primeiros níveis de algumas Skills podem ser reduzidos ao custo de um ponto (pode investir nessas enquanto aumenta Determination). Já uma mais cara, como Effort, que começa custando 40, chega a cair pela metade, precisando de 20 para ser comprada.

O custo de Skills mencionadas neste artigo já consideram Determination Lv 10, o patamar máximo, que exigirá 120 SP para alcançar.



Purity

Purity dá dinheiro, muito dinheiro. O nome não dá a menor indicação disso, tampouco a descrição o faz: “Uma mente aberta aos caprichos dos Deuses da Criação”, em tradução livre. Ou seja: ao aprimorar sua pureza e orações, a divindade o recompensará com money.

Soa como teologia da prosperidade, mas no jogo funciona. Não é difícil nas primeiras horas do jogo aplicar 70 pontos para chegar ao nível 5 de Purity e receber 12.500 FOL, a moeda do jogo.

O custo e a recompensa aumentam consistentemente a cada nível e, ao investir 361 pontos (com Determination 10) para aumentar até o nível 10, você terá recebido a fortuna total de 100.000 FOL, o dinheiro local. POR PERSONAGEM! Na prática, isso trivializa os problemas financeiros e facilita até a compra da Thieve’s Glove, que custa 40.000 FOL, um valor que parece absurdo nas primeiras horas do JRPG.

No entanto, após a metade da campanha, os novos equipamentos passam a custar muitas vezes mais que os anteriores e o pico de dificuldade torna quase obrigatório adquirir todas essas armas e armaduras caríssimas que chegam à casa dos 50.000 FOL.

Por isso, é bastante útil deixar para investir em Purity com alguns personagens apenas ali — mas você saberá reconhecer o momento pelo súbito salto dos preços. Em todo caso, é recomendável comprar apenas uma de cada e usar a Item Creation chamada Replication (veremos mais à frente) para equipar os demais heróis com as peças mais caras.
Curiosidade: na série Star Ocean, os Deuses da Criação são chamados de Tria, trocadilho com tri-Ace, a desenvolvedora que originalmente criou os jogos para a Enix. O nome da dev significa “três ases”, em referência aos três fundadores que, após desenvolverem Tales of Phantasia (SNES), saíram da Wolf Team, equipe pertencente à antiga Telenet Japan.

Outras 

Várias Skills apenas concedem aumento de atributos e as mais importantes são essas: 
  • Biology dá bônus de HP em um cálculo baseado no nível (LV) do personagem e será de grande importância aumentá-la aos poucos ao longo da campanha.
  • Mental Science incrementa em 5 o MP máximo, útil para todos, especialmente os especialistas em magias.
  • Knife e Techonology concedem o mesmo bônus de +10 no ataque (ATK), útil para os guerreiros do grupo.
  • Aesthetic Design custa caro, mas dá bônus de +6 em vários atributos, então não negligencie e vá investindo aqui aos poucos.  
  • Herbology aumenta a porcentagem do efeito de alguns itens de recuperação de HP e MP.

Specialty

Outra melhoria de qualidade de vida trazida pelo remake é a possibilidade de subir uma Specialty diretamente do menu Improve, sem ter que procurar as Skills individualmente. O jogo faz a soma dos gastos necessários para você!



Train

Não foi à toa que mencionei Effort quando falei de Determination. Junto com essas duas, Resilience forma o requisito para aprender a Specialty chamada Train, que tem um efeito tentador: bônus de 10% de experiência ganha em batalha para cada nível da habilidade.

A contrapartida é a redução dos poderes de ataque e defesa, mas geralmente compensa por ser um decréscimo de 2,5% por nível da especialidade, até um total de 25% de prejuízo em atributos em troca de 100% de EXP extra!

Em todo caso, Train tem um botão no menu de Specialty e precisa ser ativada para passar a funcionar, não esqueça disso. Caso venha a sofrer derrotas contínuas em uma batalha, especialmente em chefões, recomendo desativá-la temporariamente para fazer pleno uso de suas forças. Apenas em casos assim eu desligo a habilidade, preferindo usar seus benefícios de subir de nível muito mais rápido para ganhar SP e BP, além de melhorias de HP e MP.



Pickpocketing

Attenzione! Pickpocketing é bater carteiras, afanar, roubar, furtar. Se você acha que usar essa habilidade no jogo afeta sua moral, lembre-se de todas as vezes em que você, jogando RPGs, entrou em casas alheias, abriu todos os baús e pegou os itens disponíveis. A lógica é a do “achado não é roubado”: se podemos interagir com o local e pegar um item, é porque os desenvolvedores queriam que fosse assim. Afinal, se vamos salvar o mundo, todos deveriam contribuir com nossa missão, não é mesmo?

Afinal, quem se importa? Oh, seus amigos do grupo se importam. Usar Pickpocketing diminuirá o nível de amizade entre vocês.

Há muita coisa útil e até rara a ser afanada dos NPCs pelo jogo, mas lembrem que as habilidades funcionam na base de porcentagem de acerto. Um erro significa que você foi exposto e diminuirá as chances dos próximos golpes.
Chances de sucesso com personagem sem Nimble Fingers comparadas às de personagens com o talento.
Os requisitos para aprender essa especialidade são Courage e Poker Face — ou seja, coragem e cara de pau — além da caríssima Thieve’s Glove, já mencionada acima. O item pode ser comprado no porto de Hilton.

Pickpocketing é aprimorada pelo talento Nimble Fingers, isto é, “dedos ágeis”. Na verdade, as chances de sucesso para esse ato ilegal são baixíssimas sem o talento, então só é recomendável investir em quem o tem. Para que essa pessoa possa bater carteiras, selecione-a como Leader no menu Tactics e Party Formation.

Item Creation (IC)

A criação de itens é uma mecânica abrangente em Star Ocean: The Second Story R e depende de suas escolhas de habilidades para viabilizar as Super Specialties relacionadas. Você pode investir pontos para cozinhar, compor música e até avaliar itens não-identificados, que são aqueles representados por um interrogação seguida do tipo, como ?HERB, por exemplo.

O processo de criação depende muito de níveis de Skills, experimentação e chances aleatórias, então, para este guia de iniciantes, veremos apenas duas das mais úteis e certeiras.



Writing

É uma Specialty aprendida a partir da Skill Penmanship e permite ao personagem escrever livros sobre certas especialidades, aumentando a afinidade dele com a área — isto é, aumentando uma Skill em 1 Lv. Como essas obras só podem elevar a habilidade até o Lv 7, é recomendável usá-las em nível mais caros, a fim de economizar nos custos de SP. Writing é aprimorada pelo talento Composition.

Replication

Esta é uma ótima forma de economizar na compra de boas armaduras para vários personagens e de multiplicar acessórios vantajosos, como Emerald Ring (reduz custos de MP em 33%). No entanto, aprender esta Super Specialty é caro, exigindo aumentar a habilidade Imitation para melhorar as chances de criar uma réplica bem-sucedida. O primeiro Lv custa 60 SP e o Lv 5 chega a 130 SP.

O outro requisito é obter uma Magic Camera, que pode ser comprada por 9.800 FOL na cidade de Linga, acessível assim que se põe os pés no continente de Lacuer. É preciso ter também Magic Film, item que custa 900 FOL a unidade e é consumido a cada tentativa de reprodução por meio de Replication.

A dica é preparar o estoque de Magic Film e tentar algumas réplicas de uma vez só, digamos três, lembrando de antes salvar o progresso para poder recarregar e tentar quantas vezes for necessário caso não obtenha o resultado desejado.



Super Specialty

Enlightenment

Provavelmente, boa parte dos acadêmicos deve sentir na pele que o esclarecimento traz aprendizado, mas não dinheiro. É exatamente isso que esta super especialidade faz: dá mais SP e BP como recompensa de batalhas, mas reduz os lucros. 

Mesmo sendo muito conveniente para aumentar as Skills com mais agilidade, Enlightenment acaba sendo uma troca bastante drástica. Por isso, não recomendo que fique ativada o tempo inteiro. Talvez nem mesmo Purity seja o bastante para garantir as compras de equipamentos no terço final da história, então é bom manter ao menos um fluxo intermitente de FOL entrando nos seus bolsos.




Para aprender Enlightenment, é necessário ter Train Lv 4 com dois membros do grupo e Survival Lv 1 com pelo menos um. De qualquer modo, parte do processo requer Determination, sua Skill mais importante, lembra? Além disso, você vai querer aumentar Train com todo mundo, o que torna a obtenção desta super especialidade bastante conveniente.
  • Train Lv 4: Determination Lv 10 (120 SP), Effort Lv 1 (20 SP) e Resilience Lv 1 (1 SP)
  • Survival Lv 1: requer Herbology Lv 1 (1 SP) e Resilience Lv 1 (1 SP).
Train e Enlightenment ativadas

Bunny Call

O coelho se locomove muito mais rapidamente que os personagens normais e faz as batalhas sumirem. Em resumo, é um ganha-tempo muito prático.

Nas versões de PS1 e PSP, esta super especialidade era utilíssima, mandatória para quem quisesse agilizar as longas jornadas cruzando o mundo entre cidades e dungeons em meio aos montes de batalhas aleatórias.

No remake, no entanto, é possível desviar de inimigos para evitar batalhas e temos um sistema de viagem rápida que evita demoras desnecessárias. Por isso, Bunny Call passou de uma grande vantagem para uma pequena ajuda que será mais válida para quem quer explorar o mapa em busca de baús escondidos e locais de pesca — ao menos nas primeiras 20 ou 25 horas de jogos, pois o terço final da campanha concede um meio de transporte bem melhor.

Em todo caso, esta habilidade não custa os olhos da cara. Basta ter dois personagens com a Specialty Familiar em Lv 4 e um com Scouting em Lv 1, conforme abaixo:
  • Familiar Lv 4: requer as Skills Whistling Lv 5 (14 SP) e Animal Training Lv 3 (66 SP). 
  • Scounting Lv 1: exige Danger Radar Lv 1, ao custo de mísero 1 SP

Você tem pontos acumulados disponíveis para resgate!

O sistema de habilidades de Star Ocean: The Second Story R é complexo e cheio de possibilidades. Os pontos para investir nele aumentam continuamente ao longo da campanha, de forma que não será difícil acumular uma boa quantidade. Acho suficiente para ficar à vontade e aproveitar a grande margem para alternar entre se especializar em maximizar algumas habilidades caras e, paralelamente, experimentar em busca de criações, vantagens e boas surpresas.


Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.