JogamosAnálise DLC

Análise: DREDGE: The Pale Reach (Multi) expande sutilmente um jogo que já é bom por si só

Explore uma região gélida em busca de pescados mais exóticos e mistérios menos excitantes.

Lançado em março deste ano, DREDGE ganhou destaque devido à sua jogabilidade singular e atmosfera sinistra que lhe garantiram uma indicação como o melhor jogo independente de 2023. Em novembro, o título recebeu um DLC de expansão chamado The Pale Reach, que incorpora uma nova região ao universo do jogo, convidando os jogadores a explorar novas espécies de peixes, mecânicas de jogo inovadoras e, é claro, enigmas intrigantes. Levante sua âncora para nos acompanhar novamente nesta aventura.

Entrando numa fria

O conteúdo de The Pale Reach pode ser acessado a qualquer momento durante a campanha, inclusive por jogadores que estão experimentando o jogo pela primeira vez após o lançamento do DLC. No entanto, como destacamos em nossa análise do título em março, aprimorar a embarcação é essencial para que o jogador possa realizar viagens às diversas regiões deste mundo.

A região da Fronteira Nevada está situada no extremo sul do mapa e é uma área desolada, habitada por poucos residentes. Este local foi palco de explorações há muitos anos atrás, e um acontecimento misterioso afetou os participantes de diversas expedições, deixando como única testemunha um monumento de gelo sinistro no local. Somos convidados, de certa forma, a explorar a região ao saber de uma fotógrafa que viajou até lá para registrar a existência de um mítico Narval gigante. À medida que avançamos nos deparamos com a imponente criatura, mas nossa chegada também revela mais mistérios, incentivando-nos a explorar e desvendar mais sobre a região.


A Fronteira Nevada abriga novos tipos de peixes e, naturalmente, uma de nossas tarefas é pescá-los para ampliar nossa enciclopédia e obter mais recursos para a contínua melhoria da embarcação. Para navegar nas gélidas águas, a primeira atividade do jogador é reunir peças que possibilitarão a construção de um quebra-gelo na proa do barco, permitindo a travessia menos tortuosa pelas águas do local e o acesso a certas áreas.


Uma nova mecânica de gameplay introduzida com o DLC é a capacidade de armazenar blocos de gelo no barco, prolongando o tempo que os peixes coletados podem permanecer no estoque antes de serem levados a algum porto para venda. Além disso, criaturas marinhas exóticas aguardam para serem fisgadas pela nossa rede, ampliando ainda mais a experiência no jogo.

Cuidado para não derreter tão rápido

The Pale Reach não é uma expansão extraordinária, mas representa um acréscimo válido a um jogo que por si só já é excelente. Se você estiver explorando esse conteúdo após ter jogado ou até mesmo concluído a campanha principal — o que foi o meu caso —, é possível explorar completamente a região da Fronteira Nevada em aproximadamente duas horas.


O DLC não apresenta segmentos de história ou atividades com o mesmo impacto da campanha principal, nem depende de ações em outras regiões para dar continuidade ao seu progresso nessa área. Como mencionei no início, começar o jogo e ir diretamente para lá é praticamente impossível, devido à distância da viagem e aos recursos necessários para aproveitar ao máximo essa região.

Assim, para quem já jogou ou concluiu DREDGE, a impressão é de que esse conteúdo é mais superficial, sem grandes novidades. No entanto, para quem está começando no jogo, essa região oferece valiosas horas extras de gameplay para prolongar a experiência.


Minha experiência na Fronteira Nevada foi satisfatória, descobri coisas novas e me diverti. A capacidade de transportar gelo para conservar os peixes por mais tempo foi particularmente útil quando precisei pescar criaturas marinhas em outras regiões e permanecer em alto mar por períodos prolongados. Além disso, The Pale Reach é uma adição discreta que certamente agradará aos jogadores que se tornaram fãs do jogo principal.

Simples sem inventar demais

The Pale Reach representa uma adição discreta, porém significativa, ao mundo de DREDGE. Embora não ofereça uma profundidade narrativa ou desafios impactantes equiparáveis à campanha principal, essa expansão proporciona uma extensão gratificante à experiência de jogo, especialmente para os novos jogadores. A região da Fronteira Nevada oferece um ambiente gélido e misterioso, mantendo a essência do jogo, incentivando a exploração, e apresentando mecânicas de gameplay adicionais, como a conservação de peixes com gelo.

Para os veteranos de DREDGE, essa expansão pode parecer um tanto rasa, sem grandes surpresas ou inovações marcantes. No entanto, a capacidade de prolongar a vida útil dos peixes coletados e a oportunidade de explorar uma nova área ainda proporcionam momentos divertidos, especialmente para os que desejam expandir ainda mais seu tempo no jogo.


Em suma, The Pale Reach não revoluciona, mas oferece um acréscimo agradável para aqueles que desejam mergulhar novamente nas águas sombrias e intrigantes de DREDGE, agregando um valor complementar à experiência já cativante do jogo principal.

Prós

  • A adição da região da Fronteira Nevada traz uma nova dinâmica de jogo, mesmo que bastante restrita àquela área;
  • A introdução da mecânica de conservação de peixes com gelo auxilia o gameplay de modo geral;
  • Horas extras de jogatina, mesmo que poucas, para os novos jogadores explorarem.

Contras

  • Para os jogadores que já concluíram o jogo principal, a expansão pode parecer superficial e sem adições significativas;
  • A expansão carece de uma narrativa tão envolvente quanto a campanha principal;
  • Mesmo disponível desde o início, novos jogadores ainda terão que desenvolver a campanha um pouco mais para conseguirem acessar a Fronteira Nevada.
DREDGE: The Pale Reach — PC/PS5/PS4/XSX/XBO/Switch — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Juliana Santos
Análise produzida com cópia digital cedida pela Team17

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google