PlayStation 5: novo modelo slim será lançado em novembro

O tamanho externo diminui e o armazenamento interno aumenta.


Desde a revelação, o grande volume do PlayStation 5 é uma de suas características mais marcantes, o que reforçou a certeza de que a Sony trabalharia para diminuir as proporções avantajadas do console. O dia do anúncio finalmente chegou: o PlayStation 5 slim vem aí.

O lançamento está previsto para novembro, quando o modelo original completará três anos de mercado, mas o PlayStation Blog ainda não confirmou se coincidirá com a data de aniversário, no dia 12 daquele mês. A intenção é que o novo modelo substitua o atual à medida que os estoques deste último esgotarem.




A principal novidade é a redução das dimensões físicas: enquanto o tamanho é 30% menor, o peso foi diminuído em 18 e 24% para as versões com leitor de Blu-Ray e a digital, respectivamente. Outro ponto positivo é que o espaço de armazenamento do SSD será expandido para 1TB, maior que os 825 GB atuais.

Além disso, o modelo digital será compatível com um leitor de discos externo que poderá ser facilmente instalado e coberto por uma placa plástica própria. Isso quer dizer que a tampas brancas que cobrem o aparelho terá quatro partes em vez de duas. Novas cores de tampas serão lançadas no começo de 2024.


A parte frontal do console contará com duas entradas USB Tipo-C e a traseira manterá as duas portas USB Tipo-A. Apenas o apoio para a posição horizontal acompanhará o PlayStation 5 e quem quiser um suporte vertical terá que comprar por fora.

Veja os preços recomendados dos equipamentos, em dólares. Ainda não há divulgação oficial para o mercado brasileiro.
  • PlayStation 5 com leitor: 499,99
  • PlayStation 5 Digital: 449,99
  • Leitor Blu-Ray: 79,99
  • Suporte vertical: 29,99
  • Tampa: 54,99


Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies.