Dicas e Truques

Fate/Samurai Remnant (Multi) — Dicas para dominar o Waxing Moon Ritual

Listamos algumas pequenas dicas para o RPG de ação da franquia da Type-Moon.

Fate/Samurai Remnant
já está disponível no PC, PS4, PS5 e Switch e se mostrou um excelente RPG de ação que explora o Nasuverso de uma forma totalmente inédita. Dentro de uma perspectiva de época no Japão antigo, temos a experiência de acompanhar um jovem rapaz que se torna um dos mestres selecionados para fazer parte do Waxing Moon Ritual.

Tendo em vista o melhor aproveitamento do jogo, preparamos algumas dicas simples para quem quiser aproveitá-lo melhor. A expectativa é que elas ajudem especialmente quem está ainda começando e tem dúvidas sobre alguns dos funcionamentos básicos do jogo.

Use bem as variações de estilo

Embora outros personagens também sejam jogáveis durante certos momentos do jogo, Iori é o nosso protagonista e quem controlamos na maior parte do tempo. Um dos elementos fundamentais da sua gameplay é o fato de que o nosso jovem ronin pode alternar entre uma variedade de estilos elementais.

São ao todo cinco opções: Earth (Terra), Water (Água), Wind (Vento), Fire (Fogo) e Void (Vazio). A maioria delas são desbloqueadas com o tempo, mas a Wind faz parte das opções de Workshop Renovation sob o título “On the Wind”.

Cada uma dessas opções é mais indicada para um contexto específico, sendo interessante dominar algumas para explorar as possibilidades. Earth é voltada para defender-se de inimigos poderosos e contra-atacar; Water permite movimentos ágeis, sendo indicada para grupos de inimigos; Wind combina ataques físicos e magia, sendo especialmente indicado contra monstros; Fire é uma forma ofensiva que fica mais forte quanto menos HP o jogador tem; e Void é um estilo ultra ágil, mas que fica mais vulnerável quando o HP está baixo.

O jogo valoriza a alternância de estilos com um efeito chamado Afterglow. O tempo de uso de um estilo e a boa performance do jogador ativam esse efeito, fazendo com que a troca também acarrete vantagens temporárias dependendo de qual o estilo original em que o jogador ganhou o Afterglow:

  • Earth: Os golpes dos inimigos são enfraquecidos e não te deixam atordoado;
  • Water: A agilidade dos seus ataques aumenta;
  • Fire: Mais dano que inclusive ignora a defesa (Shell Gauge) de inimigos poderosos;
  • Wind: Adiciona um golpe mágico aos ataques;
  • Void: Adiciona um golpe físico aos ataques.

Abuse dos poderes dos servos

Como Iori é um mestre, ele também pode dar comandos a Saber e outros servos aliados que se juntam a ele devido ao sistema de Rogue Servants. Isso tem um impacto significativo no combate e não deve ser subestimado.

Iori tende a ser mais fraco, tendo dificuldade especialmente na hora de lidar com inimigos muito poderosos que possuem Shell Gauges. Para lidar com esses adversários mais brutos, os servos são muito mais capazes.

Durante o combate, é possível consumir pontos de afinidade para ativar golpes específicos pré-designados pelo jogador. Em alguns momentos, Saber pode parar tudo que está fazendo e esperar o jogador em uma área do mapa, o que permite ativar um de seus golpes combinados sem custo adicional. Também é possível mudar temporariamente o personagem controlável caso a Substitution Gauge de um servo esteja cheia.

Em especial, recomendo o uso dos ataques quando chefes carregam um golpe ultrapoderoso, adquirindo uma aura vermelha. A reação rápida ao padrão inimigo impede o ataque e o deixa atordoado por um tempo, sendo uma vulnerabilidade muito útil de se explorar.

Recarregue suas Gems lutando contra monstros

Além dos golpes físicos e dos poderes dos servos, Iori pode utilizar magias se consumir itens chamados de Gems. Porém, esse é um objeto raro, o que implica que o jogador deve ter um bom controle na hora de consumí-lo. Procure por monstros para recarregar suas reservas e lembre-se de que o limite máximo é de 99 Gems.

Riposte e seus perigos

Uma das primeiras técnicas que o jogador pode desbloquear na árvore de habilidades de Iori é o Riposte. Esta é uma técnica de contra-ataque ao desviar no momento exato em que o golpe de um inimigo iria te atingir.

Extremamente útil, esta é uma forma de causar grande dano aos adversários e reduzir Shell Gauges. Apesar disso, na prática, o timing de usar essa técnica faz com que ela seja bem arriscada. 

Muitos inimigos possuem golpes cujo ritmo não é intuitivo, uma escolha intencional de dificuldade do jogo. Por conta disso, é importante que o jogador menos habilidoso saiba abusar das outras mecânicas para garantir sua capacidade de eliminar os inimigos.

Faça bom uso dos itens de recuperação

Em Fate/Samurai Remnant, não recuperamos vida automaticamente e podemos ficar por longos períodos de tempo com HP reduzido. Para lidar com isso nos momentos em que não podemos ou não queremos voltar para casa e descansar, vale a pena parar em um quiosque e comprar alguns onigiris (Rice Balls).

Embora também possamos curar nossa vida brincando com cães e gatos nas ruas de Edo, o ganho de HP é mínimo e não é o suficiente para a maior parte dos momentos. Carregar comida se torna uma tática importante para o combate. É possível acionar o menu a qualquer momento no combate, paralisando a luta e dando ao jogador a chance de recuperar instantaneamente a sua vida.

Explore bem as Skills, Workshop Renovations e Mountings

Como um RPG, é fundamental melhorar a sua build ao longo do tempo. Para fortalecer os seus personagens, o jogador conta com alguns elementos, especialmente os equipamentos chamados de Mountings que são obtidos ao fim das batalhas. 

Cada tipo de mounting está associado a um atributo (ataque, defesa, técnica e ataque mágico) e pode conter efeitos diversos que vão além desse aspecto. Um bom exemplo disso é que alguns deles melhoram a capacidade de Iori contra tipos específicos de inimigos enquanto outros melhoram o desempenho do rapaz em estilos específicos de combate. Também é possível fortalecer esses bônus consumindo até nove marretas no sistema de Empower Mountings ou desmontá-los para obter materiais que podem ser úteis de outras formas.

Cada personagem possui uma árvore de habilidades própria, sendo possível gastar pontos obtidos ao ganhar mais níveis ou através de itens chamados de Skill Jewels. Como no Sphere Grid de Final Fantasy X, a ideia é ir desbloqueando habilidades em sequências pré-arranjadas. Além do posicionamento específico de cada grupo de poderes e do custo de desbloqueio, algumas restrições específicas também podem ser empecilhos.

Por fim, é possível gastar dinheiro e materiais para desbloquear mais funcionalidades na Workshop Renovation. Nela, podemos melhorar o valor de venda de itens, reduzir o custo de compra, melhorar a chance de encontrar Mountings raras, e várias outras coisas.

Cuidado para não perder as Digressions

Além da história principal, Fate/Samurai Remnant possui várias missões secundárias. Temos representantes e placas associados a distritos diferentes com objetivos como “fazer carinho em X gatos”, “eliminar bandidos”, etc.

Para quem só quer aproveitar a história, também há as Digressions, que são trechos de maior relevância, explorando mais a fundo os personagens envolvidos no ritual. A primeira dessas tarefas é uma missão de altíssima dificuldade, mas felizmente ela pode ser feita posteriormente também. O jogo indica claramente quando essas missões secundárias não estarão mais disponíveis se o jogador avançar a história, marcando-as de vermelho.

Mais missões e finais no New Game Plus

Por fim, gostaria de destacar que terminar o jogo abre novas missões, inimigos poderosos e finais adicionais. Com isso, caso queira ver tudo que o jogo tem a oferecer, aconselho não se preocupar tanto com fazer tudo nem correr para isso, já que elementos desbloqueados na primeira tentativa continuam valendo para o New Game Plus.

Uma jornada samurai

Fate/Samurai Remnant
traz uma jornada sólida que vale a pena explorar em seus vários aspectos. A gameplay possui uma boa variedade de elementos que podem fazer a diferença entre vitórias fáceis e esforços significativos. Vale lembrar que, além de todos os pontos acima, o jogo permite selecionar o nível de dificuldade preferido, fazendo com que o título possa ser mais tranquilo mesmo para quem não tem tanto costume com títulos de ação mais intensa.

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google