Jogamos

Análise: Gloomhaven (Multi) chega aos consoles com sua proposta complexa e desafiadora

O premiado jogo de tabuleiro de Isaac Childres chega aos consoles da Sony, Microsoft e Nintendo.

Lançado para PC em 2021 após dois anos de acesso antecipado, Gloomhaven agora está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e Switch. Este premiado jogo de tabuleiro é amplamente considerado um dos melhores dungeon crawlers da atualidade, destacando-se por sua complexidade e alto grau de desafio.

Reconhecido tanto pela crítica quanto pelos jogadores por sua profundidade estratégica e envolvimento na história, Gloomhaven tornou-se um dos board games mais populares e bem-avaliados dos últimos anos. Portanto, graças à Twin Sails Interactive, publisher do jogo, vamos avaliar como esta versão mais recente se apresenta nos consoles.

Uma jóia dos jogos de tabuleiro modernos

Originalmente lançado em 2018, Gloomhaven é uma criação de Isaac Childres, um físico com mestrado e doutorado em física pela Purdue University, após formar-se pela Universidade de Oklahoma. O jogo pertence ao gênero de combate tático em turnos e se passa em Euros, um mundo em constante evolução.
A versão física de Gloomhaven conta com quase 2000 peças, entre miniaturas, cartas, fichas e outros componentes.
Em Gloomhaven, os jogadores assumem a identidade de mercenários em um cenário de fantasia sombria. Eles exploram masmorras, enfrentam monstros e tomam decisões que impactam a narrativa e o desenvolvimento dos personagens. A jogabilidade é guiada por um sistema de cartas que determina as ações dos personagens durante o combate, adicionando um componente tático.

Uma característica notável de Gloomhaven é a utilização de um livro de campanha que desvenda a história à medida que os jogadores progridem. Isso torna cada sessão única e repleta de surpresas. Além disso, o jogo oferece uma ampla variedade de classes de personagens, itens, monstros e missões, garantindo muitas horas de diversão.

A constante mudança de objetivos ao longo das várias sessões é um dos principais atrativos de Gloomhaven. Após cada cenário, todos precisam tomar decisões sobre os próximos passos, o que influencia o desenvolvimento da história, de maneira semelhante a uma partida de RPG de mesa. No cenário cooperativo, enfrentamos monstros automatizados usando um sistema de cartas inovador para determinar a ordem de ação e as ações de cada participante em seu turno.

A cada rodada, alguém escolhe duas cartas de sua mão. Cada carta possui um número na parte superior, que determina a ordem de iniciativa. Quem tiver o número mais baixo age primeiro em cada rodada. Cada carta também possui uma habilidade na parte superior e outra na parte inferior, e o jogador decide se usará a habilidade superior de uma carta e a inferior da outra, ou vice-versa.


O grupo deve ser cauteloso, pois as cartas são perdidas permanentemente ao longo do tempo. Se os envolvidos demorarem muito para limpar uma masmorra, podem ficar exaustos e ser forçados a se retirar, o que os obriga a repetir o cenário até alcançar a vitória.

Gloomhaven é um jogo tático em que não se tolera erros. Uma estratégia mal planejada pode ser fatal, levando sua vítima a uma derrota amarga. Portanto, seja jogando solo ou em modo cooperativo, cada movimento, ação e até a reação dos inimigos em resposta às jogadas deve ser cuidadosamente planejado para evitar o fracasso.


No jogo base, há 95 cenários para explorar, enfrentando hordas de inimigos cujos comportamentos podem ser ajustados, variando de desafiador a extremamente agressivo. A escolha dos modificadores disponíveis é sua, mas mesmo no nível mais baixo, o desafio permanece alto.

No entanto, é importante estar preparado para derrotas inevitáveis. Ter a humildade de aceitar a adversidade em algum cenário, mas também aprender com ela e desenvolver uma nova estratégia para alcançar a vitória, é fundamental. Felizmente, após uma derrota, parte dos saques é mantida, permitindo melhorias no grupo por meio da aquisição de novos equipamentos, troca de mercenários e seleção de novos itens de suporte para uma nova tentativa.

Um port com muito a oferecer, mas para poucos

A versão digital de Gloomhaven, assim como a original, permite que até quatro pessoas assumam o papel de mercenários, cada um com habilidades únicas que devem ser dominadas e cartas de habilidade que devem ser usadas de forma eficiente e inteligente.

O multiplayer pode ser desfrutado tanto no modo local quanto online. Com o lançamento para consoles, a adição da funcionalidade de crossplay facilita a reunião de parceiros para explorar os diversos cenários da campanha.

A imersão no mundo de Gloomhaven é aprimorada pelas animações dos personagens, mapas animados e a riqueza de detalhes nos inúmeros cenários apresentados. Isso é um verdadeiro deleite para quem já teve a oportunidade de jogar a versão física e agora vê seus personagens ganharem vida na tela.


Pessoalmente, tive o privilégio de jogar o board game de Gloomhaven em algumas ocasiões, bem como algumas partidas no PC. Com o lançamento nos consoles, pude avaliar especialmente como os comandos intuitivos e amigáveis da versão para computador foram bem adaptados para proporcionar uma experiência agradável de jogabilidade.

Essa é uma preocupação válida para esse tipo de produto, uma vez que usar um mouse é mais intuitivo do que pressionar diversos botões para acessar menus e dar comandos aos personagens. Recebemos uma chave de acesso para PlayStation 5 e, como eu previa, jogar com o controle não é tão agradável quanto simplesmente arrastar o cursor na tela para executar ações.


O Gloomhaven digital também oferece alguns extras interessantes, como a disponibilidade das duas expansões: "Jaws of the Lion", que adiciona quatro novos mercenários e 25 cenários adicionais; e "Solo Scenarios: Mercenary Challenges", que apresenta desafios únicos para cada um dos mercenários e recompensas correspondentes.

Ao somar todos os elementos que Gloomhaven oferece, o número de cenários — ou seja, os mapas que você precisa completar para finalizar a campanha — cresce significativamente, ultrapassando a marca de 120. Isso proporciona uma considerável longevidade, com aproximadamente 80 horas para completar apenas o jogo-base e mais de 120 horas para dominar todas as nuances e desafios táticos.

Gloomhaven é um desafio que recomendo principalmente a um nicho específico de jogadores: aqueles que apreciam jogos de estratégia com alto grau de dificuldade. Ele oferece muitas horas de dedicação a quem deseja se aventurar por suas profundezas.

Uma ótima adaptação de um ótimo board game

Gloomhaven é um jogo notável que combina elementos de estratégia, narrativa e aventura em um pacote intrigante. Sua versão digital, lançada após a original em tabuleiro, mantém a essência, permitindo que até quatro aventureiros assumam o papel de mercenários com habilidades únicas, trazendo uma jogabilidade impulsionada por cartas de habilidades que exigem estratégia e tática para ser usadas com eficiência.

A adição de multiplayer, tanto local quanto online, é uma vantagem significativa e muito bem-vinda à versão para PC, já disponível há alguns anos. A inclusão da funcionalidade de crossplay torna mais fácil reunir amigos para explorar os inúmeros cenários da campanha e desfrutar de muitas horas de jogatina em grupo com uma imersão favorecida pelas animações dos personagens e pelos cenários detalhados.


A adaptação para consoles é notável e acompanha a qualidade já apresentada no PC, embora a experiência de controle possa não ser tão intuitiva. No entanto, a versão para consoles já conta com conteúdo adicional valioso por meio dos DLCs lançados anteriormente, com expansões que aumentam ainda mais a longevidade da gameplay.

Gloomhaven é um desafio para um nicho específico de apreciadores de obras de estratégia com alta dificuldade. Com mais de 120 cenários e inúmeras horas de exploração de masmorras, é uma escolha sólida para aqueles que desejam uma experiência envolvente e desafiadora.

Prós

  • O mix de habilidades dos mercenários oferece uma profundidade estratégica notável e desafiadora de dominar;
  • Uma narrativa que se desdobra à medida que os jogadores progridem, contribuindo para manter o interesse ao longo de várias sessões de jogo;
  • Quantidade de conteúdo generosa, com mais de 120 cenários, classes de personagens, itens e inimigos;
  • Multiplayer local e online, com suporte ao crossplay, permitindo que os jogadores escolham a melhor forma de jogar com seus amigos;
  • Conteúdo adicional via DLC já disponível desde o lançamento nos consoles.

Contras

  • Bastante complexo para iniciantes, exigindo tempo para aprender as regras e mecânicas;
  • A jogabilidade com controle não é tão intuitiva quanto no PC, podendo desvalorizar a experiência nos consoles;
  • A alta dificuldade do jogo pode ser um obstáculo, tornando-o mais adequado a um público específico que aprecia desafios intensos;
  • Apesar do dinamismo, a campanha é muito longa.
Gloomhaven — PC/PS5/PS4/XSX/XBO/Switch — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: PlayStation 5
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Twin Sails Interactive

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google