Sea of Stars (Multi): dicas para iniciantes

O deslumbrante mundo deste RPG indie tem vários perigos, então é bom começar a aventura preparado.

em 06/09/2023

Em Sea of Stars, uma dupla de Guerreiros do Solstício precisa dominar os poderes do sol e da lua para acabar com monstros que ameaçam o planeta. Inspirado nos clássicos, este título indie moderniza conceitos consagrados de RPGs em uma aventura nostálgica e diversa. Como é de praxe, a jornada não é fácil, principalmente por causa dos vários sistemas a serem dominados. Pensando nisso, separamos algumas dicas para se dar bem na aventura.

Explore cuidadosamente os cenários

As áreas e cidades de Sea of Stars são bem elaboradas, com vários espaços para se esgueirar, beiradas para subir e vãos para pular. Muitos segredos e tesouros estão escondidos por todos os locais, então fique muito atento e desbrave todos os cantos. Baús e passagens secretas costumam estar em locais aparentemente inalcançáveis, mas basta explorar as cercanias para encontrar os caminhos.

Mesmo assim, algumas partes só podem ser acessadas após obter certos equipamentos, como o arpão ou o anel que lança ar e empurra blocos. Nesse caso, faça uma nota mental para voltar depois. Dê atenção especial aos Santuários do Solstício, pois eles guardam novos combos ou itens valiosos — normalmente é necessário resolver algum puzzle ou ter alguma chave especial para entrar nesses locais.



Converse com todo mundo e investigue estantes

Sempre que chegar em uma nova cidade, converse com todas as pessoas, de preferência várias vezes. Pode parecer uma ação meio óbvia quando se trata de RPGs, mas, ao contrário de outros títulos, Sea of Stars não indica os personagens que oferecem missões paralelas, então a única maneira de encontrá-las é falando com todos. Inclusive, não há um menu listando todas as atividades opcionais, sendo assim é uma boa ideia anotar essas informações.

Outra ação que você deve fazer sempre é interagir com todas as estantes que aparecem pelo caminho. Não há indicação clara de que você pode investigá-las, mas basta apertar o botão de confirmar perto delas para vasculhá-las. Itens especiais, como partituras ou objetos de missão, costumam estar escondidos nelas.



Procure pelos Búzios Arco-Íris

Os Búzios Arco-Íris são conchas coloridas que podem ser encontradas em todo tipo de lugar no mundo de Sea of Stars: dentro de baús, como recompensa por missões ou em passagens secretas. Esses colecionáveis desbloqueiam muitas opções valiosas em um ponto mais avançado da trama, então sempre fique de olho em busca deles.



Dominando o combate e a evolução dos personagens

A batalha de Sea of Stars utiliza o tradicional sistema de turnos em conjunto com aspectos modernos, como comandos em tempo real. Por causa disso, às vezes as coisas podem ficar difíceis e caóticas. Fique atento a esses detalhes no combate:
  • Treine os comandos em tempo real para desferir ataques extras ou fortalecer técnicas sempre que possível. Praticamente todas as habilidades têm efeitos adicionais, inclusive as magias de cura — para fortalecê-las, aperte o botão momentos antes da cura ser aplicada. Caso tenha dificuldade, ative a relíquia Brilho Sequente para ter indicação visual clara dos acertos;
  • O dano dos inimigos pode ser reduzido ao apertar o botão para defender. Para isso, execute o comando um pouco antes do golpe do oponente acertar o herói. Curiosamente, o tutorial do jogo diz que isso é um extra, mas a verdade é outra: defender corretamente reduz significativamente o dano recebido, o que pode ser um diferencial nos combates mais complicados;



  • Uma das mecânicas do jogo é a Mana Vital, que permite fortalecer técnicas ou aplicar dano elemental a golpes normais. Para obtê-la, basta usar ataques normais no inimigo, sendo possível acumular até três esferas por vez. Use esse elemento estrategicamente para potencializar um feitiço de cura ou destruir uma das travas do inimigo, recomendo sempre deixar ao menos uma unidade de reserva. Não deixe de utilizá-la, pois ela some no fim do combate;
  • Os pontos de combo permitem ativar técnicas especiais que exigem dois personagens. Use-as com cuidado, em especial para quebrar travas ou derrotar muitos inimigos simultaneamente. Assim como a Mana Vital, os pontos de combo desaparecem ao fim da batalha, então não esqueça de utilizá-los;
  • Oponentes que estão carregando uma técnica poderosa podem ser interrompidos ao quebrar todas as suas travas. Para isso, basta acertar golpes dos tipos indicados — abuse dos combos e Mana Vital para impedir o inimigo. Nem sempre será possível interromper completamente todos os monstros, mas se esforce para quebrar o máximo de travas possível, pois isso diminuirá o poder desses ataques;



  • Não deixe de usar os pontos de magia para executar as habilidades especiais, pois é fácil recuperá-los com ataques normais. Porém, não exagere: é importante ter um pouco de magia disponível para emergências, como curar heróis à beira da morte ou para quebrar travas rapidamente;
  • Sempre que possível, inicie a batalha com iniciativa, pois isso cria um ponto de Mana Vital já no primeiro turno. Para isso, aproxime-se de um inimigo por trás e aperte o botão de ação ou então use o arpão;
  • Todos os inimigos têm diferentes fraquezas que, infelizmente, não ficam registradas em nenhum lugar. Com isso, fique atento aos indicadores de fraqueza e resistência durante o combate para maximizar o dano;
  • Equipe o item Ábaco para ver a vida dos inimigos normais. Com essa informação, é possível tomar decisões melhores em combate. Lá para a metade da aventura, aparece uma versão melhorada do equipamento que exibe também as fraquezas dos inimigos;
  • Ao subir de nível, podemos escolher um atributo para melhorar ainda mais. De todas as opções, a melhor sempre vai ser pontos de magia, pois nos permite usar mais técnicas em combate. Sendo assim, escolha essa opção sempre que ela aparecer.

Cozinhe com consciência

Ao contrário de outros RPGs, o inventário de Sea of Stars é bem enxuto e só podemos carregar dez itens de recuperação por vez. E essas refeições, por sua vez, precisam ser preparadas em fogueiras disponíveis ao acampar. Com isso, na hora de cozinhar os pratos, escolha com cuidado o que levar, afinal o espaço é limitado. Uma boa estratégia é levar ao menos um item para reviver aliados, duas refeições capazes de curar todo o grupo de uma vez e alguns pratos que também recuperem pontos de magia.



Colete todos os ingredientes

Tomates, ervas e outros ingredientes estão espalhados pelos cenários do jogo. Quando vir algum desses itens, não hesite em coletá-los. Além de poderem ser utilizados nas receitas, o excedente pode ser vendido para obter algum dinheiro. Lembre-se também de sempre pescar para obter peixes.



Customize a experiência com as relíquias

As relíquias são itens com efeitos especiais poderosos diversos. Algumas delas, por exemplo, permitem diminuir a dificuldade do combate ao ativar ataques duplos sem apertar botões ou ao reduzir a defesa dos inimigos. Há também opções para fora do combate, como desconto de 10% em todas as lojas ou facilitar o minigame de pescaria. Caso tenha dificuldade em algum ponto, dê uma olhada nas relíquias disponíveis e ative-as no menu. Esses itens são encontrados em baús espalhados pelo jogo ou podem ser comprados em certas lojas.

Acampe com frequência

Ao encontrar uma fogueira, o grupo pode montar acampamento para descansar. Várias atividades estão disponíveis nesses momentos, como cozinhar, ouvir as histórias de Teaks ou descansar para recuperar a vida e magia. Além disso, às vezes os aliados dão leves dicas sobre os próximos objetivos, então é uma boa ideia conversar com eles caso esteja perdido. Lembre-se que é possível acampar no mapa ou no barco, basta segurar L enquanto estiver no mapa-múndi.



A jornada das Crianças do Solstício não é fácil, mas com essas estratégias a aventura pode ser um pouco mais agradável. Tem dúvidas ou outras dicas? Não deixe de mencionar nos comentários.
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut
Siga o Blast nas Redes Sociais

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).