Jogamos

Análise: Sticky Business (PC) nos desafia a gerenciar uma simpática loja de adesivos

As suas mecânicas simples e os desafios pouco punitivos o tornam uma excelente escolha para jogadores mais casuais.


Sticky Business
é um jogo de gerenciamento no qual temos o controle de uma loja de adesivos e precisamos tornar o negócio rentável com o tempo. O jogo aposta em mecânicas simples e uma ambientação agradável para atrair, principalmente, jogadores que buscam algo mais casual para passar o tempo. Mesmo tendo espaço para melhorias, Sticky Business consegue cativar e entregar uma experiência muito prazerosa.

Começando seu novo negócio

Para tornar nosso negócio atrativo em Sticky Business, precisamos criar adesivos criativos para chamar a atenção de nossos clientes e, assim, lucrar e poder expandir nossa empresa. Durante a campanha, vamos encontrar alguns clientes especiais com os quais teremos maior contato e por consequência descobrir muitos detalhes de suas histórias de vida.




Mesmo com a total liberdade criativa para fazer os adesivos, precisamos atender a demandas específicas desses clientes para dar continuidade à história. Por exemplo: eles podem falar que gostam de animais ou até mesmo de jogar RPG, então uma nova interação só é desbloqueada quando criamos novos adesivos com esses temas.

O jogo combina muito bem alguns elementos que criam uma ambientação atrativa para os jogadores. Os gráficos em pixel art são lindos e possuem cores bem saturadas para chamar a atenção. A trilha sonora em lo-fi também ajuda a criar um ambiente calmo, tornando o jogo uma ótima opção para relaxar e passar o tempo.



O dia a dia da sua empresa

A nossa rotina em Sticky Business é bem monótona. Após criar os adesivos e disponibilizá-los para venda, precisamos imprimi-los para criar um estoque. Com a chegada dos pedidos dos clientes, precisamos montar a embalagem com os adesivos e podemos incrementá-la com papéis, doces e enfeites para torná-la mais bonita.

Cada pedido concluído rende ao jogador dinheiro e corações, utilizados para comprar melhorias para loja, novos elementos para criação de adesivos e decoração das embalagens. À medida em que a loja vai se tornando mais popular, mais recursos entram em caixa e as possibilidades de expansão e criação aumentam.




A principal mecânica presente em Sticky Business é a criação de adesivos. Mesmo simples, ela é bem feita e fornece muitas opções para os jogadores utilizarem a criatividade da forma que bem entenderem. Os adesivos são separados por categorias, como: animais, plantas, jogos, frases e alimentos, por exemplo. O painel de criação funciona a partir do arrastar dos elementos e podemos alterar seu posicionamento, inclinação, cor e a espessura das bordas.

Um elemento importante com o qual precisamos ter atenção é o tempo. Cada ação realizada consome um pouco de tempo do nosso dia e precisamos gerenciá-lo para que todos os pedidos sejam atendidos antes de irmos dormir. No entanto, em nenhum momento o jogo te desafia a ser atencioso com isso. Durante toda a campanha, não tive a mínima necessidade de planejar minhas ações nem mesmo corri o risco de não atender os clientes.



Pouco atrativo para os mais exigentes

Sticky Business possui uma dificuldade muito baixa, não sendo um desafio para jogadores minimamente exigentes. As poucas opções de ações também o tornam repetitivo muito rapidamente, o que me faz entendê-lo como um jogo focado em um público mais infantil ou até mesmo para jogadores mais casuais que procuram algo para passar o tempo. Isso não chegou a ser um problema para mim, mas é bom deixar o alerta para quem se interessar.

Uma coisa que me incomodou foi ver que a criação poderia ser melhor explorada. Fazer um adesivo durante o expediente gasta muito tempo e, por muitas vezes, eu passava dias sem ter a possibilidade de entrar no editor e criar alguma coisa. Acredito que uma pequena mudança no consumo do tempo poderia fazer com que os jogadores aproveitassem melhor essa mecânica.

Além disso, há alguns pequenos detalhes que podem melhorar com relação à interface. Por exemplo, quando vamos montar a embalagem do pedido e o cliente pede 20 unidades de um certo adesivo, precisamos percorrer uma pequena janela para encontrar esse modelo no meio de todos os criados e depois clicar 20 vezes para colocar todos na caixa. Uma pequena atualização que modifique a janela de adesivos e facilite a seleção de múltiplos itens será muito bem-vinda.



Agradável e divertido, mas para um público específico

Sticky Business talvez seja o jogo de gerenciamento mais básico que tive a oportunidade de experimentar, mas isso não tira suas qualidades ao entregar uma experiência agradável aos jogadores. Acredito que seu público alvo seja os mais casuais, que buscam uma atividade para passar o tempo e relaxar, ou até mesmo as crianças, pois a ferramenta de criação de adesivos é uma excelente opção para atiçar a imaginação dos mais novos.

Prós

  • Os gráficos e trilha sonora criam um ambiente agradável para o jogador;
  • Há muitas opções de elementos para criação de adesivos;
  • A sua jogabilidade simples e pouco exigente é perfeita para jogadores casuais e crianças.

Contras

  • Não é uma boa opção para jogadores mais exigentes;
  • A mecânica de criação de adesivos poderia ser melhor utilizada;
  • Algumas interfaces poderiam ser atualizadas para melhorar a experiência do jogador.

Sticky Business — PC — Nota: 7.0

Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise feita com cópia digital cedida pela Assemble Entertainment

É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google