Microsoft não pretende lançar uma versão mais potente do Xbox Series, afirma Phil Spencer

O chefe do Xbox acredita que os jogadores não desejam novos consoles no momento e, dessa forma, entende ser uma melhor opção focar no Xbox Series X/S.


Xbox One X e PlayStation 4 Pro foram as versões atualizadas dos videogames da oitava geração. E, uma vez que os consoles costumam ser substituídos quando completam seis anos no mercado e tanto o PlayStation 5 como os Xbox Series foram lançados em 2020, era esperado que esse cenário voltasse a ocorrer neste ano. No entanto, de acordo com Phil Spencer, os jogadores do Xbox não precisam se preocupar com isso, pois a Microsoft não pretende lançar uma versão mais potente da sua plataforma.


O líder do Xbox parece entender que os consoles atuais da marca ainda transmitem uma sensação de novidade para o público. Uma vez que, durante entrevista ao site Bloomberg, ele revelou não ter interesse em lançar um videogame com especificações mais avançadas quando afirmou que “esse não é o feedback que nós estamos recebendo agora e por isso estamos muito focados no hardware que nós temos."

Na conversa, que aconteceu logo após o término do Xbox Games Showcase, Spencer também comentou que o seu maior objetivo é que os produtos da marca sejam determinados pelos desejos dos jogadores e que esse é o motivo pelo qual a equipe “não saiu por aí fazendo um monte de jogos de NFTs e games de Blockchain.” 

Essa estratégia da gigante norte-americana pode ser comprovada quando comparamos a situação em que se encontram os consoles Xbox Series com a enfrentada pelo Xbox One três anos após o seu lançamento. Começando pelos consoles atuais, é possível notar que eles foram planejados para alcançar um público mais amplo por contar com opções tanto para quem procura o que há de mais avançado em tecnologia como para os gamers que só querem se divertir sem dar muita importância para os gráficos.

No que se refere ao Xbox One, em 2016 a Microsoft ainda estava tentando apagar a má reputação causada pelo lançamento desastroso do console ao anunciar o Xbox One S e Project Scorpion, nome inicial do Xbox One X, bem como a iniciativa Play Anywhere, cujo objetivo era levar os jogos do videogame para o PC e vice-versa. 

Por mais que fosse esperado que esses cenários fizessem com que as novas plataformas alcançassem uma popularidade maior, as duas gerações de consoles Xbox apresentam uma vendagem equivalente. Na medida em que, mesmo a empresa não divulgando números oficiais, alguns analistas de mercado afirmam que o Xbox One levou sete anos para vender pouco mais de 50 milhões de unidades enquanto os consoles Xbox Series ultrapassaram recentemente a marca de 20 milhões de vendas.

Entretanto, esse relativamente baixo número de vendas dos consoles atuais da marca pode ser explicado pelos impactos que a pandemia de Covid-19 causou na indústria de games. Uma vez que o isolamento social acentuou a falta dos semicondutores utilizados na produção desses aparelhos, o que fez com que muitos jogadores não encontrassem os videogames nas lojas. Sendo assim, a Microsoft decidiu lançar vários jogos para a geração passada a fim de aumentar o público que teria acesso a esses títulos.

É possível confirmar essa afirmação ao observar que além de Microsoft Flight Simulator e dos últimos lançamentos da Bethesda — Redfall e Hi-FI Rush — todos os jogos do Xbox Games Studios nos últimos anos foram lançados, além do PC, para a atual e anterior geração de consoles. Prática que não aconteceu na transição do Xbox 360 para o Xbox One, com Killer Instinct, Forza Motorsport 5 e Ryse: Son of Rome sendo alguns dos títulos que foram exclusivos do videogame da oitava geração.

Mesmo que esse cenário pareça indicar que ainda não foram extraídas todas as possibilidades dos consoles atuais da marca, existem pessoas importantes na indústria que não pensam dessa forma, com Strauss Zelnick sendo alguns dos exemplos mais proeminentes. Isso porque o presidente da empresa responsável por GTA V, Borderlands 3 e Bioshock afirmou, durante uma entrevista para o site GamesIndustry no início desse ano, que atualizações do PlayStation 5 e Xbox Series eram muito “prováveis".

De qualquer maneira, agora que a crise dos semicondutores amenizou, é provável que, se não versões mais potentes, novos modelos de consoles cheguem ao mercado, como é o caso do Xbox Series S Carbon Black. Na cor preta e contendo 1 terabyte de memória, o aparelho custará 349,99 (algo em torno de R$ 1.700) e será lançado no primeiro dia de setembro, ou seja, bem a tempo do lançamento de Starfield. Por mais que o console tenha sido anunciado para todo o mundo, a Microsoft não revelou o preço para o Brasil.


Apaixonado por games e tudo que envolva cultura pop.


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