Star Ocean: The Second Story R (Multi): remake do JRPG clássico será lançado em novembro; veja dois trailers

O remake renova uma das melhores entradas da saga que une ficção científica futurista e fantasia antiga.


No último dia 15, uma imagem encontrada no site de suporte da Square Enix trazia a logo para Star Ocean: The Second Story R, título ainda não anunciado até então. Durante o Nintendo Direct de hoje (21), o rumor foi confirmado: o remake do JRPG clássico de PS1 está em produção e será lançado para PS4, PS5 e Switch em 2 de novembro.

Podemos ver que o remake constrói um visual 2.5D com cenários tridimensionais e personagens em sprites pixelados. Tal estilo que remete ao HD-2D que a Square Enix tem usado em jogos como Octopath Traveller, mas em Star Ocean parece querer emular a estética de JRPGs  32-bits e seus fundos pré-renderizados que parecem tomadas de câmeras em diferentes ângulos.




A nova versão será modernizada com dublagem em japonês e inglês, opção entre musicas originais e rearranjadas, ilustrações de personagens renovadas e mais dinâmicas, algumas novas mecânicas de batalha e viagem rápida.

O jogo original foi lançado m 1998 pela Enix, antes da fusão com a Squaresoft, e recebeu algumas melhorias em 2008, quando chegou ao PSP sob o título de Star Ocean: Second Evolution. Essa versão recebeu port para PS4 e PS Vita, mas ficou restrita ao Japão. Com o anúncio de hoje, a segunda história  da saga finalmente chegará a plataformas modernas em outros países.

De combate rápido em tempo real, Star Ocean: The Second Story misturou ficção científica e fantasia, destacando-se em sua época por permitir escolher entre dois protagonistas que influenciam na campanha e em personagens que ingressam no grupo principal. Repleto de ações opcionais e segredos, o jogo podia levar a dezenas de finais, dependendo dos personagens no grupo e na relação entre eles, que era desenvolvida por um sistema chamado Private Action, que dava ao jogador de ter eventos cotidianos entre a protagonista e seus companheiros de aventura em cada cidade por onde passam.

Veja abaixo o trailer de anúncio da Square Enix e o trailer explicativo exibido na Nintendo Direct:


Fonte: Nintendo Direct, Square Enix

Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies.