Jogamos

Análise: Bread & Fred (PC) tem o que é necessário para divertir, frustrar e brigar com os amigos

A dificuldade elevada e a necessidade de movimentos precisos e coordenados tornam o jogo desafiador e frustrante na medida certa.


Quando dois pinguins decidem se unir para subir um pico congelado, cooperação e movimentos precisos serão fundamentais para que ambos cumpram o objetivo. Em Bread & Fred estamos no controle de uma dupla de pinguins ligados por uma corda e que precisam se utilizar de movimentos baseados em física de pêndulos para superar vários desafios de plataforma.

O título produzido pela SandCastles Studios e publicado pela Apogee Entertainment é uma aventura cooperativa para dois jogadores e um daqueles jogos feitos para brigar com os amigos: dificuldade elevada, muito punitivo com erros e constantemente frustrante. No entanto, essas características não o impedem de ser muito divertido e proporcionar algumas horas de lazer com os amigos.

Dois pinguins e uma corda

Bread & Fred é bem direto ao ponto. Os dois pinguins que dão nome ao jogo decidem escalar a montanha que fica próxima à vila em que vivem. Amarrados por uma corda, as aves decidem se aventurar pelos vários desafios que o local proporciona. Apesar de haver uma opção para jogar sozinho, o ideal é jogar Bread & Fred com um amigo ao seu lado para que a coordenação de movimentos seja feita da maneira mais precisa possível.

No momento, não há um modo multiplayer que permita jogar online com os amigos, a não ser o Remote Play do Steam, que não garante a melhor experiência por conta do lag. A sua dificuldade padrão é muito alta e qualquer erro é extremamente punitivo.




Jogos cooperativos como Bread & Fred costumam ser faca de dois gumes, principalmente por envolver uma jogabilidade que exige muita precisão. Em seu estado natural, o título não é atrativo para jogadores muito casuais e os momentos de frustração são constantes até para quem tem habilidade com jogos desse estilo. No entanto, superar desafios com um amigo do lado é uma atividade muito prazerosa e divertida. Quem jogou Overcooked (Multi), por exemplo, sabe do que estou falando.

Por conta disso, há algumas opções de acessibilidade disponíveis para serem usadas a qualquer momento que o tornam mais interessante aos jogadores. Essas opções permitem a marcação de checkpoints, melhoria na habilidade de agarrar paredes, puxar a corda enquanto seu amigo está pendurado e até nos saltos infinitos. Considerando a dificuldade, acho que é fundamental ter essas alternativas para tornar a experiência mais agradável, principalmente a marcação de checkpoints. 




Os pinguins possuem poucas habilidades, mas todas são funcionais e bem aproveitadas durante o jogo. Além de saltar, eles podem segurar em paredes e balançar o amigo com a corda como se fosse um pêndulo para alcançar locais mais distantes. Além disso, há muitas variáveis que devem ser consideradas, como o tempo que os pinguins conseguem se segurar na parede, velocidade do pêndulo e ângulo de saltos, por exemplo. Isso o torna um jogo complexo e que exige coordenação e movimentos rápidos.

Ao longos dos 500 metros de subida, encontraremos desafios como plataformas móveis, pisos que se desfazem e ventos que te empurram para longe. Quando combinados, esses elementos criam adversidades complexas e, por vezes, muito frustrantes. Qualquer erro pode te derrubar por dezenas e até centenas de metros para baixo.




Mas para quebrar um pouco esse clima de tensão, há alguns desafios espalhados pela montanha, personagens para conversar e para realizar interações entre as aves. Todos os pinguins que aparecem são carismáticos, tendo personalidades marcantes, e o pixel art e trilha sonora utilizados tornam a aventura mais agradável.



Uma pedra pode ser sua melhor amiga

Mesmo que a maior parte da diversão (e da raiva) esteja em compartilhar o jogo com algum amigo, Bread & Fred permite que a aventura seja desfrutada em modo solo. Nesta opção, um dos pinguins é substituído por Jeff, uma pedra com um rosto desenhado. A proposta continua sendo a mesma: utilizar de física para realizar movimentos de salto, mas agora com um objeto inanimado como companheiro.

Como Jeff não pode se movimentar, precisamos carregá-lo por todo o trajeto, o que diminui nossa mobilidade, além de arremessá-lo nas plataformas e paredes para realizar nossos movimentos. Da mesma forma, Fred é o nosso pêndulo para acrobacias e suporte de peso para escaladas.




Jogar sozinho não tem o mesmo valor do que com um amigo, principalmente pela limitação de movimentação. Mas vale destacar que, mesmo dentro desses limites, é possível desfrutar de Bread & Fred de maneira completa sem alguém ao seu lado. Senti que dessa forma o jogo se torna mais difícil e as opções de acessibilidade se tornaram mais necessárias. 

Um último ponto que vale destacar é a possibilidade de ocorrer alguns bugs enquanto joga com o Jeff. Dependendo da forma que a pedra é jogada, há o risco de seu pinguim ficar travado em uma parede devido ao tamanho da corda (que restringe sua movimentação) e não conseguir se movimentar para nenhuma direção. Quase perdi meu progresso algumas vezes por conta desse problema.



Cuidado para não perder os amigos

Bread & Fred é uma excelente opção para quem gosta e tem alguém para jogar ao seu lado. A aventura dos pinguins é cheia de carisma, tensão e frustração, mas proporciona boas horas de diversão (e discussões) entre os jogadores. O título também se adapta para as mais diversas situações, tendo um modo singleplayer e opções de acessibilidade que o torna mais agradável para jogadores casuais. 

Prós

  • As opção de acessibilidade o tornam um jogo mais atrativo para jogadores de qualquer nível;
  • Os cenários em pixel art e a trilha sonora são bem feitos e combinam com a personalidade carismática dos pinguins;
  • Mesmo que não seja o ideal, há a alternativa de jogar sozinho;
  • Há muitos segredos e missões espalhados pela montanha, o que quebra um pouco a tensão das partes mais difíceis. 

Contras

  • Não há uma boa opção para jogar online com os amigos;
  • Mesmo que seja funcional, jogar com Jeff é custoso por interferir muito na mobilidade do pinguim, além de eventuais bugs.
Bread & Fred — PC — Nota: 8.0
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise feita com cópia digital cedida pela Apogee Entertainment

É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google