Activision: CEO usa Guitar Hero para demonstrar como a IA vai impactar a criação de novos jogos

Bobby Kotick está no comando da empresa desde 1991, mas foi acusado de acobertar as práticas de assédio cometidas por parte dos seus funcionários.


O presidente da Activision, Bobby Kotick, durante uma reunião de negócios, afirmou considerar a Inteligência Artificial uma tecnologia que afetará positivamente a criação de novos títulos, sugerindo a série Guitar Hero como uma das beneficiadas. Além disso, ele comentou ter a sensação de que a IA irá transformar a sociedade de forma parecida como aconteceu com o Macintosh, computador da Apple que popularizou a interface gráfica.


O site de notícias Kotaku publicou uma matéria em que compartilha a opinião de algumas personalidades importantes da indústria de games sobre a Inteligência Artificial. E entre as ideias citadas aparece a do CEO da Activision, Bobby Kotick, que está no comando da empresa desde 1991 e é um dos principais responsáveis pela companhia se tornar a editora de software mais lucrativa do entretenimento mundial.

A reportagem compartilha algumas passagens da reunião de negócios da Activision Blizzard que ocorreu na semana passada. No encontro Kotick foi questionado sobre qual o papel que a Inteligência Artificial irá exercer no futuro da empresa e da indústria de games como um todo.  Na resposta, em tradução livre, ele disse que:

"Eu conheço Sam Weltman e os caras que trabalham no OpenAI há muito tempo. Eu não sei quantas pessoas se deram conta de que muitas das IAs atuais, incluindo o ChatGPT, começaram com a ideia de vencer um jogo, como Warcraft, Dota, Starcraft, Go ou xadrez. Mas todas essas tecnologias de Inteligência Artificial que possuem linguagem de aprendizado inicialmente foram criadas com o objetivo de triunfar em um game.

E acho que uma das coisas que eu experimentei no último ano foi aquela mesma sensação que tive quando eu vi o primeiro Macintosh, em relação sobre quão significativo o impacto da IA poderia ser na sociedade, tanto positivo como negativo. Mas para o nosso negócio, eu acredito que terá um profundo impacto positivo nas coisas que seremos capazes de fazer no desenvolvimento de games para nossos jogadores. Isso nos permitirá realizar coisas que não conseguimos há muito tempo.

Se você pegar o exemplo de Guitar Hero, eu sempre tive uma ideia de como um novo produto Guitar Hero poderia ser, mas sem Inteligência Artificial e os processadores embutidos em celulares, computadores e nos consoles de video game que permitem alcançar a velocidade de processamento necessária para utilizar IA, nós nunca alcançaríamos a fase na qual a Inteligência Artificial está pronta para se tornar realidade e ser aplicada nos games igual a que estamos agora. E eu penso que se você olhar para os próximos cinco ou sete anos, o impacto no desenvolvimento de jogos será extraordinário."

O último título da franquia Guitar Hero, que alcançou grande sucesso no início dos anos 2000, foi lançado em 2016 com o nome de Guiar Hero Live. Apesar de empolgar os fãs, o jogo não atingiu as expectativas de vendas da Activision, o que tornou incerto o futuro da série.

Por mais que tenha alcançado grandes feitos, Bobby Kotick viu sua imagem abalada por diversos problemas nos últimos anos, como determinar que vários estúdios trabalhassem exclusivamente com a franquia Call of Duty e os diversos relatos de que ele apoiou e ocultou as práticas de assédio e abuso sexual de funcionários que ocupavam cargos superiores hierarquicamente na empresa.


Fonte: Kotaku


Apaixonado por games e tudo que envolva cultura pop.


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