Jogamos

Análise: Sorcerer's Choice: Angel or Demon? (PC): pactos sobrenaturais e a busca por si mesmo

Visual novel BL da Varenyett acompanha a história de um jovem feiticeiro em uma encruzilhada de decisões.

em 20/04/2023
Sorcerer's Choice: Angel or Demon?
é uma visual novel BL (boys’ love, ou seja, romance entre rapazes) desenvolvida pela Varenyett e que será lançada no PC (Steam, JAST Store) em inglês no dia 21 de abril pela JAST Blue. Como a primeira parceria da subsidiária focada em BLs da JAST com uma empresa que não é a Nitro+Chiral, a obra é um passo significativo para a sua expansão, trazendo uma experiência de fantasia curiosa para o mercado ocidental.

Um mundo de feitiços e contratos

Sorcerer’s Choice conta a história do jovem Lucil. Neto de um grande feiticeiro, o garoto tem um grande potencial para a magia, mas não consegue aproveitá-lo tão bem. O rapaz sempre viveu em uma cabana com seu avô em harmonia com os espíritos da floresta, mas sem o interesse em se abrir para o mundo exterior.

Infelizmente, um dia, um grupo de humanos comuns invade a floresta, incendiando o lar dos feiticeiros em uma espécie de “caça às bruxas”. Para evitar que os dois morressem nesse evento catastrófico, o velho feiticeiro teleporta seu neto para longe, na expectativa de que o garoto pudesse ser encontrado e recuperasse as suas forças.

Em meio a uma forte chuva, Lucil encontra duas figuras misteriosas com auras sobrenaturais antagônicas: de um lado, uma força das sombras; do outro, uma criatura de luz. Cabe ao jogador escolher um deles para formar um contrato com esse indivíduo e vivenciar a sua história mais de perto. Como uma visual novel BL, essa escolha também já determina o interesse romântico de Lucil, embora a obra também tenha finais alternativos que envolvem os três se relacionando sexualmente.

O anjo de luz

Do lado da luz, temos o anjo Flow. Embora suas feições loiras, longilíneas e bem europeias sejam bem similares à representação usual de figuras angélicas, a sua personalidade é bem estabanada. Ele tem um coração muito puro e queria fazer o bem para todos, agindo como uma espécie de médico em uma vila humilde, mas obedece fielmente às ordens superiores dos Céus.

Lucil não consegue lidar muito bem com a personalidade de Flow, tendo vontade de torcer o seu pescoço ou pelo menos dar uma bronca no anjo toda vez que ele age de forma estúpida. Porém, como ele sabe que Flow não faz por mal, ele acaba se aproximando dele pouco a pouco.

O demônio sedutor

Já as trevas são representadas pelo sedutor Lobelia. Sombrio e misterioso, o demônio tende a agir de acordo com seus caprichos. Em vez de curar Lucil sem pedir nada em troca, Lobelia já estabelece desde o início a necessidade de um contrato para poder usar seus poderes.

Em troca de ajudá-lo a recuperar o que perdeu, Lucil deve deixar que Lobelia possa fazer o que quiser com o seu corpo. Eles logo entram em uma relação abusiva na qual os desejos carnais do demônio vêm em primeiro lugar. Porém, graças à sensação afrodisíaca do corpo de Lobelia, Lucil acaba aos poucos se sentindo preso na sua teia.

Sentimentos e corrupção do ego

Em linhas gerais, Sorcerer’s Choice é ambientado em uma fantasia medieval cuja mitologia é baseada em conceitos religiosos ocidentais tradicionalmente conhecidos na comunidade judaico-cristã. O contexto de anjos e demônios e até mesmo a forma como a magia é apresentada forma uma estrutura genérica e simplória que poderia ter sido explorada mais a fundo.

Em compensação, o foco real da obra é nos relacionamentos entre os personagens, mostrando estruturas contrárias para o desenvolvimento do romance. Enquanto Flow oferece uma aproximação mais gradual em que ambas as partes tendem a evitar o assunto até a reta final ou um dos finais ruins, Lobelia começa pelo envolvimento sexual para depois ser possível perceber os seus aspectos emocionais.

Vale destacar que apenas Lucil, Flow e Lobelia são personagens realmente importantes e ativos na trama, com participações secundárias de baixíssima presença. Em termos gerais, é curioso ver a presença dos rapazes principais nas “rotas dos adversários” e a forma como isso impacta na estrutura de finais ruins como uma espécie de tentação que o jogador deve evitar.

Em ambos os casos, cenas bem pesadas podem acontecer, especialmente envolvendo estupro do protagonista. Outros tópicos envolvendo Síndrome de Estocolmo, manipulação e outras formas de abuso são especialmente presentes na rota do demônio. Apesar da exploração desse tipo de conteúdo poder fornecer discussões interessantes, ele é mais apresentado como fetiche e motivação para reviravoltas de roteiro, o que acaba sendo um pouco superficial e leviano.

Um mundo de época

Uma coisa que chama especial atenção em Sorcerer’s Choice é o seu aspecto visual. Não apenas os personagens possuem traços longilíneos atraentes, mas há toda uma estética de coloração que ajuda a dar uma sensação de textura e magia aos seus designs. Os ambientes também chamam a atenção por seu nível de detalhe, até colocando alguns personagens diretamente no fundo da cena em raras ocasiões.

Há uma boa variedade de cenários de época, que vão desde um vilarejo simples e o interior de uma das casas a corredores e cômodos bem variados do castelo em que Lobelia vive. A trilha sonora também é muito bem selecionada com várias músicas clássicas que, embora não sejam originais, reforçam não apenas a sensação de cada cena, mas a ambientação geral de um período histórico pregresso.

No fim das nossas próprias escolhas

Sorcerer's Choice: Angel or Demon? é uma visual novel BL com um estilo gráfico bem chamativo e uma ambientação de fantasia um pouco genérica, mas relacionamentos românticos com fortes doses eróticas bem desenvolvidos. Para fãs do gênero, é uma fácil recomendação, assim como para quem gosta de ler obras de romance que tendem a um lado mais sombrio.

Prós

  • Visualmente deslumbrante, com um estilo artístico que reforça a sensação de algo único;
  • Relacionamentos românticos e eróticos bem desenvolvidos em ambas as rotas;
  • Trilha sonora de música clássica com belas escolhas para reforçar a sensação de uma experiência de época.

Contras

  • Ambientação medieval um pouco genérica e subexplorada;
  • Algumas situações tensas envolvendo Síndrome de Estocolmo, abusos e manipulação poderiam ser melhor discutidas.

Sorcerer's Choice: Angel or Demon? — PC — Nota: 8.0

Revisão: Thais Santos
Análise produzida com cópia digital cedida pela JAST Blue


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.