Blast from the Past

Enduro: 40 anos desafiando os perigos nas estradas do Atari 2600

Um revolucionário jogo de corrida com mudanças dinâmicas de clima e passagem do tempo.


Enduro é um jogo de corrida produzido pela Activision e desenvolvido pelo programador Larry Miller em 1983. O jogo, que acaba de completar 40 anos, é um dos mais amados e lembrados jogos do Atari 2600, presente em toda lista de melhores jogos do console e ganhou o prêmio de melhor jogo de esporte no Arkie Awards de 1984.

Uma prova de resistência

O game representa uma corrida de longa duração na qual o piloto precisa ultrapassar uma certa quantidade de carros dentro de um limite de tempo, que corresponde a um dia dentro do jogo. 
O objetivo do jogo é ultrapassar a cota de 300 carros no intervalo de um dia.
Ao cumprir a cota necessária, que é de 200 carros no primeiro dia e 300 a partir do segundo dia, o jogador recebe uma bandeirada e pode dirigir livremente até o amanhecer do próximo dia, quando a contagem de ultrapassagens recomeça.

O jogo recomeça ciclicamente com dificuldade progressiva até que o jogador não consiga cumprir a cota de ultrapassagens. A título de curiosidade, o jogo termina no 103⁰ dia, mas essa é uma tarefa praticamente impossível de cumprir sem usar truques.

A partir do quinto dia, o jogador é premiado com um troféu, exibido ao lado da meta de carros a ultrapassar. À época de seu lançamento, se o jogador tirasse uma foto da tela com esse troféu e enviasse à Activision, receberia pelo correio um emblema para costurar na roupa e provar sua perícia para todos.
Pra costurar na sua jaqueta e mostrar pros colegas que você é piloto profissional!

Lanternas na escuridão

Uma das características mais impressionantes de Enduro é sua mecânica de alterar dinamicamente a hora do dia e clima, fatores que afetam a jogabilidade. Isso é algo raro de se ver mesmo em jogos de corrida modernos. 

Nos cenários cobertos com neve, além do visual com paisagens brancas, o carro tende a deslizar mais nas curvas e os freios são muito menos eficientes. À noite a visibilidade fica comprometida e só podemos ver as lanternas traseiras dos oponentes, Mas o maior desafio está no cenário noturno com neblina, em que a visibilidade fica reduzida à metade, exigindo reflexos rápidos do piloto. 
Neblina, o maior desafio do game!
Enduro é surpreendentemente sofisticado para seus 4kb de memória, não só nos visuais, mas também no áudio. O som do motor imita o efeito de aumento de rotação e troca de marchas e fica abafado quando corremos no cenário com neve.

Meu primeiro carro

Enduro foi o meu primeiro jogo de corrida, aquele que me preparou para dirigir à noite e com neblina. Naquelas estradas sinuosas, enfrentando os desafios da natureza, eu ficava pensando em quão incrível era o poder dos videogames em simular situações da vida real e quanto os jogos de corrida evoluiriam nos próximos anos. 
Dirigindo à noite, muito antes de Need for Speed Underground.
Recentemente a Microsoft anunciou as características do próximo Forza Motorsport, simulador de última geração de consoles Xbox que também conta com alteração em tempo real das condições climáticas e passagem do dia, mas com um nível de simulação muito próximo à realidade. É interessante acompanhar a absurda evolução tecnológica dos games ao longo de quatro décadas de mercado, uma jornada tão longa e cheia de adversidades quanto uma partida perfeita de Enduro.

Revisão: Thais Santos

é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
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