Forza Motorsport (XSX/PC): Turn 10 revela novos detalhes do jogo na Developer Direct

Jogo foi reescrito do zero com código focado nos consoles de nova geração Xbox Series.


Durante a apresentação Xbox & Bethesda Developers Direct realizada neste domingo, 25 de janeiro, o estúdio Turn 10 revelou novos detalhes de Forza Motorsport, o primeiro jogo de corrida exclusivo para consoles Xbox Series. O jogo contará, no lançamento, com mais de 500 carros, 20 cenários, gráficos dinâmicos com ray tracing, audio aprimorado com sistemas dedicados, clima e hora do dia com mudanças dinâmicas e muito mais.
 
O vídeo foi apresentado por Chris Esaki, diretor criativo do estúdio Turn 10, que revelou que o novo Forza Motosport visa trazer uma experiência de nova geração e foi construído do zero tendo como base os consoles Xbox Series, para trazer "o jogo de corrida tecnicamente mais avançado já feito."

Gabriel Garcia, diretor de arte de veículos, revelou que o jogo contará com mais de 500 modelos em seu lançamento, sendo mais de 100 inéditos na franquia Motorsport e dispondo de 800 upgrades únicos. Segundo ele, os avanços na modelagem física são maiores que os apresentados em Forza Motosport 5, 6 e 7 combinado, resultando em simulação apurada de aceleração, frenagem e comportamento em curvas.

A modelagem de materiais e shaders foi refeita do zero, em altíssima resolução e otimizados para utilização de tecnologia Ray Tracing. As pinturas foram modeladas usando espectofotômetros a fim de capturar múltiplas informações do comportamento da luz nas superfícies, o que faz com que a pintura pareça muito mais realista em superfícies metalizadas pintadas e brilhos.


O dano e a sujeira comportam-se de maneira personalizada para cada carro, levando em conta contexto e localização. Arranhões nas pinturas, por exemplo, levam em conta a espessura da tinta e a direção do contato, enquanto a sujeira se acumula em maior quantidade em zonas de baixa pressão.

Chase Combs, diretor de audio, revelou que os sistemas de audio do jogo também foram refeitos do zero a fim de proporcionar uma experiência de corrida autêntica. Por exemplo, modificar o escapamento ou o turbo afetará os sons produzidos pelo carro.  Pneus e suspensão também terão sistemas dedicados de audio. A reverberação de áudio é processada por hardware para simular com precisão como os sons se comportam dinamicamente em um espaço acústico, levando em conta o ambiente e representando os sons da forma mais realista possível.

Forza Motorsport contará com vinte localidades, sendo cinco delas inéditas na franquia, incluindo Kyalami, o primeiro cenário localizado na África do Sul. Cada pista foi modelada com mais de três terabytes de dados de fotogrametria de alta definição e escaneamento a laser. Graças ao poder dos consoles de nova geração Xbox Series, os cenários podem apresentar até 10 vezes mais detalhes que os títulos anteriores.  Todos os cenários são renderizados em 4k a 60 quadros por segundo.


A iluminação é baseada em física real, os efeitos de neblina são feitos com cálculos volumétricos e as nuvens são geradas por um sistema procedural dedicado. Este será o primeiro Forza Motorsport a possuir um sistema de clima e mudança de horário do dia dinâmicos, algo que até então só havia na franquia irmã Forza Horizon.

Forza Motorsport estará disponível em 2023 para consoles Xbox Series X e S e PC (via Steam e Microsoft Store), além de ser disponibilizado no serviço de assinatura Game Pass e Cloud Gaming. A data de lançamento ainda não foi revelada.


é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.


Disqus
Facebook
Google