Análise DLC

Análise: Two Point Campus: Space Academy (Multi) leva a loucura do ensino universitário para o espaço

O primeiro DLC de Two Point Campus mantém a qualidade do jogo base, mas dificilmente irá chamar a atenção de jogadores mais casuais.


Two Point Campus (Multi) é um jogo de estratégia em que temos como objetivo gerenciar o desenvolvimento de várias universidades, sendo que cada instituição possui uma identidade visual própria e desafios distintos. 

Two Point Campus: Space Academy é a primeira grande atualização do mais recente lançamento da Two Point Studios. Este DLC, lançado em 6 de dezembro deste ano, traz a temática espacial ao jogo, com novos campi, cursos, modelos de personagens, um clube e itens de personalização de cenário.

Universidade Federal de Outro Planeta

Como dito anteriormente, Space Academy é uma expansão que adiciona uma série de conteúdos com temática espacial para o Two Point Campus. Na prática, essas novas adições não trazem nenhum tipo de mudança significativa para os jogadores, inserindo apenas mais opções para a jogatina. Dentre as novidades, temos:
  • Três campi: Cidade Universal, Cabo Shrapull e Lacteorito;
  • Seis cursos: Astrologia, Expansão Cósmica, Academia Espacial, Escola de Cavalaria Espacial, Queijologia Lunar e Humanidades;
  • Um clube: Turismo Temporal;
  • Seis novos modelos de personagens;
  • Novos eventos e itens de personalização de cenário.



Os destaques do DLC certamente vão para os novos campi e cursos, elementos mais significativos dentro do Two Point Campus. Um primeiro ponto que vale ressaltar é a qualidade visual e a criatividade dos novos mapas.

Os campi adicionados possuem designs muito interessantes, com cenários que mantêm a qualidade dos apresentados no jogo base. Principalmente o Lacteorito, que se passa dentro de uma cratera numa rocha no espaço e que considero um dos mais legais do jogo inteiro. Mesmo que os três estágios possuam uma mesma temática sci-fi, todos possuem características visuais e itens que os tornam únicos.




O mesmo vale para os novos cursos. Assim como as do jogo base, as novas disciplinas são extremamente criativas e chamam atenção pela qualidade das animações e o humor característico que a Two Point Studios apresenta em seus jogos.

Os demais elementos ajudam a diversificar a jogatina, mesmo que de forma menos impactante. Os novos modelos de personagens são muito bonitos e possuem designs bem característicos da temática espacial, como cadetes espaciais, pesquisadores e, principalmente, os aliens, que são mais chamativos que os personagens humanos. Já o clube e os eventos chamam menos atenção, mas complementam de maneira competente o conteúdo do DLC.




No entanto, não há muito mais para se destacar de Space Academy. Não que o DLC seja ruim ou decepcionante, muito pelo contrário, mas o conteúdo não é impactante o suficiente para chamar a atenção de jogadores menos entusiastas dos jogos da Two Point Studios.

Two Point Campus já possui uma quantidade robusta de conteúdo que pode satisfazer os menos entusiastas e os curiosos pela série. Como o DLC não aplica nenhuma mudança realmente significativa ao gameplay, é difícil justificar a aquisição para aqueles que não se empolgaram ou que não ficaram satisfeitos com o jogo base. 

Mas o outro lado da ideia também é válido. Space Academy é uma excelente adição para os jogadores que gostaram de Two Point Campus, como é o meu caso. Para mim, quanto mais conteúdo disponível, melhor. Isso se torna mais significativo por conta da qualidade dos itens adicionados, que mantêm o nível do que foi apresentado desde o lançamento.



Aprovado com (poucas) ressalvas

Two Point Campus: Space Academy é uma expansão que combina com o que foi proposto no jogo base. A temática espacial encaixou muito bem dentro do jogo, principalmente por manter a qualidade visual, a criatividade dos cursos e manter o desafio de administração bem balanceado mesmo com os diferentes espaços para construção e expansão de sua universidade. 

No entanto, é possível que o conteúdo não seja impactante o suficiente para atrair os jogadores mais casuais de Two Point Campus. O jogo base já possui uma quantidade de conteúdo suficiente para atender os menos exigentes e o DLC, apesar da qualidade, não se apresenta como um elemento relevante para justificar sua compra.

Prós

  • Os campi possuem belos designs e apresentam características visuais únicas;
  • Os cursos são criativos e possuem animações de excelente qualidade.

Contras

  • O conteúdo pode não empolgar os jogadores mais casuais.
Two Point Campus: Space Academy — PC/PS4/PS5/XSX/XBO/Switch — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Ives Boitano
Análise feita com cópia digital cedida pela SEGA

É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google