Jogamos

Análise: Kynseed (PC) é um life sim que encanta e diverte por suas inúmeras possibilidades de gameplay

Este simulador impressiona com seus belos gráficos e as diferentes formas de desenvolver seu personagem.


Kynseed
é um simulador de vida com elementos de RPG produzido e distribuído pela PixelCount Studios, estúdio criado por ex-membros da Lionhead Studios que participaram do desenvolvimento da série Fable. No jogo, estamos no controle de um jovem que deve aprender todos os afazeres para comandar uma fazenda e seguir sua vida até a construção de uma família.

O ponto interessante é que Kynseed permite que o jogador se desenvolva da forma que achar melhor, possibilitando evoluir os atributos que mais lhe convêm. Além disso, há muito para se explorar e descobrir em seu universo vasto e carismático, e isso o torna um dos jogos mais interessantes de 2022.

Bem-vindo à fazenda

Como eu disse no meu texto de melhores do ano de 2022, Kynseed chamou minha atenção por sua familiaridade com Stardew Valley, principalmente levando em conta sua temática rural, seus cenários em pixel art e outros sistemas como construção de relacionamentos e gerenciamento de sua fazenda.

Sua história começa quando um solidário idoso chamado Bill resolve adotar um casal de irmãos e decide levá-los para morar em sua fazenda. Podemos escolher qual dos dois irmãos queremos controlar, assim como definir alguns aspectos básicos de sua aparência e seu nome. 




Durante o prólogo do game, iremos ajudar o tio Bill, assim chamado pelas crianças, nos afazeres da fazenda. Para cada dia que passa, teremos uma missão diferente, além de outras secundárias, que nos ajudam a entender todas as possibilidades de Kynseed. Tais missões consistem em alimentar os animais, comprar sementes e plantá-las, coletar minérios, cozinhar, pescar, explorar a região, ajudar aldeões etc.

Um dos aspectos que me encantou logo de início foi o excelente trabalho de ambientação do título. A começar pelos seus gráficos em pixel art, com cores chamativas e elementos visuais que tornam cada trecho das fazendas, cidades, florestas e cavernas único. A exploração de suas grandes áreas se torna muito prazerosa por conta desse fator.




Outro elemento muito bem executado que traz um ar de tranquilidade para o game é a trilha sonora, sempre bem calma e reconfortante. Desde os primeiros minutos de jogo, Kynseed se esforça para trazer esse ambiente convidativo para o jogador de forma que a execução das missões não seja algo desgastante.

Durante o desenvolvimento da história, teremos um contato constante com os NPCs que vivem naquele local. São mais de 80 personagens com quem podemos nos relacionar de alguma forma, seja ajudando-os com seus afazeres, seja construindo amizades e até relacionamentos românticos. O relacionamento com eles pode ser melhorado realizando favores ou dando presentes, no entanto é necessário ter atenção pois cada aldeão possui itens favoritos e odiados.



Tarefas do dia a dia

A proposta de Kynseed consiste em acompanhar nosso protagonista ao longo de sua vida, desde o início quando estamos aprendendo suas mecânicas mais básicas até a criação de sua família, se desejar. Porém, devido à enorme quantidade de conteúdo disponível, esse objetivo pode ser alcançado de tantas formas diferentes que torna cada jogatina única.

O início do jogo pode ser considerado muito lento e burocrático, pois o tutorial ensina de pouco em pouco cada mecânica. Para cada dia vamos aprendendo a cozinhar, construir armas, pescar, fazer compras e fabricar remédios, por exemplo; e algumas dessas ações podem ser executadas através de minigames, que deixam essas tarefas simples mais divertidas.




Um ponto relevante que vale ser ressaltado é a quantidade massiva de missões secundárias repetidas que ocorrem principalmente no início do jogo. Os NPCs irão te pedir favores como coletar uma certa quantidade de frutas ou encontrar algum item perdido pelo mapa e com uma certa frequência você irá coletar itens repetidos em locais diferentes da região. 

Um fator que torna as atividades diárias intuitivas são os controles bem mapeados. O acesso a mapas, inventário, anotações e navegação entre menus é feito de maneira simples e ágil, assim como a troca de equipamentos para realizar uma ação, como pesca ou mineração, que é feita através de um menu radial que permite o fácil acesso a qualquer item de seu inventário. Isso permite que o jogador realize diversas ações de maneira rápida, facilitando o desenvolvimento de atributos do protagonista e auxiliando na conclusão de missões. 




Um problema que pode afastar alguns jogadores é a ausência de tradução para português. Apesar de sua proposta ser um jogo com um ritmo mais lento e tranquilo, Kynseed ainda é um RPG com muitos elementos textuais e há muitas camadas de descoberta de sua história. Jogá-lo requer bastante atenção tanto para entender os acontecimentos do mundo quanto para cumprir suas missões de maneira correta.

Um simulador completo e encantador

Mesmo com muitas similaridades em relação a alguns simuladores já lançados, Kynseed surge com muita personalidade para se destacar em meio aos lançamentos de 2022. Sua proposta de ser um jogo relaxante é bem executada graças à sua ambientação magnífica e seus controles simples e bem mapeados que permitem que a exploração e a navegação entre seus vários menus não sejam cansativas e frustrantes.

Apesar de possuir alguns deslizes, é uma aventura que vale a pena ser jogada e rejogada de diferentes formas, pois desde os primeiros minutos de jogo tomamos decisões que impactam em nossa história. É uma compra obrigatória para os fãs de jogos de fazendinha. 

Prós

  • Controles intuitivos e bem mapeados;
  • Possibilidade de desenvolver sua história da maneira que bem entender;
  • Ambientação impecável, com belos gráficos e trilha sonora reconfortante;
  • Minigames simples e divertidos para execução de tarefas como cozinhar, pescar e criar armas.

Contras

  • Ausência de tradução para português;
  • O início do jogo é muito lento e pode ser considerado pouco atrativo;
  • Muitas missões secundárias repetidas.
Kynseed — PC — Nota: 9.0
Revisão: Ives Boitano
Análise feita com cópia digital cedida pela PixelCount Studios


É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google