Dicas e Truques

Temtem (Multi): cinco dicas essenciais para a sua jornada de domador

Domine o Arquipélago Flutuante com essas dicas especialmente selecionadas pelo GameBlast.

Após uma longa espera, que envolveu uma campanha bem-sucedida na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter e mais de um ano em Acesso Antecipado no PC, Temtem finalmente teve o seu lançamento oficial, trazendo consigo uma aventura divertida e que, apesar das falhas, merece ser experimentada por todo fã de RPGs de captura e criação de monstros.


Porém, com 164 criaturas diferentes e um vasto leque de estratégias disponíveis, não é preciso muito tempo dentro do universo do game para que o jogador perceba que a obra da Crema não é exatamente um “passeio no parque”. Pensando nisso, reunimos a seguir cinco dicas que vão facilitar a sua jornada pelo título. Preparado, domador?

1 – Capture todos os Temtem que encontrar

“Temos que pegar, isso eu sei, pegá-los eu tentarei”… é, essa frase pertence a outra franquia, mas se aplica perfeitamente aqui também. Temtem conta com mais de 150 monstrinhos únicos (164, para ser exato), e a melhor forma de conhecer todos eles é capturá-los e adicionar as suas informações essenciais, como tipos e habitat, à Tempédia.

Capturar mais Temtem também significa ganhar vantagens em combate, pois é possível descobrir os monstros que mais se encaixam em sua estratégia, as evoluções de cada um e até possíveis combos entre os seus comandados. Com um pouco de sorte você poderá até encontrar um Temtem Luma, então não se esqueça de pegar todas as criaturas que puder!

2 – Quests e sidequests

Um grande diferencial de Temtem em relação a Pokémon é a presença de um sistema próprio de quests e side quests no jogo da Crema. Enquanto as missões primárias conduzem a história do game, permitindo ao domador prosseguir na aventura e viajar para novas ilhas, as secundárias são opcionais, podendo ser obtidas com NPCs ou durante a exploração.

Como concluir as sidequests confere ao jogador uma variedade de itens úteis, a dica aqui é completar tantas dessas quanto possível para aumentar logo o seu leque de recursos in-game. Ah, caso você esteja um pouco perdido com os requisitos de cada tarefa, também vale lembrar que é possível fixar até três missões secundárias com suas respectivas descrições na tela — basta clicar nelas através da opção “missão” no menu do game e acompanhar a progressão.

3 – Atenção à tabela de tipos

Existem doze tipos elementais diferentes em Temtem, e dominar as relações entre eles significa ganhar uma enorme vantagem contra todos os desafios do jogo. O grande problema aqui é que, embora algumas interações sejam previsíveis, como o elemento água ter vantagem contra fogo e desvantagem contra elétrico, outras não o são — qual seria a relação entre digital e mental, por exemplo?

É por isso que guardar e conferir a tabela de tipos a seguir é primordial para o sucesso no Arquipélago Flutuante. Memorize as forças e fraquezas de cada elemento e tente montar uma equipe equilibrada de monstrinhos — você não será pego de surpresa e ainda sairá na frente para os desafios offline e on-line do jogo.

4 - A busca pela sinergia ideal

Esta dica está diretamente relacionada ao conselho acima. O ótimo sistema de batalha de Temtem segue o padrão 2x2, o que significa basicamente duas coisas. A primeira é que você terá dois monstrinhos juntos nos confrontos a maior parte do tempo. Já a segunda é que, na ausência de elementos randômicos, a sinergia entre os seus comandados é a chave para o sucesso.

Diversos golpes e habilidades, como o Manipulação de Energia ou o Urushiol, beneficiam-se das características de um parceiro específico ou de seu elemento. Mantenha isso em mente, busque montar uma equipe que se ajuda e complementa em diversas ocasiões e você verá as portas da vitória se abrirem para você. Aliás, em grande parte é aqui que está a “graça” do jogo — explorar e construir times de Temtem cada vez melhores e mais entrosados! 

5 - Aproveite as opções co-op

Com tantas opções dentro do jogo, é preciso lembrar que Temtem é sobretudo uma aventura co-op. Isso significa que você pode jogar a história do início ao fim e inclusive participar de confrontos on-line estando acompanhado de um amigo ou daquela pessoa mais do que especial em sua vida.

Além disso, o game da Crema suporta cross-save e cross-play, o que permite que diferentes plataformas joguem juntas em um verdadeiro mundo compartilhado sem barreiras. É como dizem por aí: quando se está bem-acompanhado, tudo fica melhor… e Temtem definitivamente não é uma exceção a essa regra!

Uma aventura que merece ser vivida!

E essas foram as nossas dicas para Temtem! O que achou, caro leitor? Conhece alguma dica que não tenha sido apresentada aqui? O que achou do game até agora? Não se esqueça de comentar!

Revisão: Vitor Tibério

é bacharel em Produção Cultural pela UFF e estudante de Comunicação Social pela FSMA. Na infância, ganhou um Super Nintendo dos pais e, desde então, nunca mais deixou o mundo dos games. Ainda sonha em ser um Mestre Pokémon.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google