Jogos para retornar à Terra-média e reviver o universo de Tolkien

Chegou a hora de viver novamente as aventuras de Frodo, Bilbo e companhia!


No início deste mês a série Os Anéis de Poder, da Amazon, trouxe de volta para as telas o magnífico universo criado por J.R.R. Tolkien. Para celebrar o retorno à Terra-Média, separamos para vocês alguns jogos que celebram a saga do anel, presente em boa parte dos consoles já lançados.

Essa lista não reflete necessariamente uma ordem de qualidade, porém são títulos marcantes que abordam o tema. Alguns são considerados clássicos pelos fãs, outros nem tanto. Alguns são lançamentos recentes, e outros de décadas atrás. 

The Lord Of The Rings: War In The North

O jogador acompanha uma história paralela à jornada de Frodo, de um trio muito familiar para os fãs da saga, formado por um humano, um anão e um elfo, em busca de ajudar na batalha contra Sauron e seu servo Agandaûr.

O game foi um fracasso de crítica e público, tendo poucas cópias vendidas e sendo esquecido por boa parte dos fãs, mas isso não o impediu de aparecer na nossa lista. War In The North teve a má sorte de ser lançado próximo de games como Uncharted 3: Drake’s Deception (Multi), Dark Souls (Multi)  e The Elder Scrolls V: Skyrim (Multi). 

Disponível em: PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

Lego: The Lord Of The Rings



A regra é clara: se faz sucesso na cultura pop, vai ganhar uma versão de Lego. Este jogo contém tudo que se espera de um game da empresa. Cenas hilárias com o tom cômico que só Lego tem, alta diversidade de personagens e uma boa quantidade de conteúdo.

Baseado na trilogia de filmes de Peter Jackson, o game revisita toda a jornada de Frodo e companhia com diálogos retirados diretamente das telonas e adaptados para essa realidade um tanto quanto peculiar. As maiores alterações feitas foram para deixar a história mais familiar e agradável ao grande público.

Disponível em: Mobile, PC, Nintendo 3DS, Nintendo DS, PlayStation 3, PlayStation Vita, Nintendo Wii e Xbox 360.

The Lord Of The Rings Online



Lançado em 2007 para PC, o jogo — que também é conhecido por LOTRO ou Middle-Earth Online — é um clássico MMORPG que já estamos acostumados, mas ambientado nas terras mágicas de Tolkien. O sistema de classes, raças e grind que nomes como World of Warcraft (PC) popularizaram está presente na obra, com alguns diferenciais que a Terra-Média oferece.

O game atualmente tem seus seis primeiros anos gratuitos e conta com algumas opções de monetização para quem quer desbloquear ainda mais conteúdo. Os gráficos podem ser a maior barreira para quem quer começar a jogar em 2022, mas pode ser uma grande experiência apesar disso.

Disponível em: Microsoft Windows

Middle-Earth: Shadow Of Mordor / Shadow Of War



As duas entradas mais famosas da franquia também merecem seu espaço aqui. Shadow of Mordor conta a história de Talion, um patrulheiro morto no Portão Negro em busca de vingança ligado ao espírito de Celebrimbor. Apesar de tomar diversas liberdades criativas na trama, o game foi um dos melhores em explorar a lore de todas as obras de Tolkien e apresentar um bom desenvolvimento de personagem e mundo. 

A mistura do combate de Batman: Arkham Asylum (Multi) e a movimentação da franquia Assassin’s Creed, unidos ao inovador sistema Nêmesis, fez a experiência ser umas das mais únicas na história da série. 

Já Shadow of War cumpre bem o papel de sequência, aprimorando e expandindo o sistema Nêmesis, dando a opção para o jogador construir seu próprio exército de orcs e travar batalhas épicas por toda a região de Mordor. 

Disponível em: PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One.

The Lord Of The Rings: The Two Towers



Um dos jogos mais bem-sucedidos com a temática da terra-média, The Two Towers é uma adaptação direta do filme homônimo de Peter Jackson, arrastando o jogador para uma aventura imersiva no universo cinematográfico. Todo o elenco original voltou para a produção do game, emprestando rostos, falas e até movimentos.

O lançamento foi um grande sucesso mundial e mostrou aos fãs que poderiam, sim, esperar grandes obras nos games também, e não somente na literatura e no cinema. Com quatro milhões de cópias vendidas mundialmente, o título ganhou uma sequência e diversos ports para outros consoles.

Disponível em: PlayStation 2, Game Boy Advance, Xbox, GameCube e Mobile.

The Lord Of The Rings: The Return Of The King

E finalmente temos uma das melhores sequências de jogos já feitas. The Return of The King amplia tudo o que a equipe da EA tinha criado no seu antecessor, adicionando mais personagens jogáveis, elementos aos cenários e um fio condutor de narrativa mais diverso.

O game levou premiações e foi aclamado por público e crítica, vendendo um bom número de cópias e mais uma vez chamando a atenção dos fãs novatos e veteranos. Algumas críticas envolviam como a câmera era posicionada no game, mas em sua maioria, todas as melhorias e implementações foram louvadas, especialmente a capacidade de levar para os games o conto épico que foi retratado na grande tela.

Disponível em: PlayStation 2, Game Boy Advance, Xbox, GameCube e Mobile.

A saga do anel é um épico que transita para além das barreiras de seu gênero original. O universo criado por Tolkien é sempre um belíssimo palco para grandes histórias, sejam elas em filmes, livros ou jogos. Ao logo da sua história na indústria dos games, a obra do inglês teve altos e baixos, mas sempre esteve presente em todas as etapas do desenvolvimento dos consoles. E para você, qual é o jogo que mais representa a Terra-Média de Tolkien? Deixe nos comentários sua lista pessoal de jogos de O Senhor dos Anéis!

Revisão: Vitor Tibério

Redator publicitário em tempo integral e amante de games nas horas vagas. Provavelmente aprendi a segurar um controle mais rápido do que uma mamadeira. Cresci com os maiores clássicos da Big N como Zelda, Mario e Pokémon. Hoje aproveito os pequenos momentos de descanso da vida corrida para me perder em Hyrule, em uma Tóquio pós-apocalíptica ou em um mundo de encanadores e cogumelos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google