Dicas e Truques

Uncharted 3: Drake's Deception (PS3/PS4) – Guia de troféus

Colete os tesouros do passado e presente da vida de Nathan Drake, e torne-se o melhor caçador de tesouros de todos os tempos.


Chegamos na reta final de nossa aventura em Uncharted: The Nathan Drake Collection (PS4). Em Uncharted 3, nos aventuramos entre a infância de um Drake lutando contra as dificuldades de se viver sozinho nas ruas, passando para os tempos atuais em que o famigerado caçador de relíquias reencontra antigos fantasmas da sua vida, que ameaçam seus entes queridos. Além de um belo convite para reviver uma bela aventura ,temos aqui um série de troféus para dar aquele upgrade na sua coleção de platinas.

Informações gerais

Dificuldade: 4/10
Tempo médio para obter todas as conquistas: 30/35 horas
Total de troféus/conquistas: 59 troféus.
Número de troféus/conquistas perdíveis: 0
Troféus/conquistas com problemas: 0
Mínimo de conclusões da campanha: 2

Platina
Consiga todos os troféus de Uncharted 3: Drake's Deception™ Remastered


Explorado! - Fácil 
Termine o jogo no modo Fácil sem mudar de dificuldade.


Explorado! - Normal
Termine o jogo no modo Normal sem mudar de dificuldade.


Explorado! - Difícil
Termine o jogo no modo Difícil sem mudar de dificuldade.


Explorado! - Esmagador
Termine o jogo no modo Esmagador sem mudar de dificuldade. Termine o jogo na dificuldade esmagador ou acima sem alterá-la durante a campanha. Esse pode ser o maior desafio de todo o título. Nessa dificuldade, a vida de Drake é bem menor. Com 2 ou 3 tiros seu personagem irá morrer, e o oposto se aplica aos inimigos, que parecem verdadeiros tanques, muito mais resistentes e agressivos.

Tome cuidado especial com inimigos portando armas explosivas como RPG, pois eles podem matá-lo mesmo protegido em uma mureta. Por falar no sistema de cover, use e abuse dele, seja paciente e saiba o momento certo de se movimentar e atirar. Aprimore sua mira para acertar muitos tiros na cabeça e salvar munição, pois ela estará muito mais escassa no esmagador.


Primeiro Tesouro
Encontre 1 tesouro. Veja a conquista Coleção de ladrão-mestre.


Caçador principiante de fortunas
Encontre 20 tesouros. Veja a conquista Coleção de ladrão-mestre.


Caçador perito de fortunas
Encontre 40 tesouros. Veja a conquista Coleção de ladrão-mestre.

Caçador competente de fortunas
Encontre 60 tesouros. Veja a conquista Coleção de ladrão-mestre.


Caçador especialista de fortunas
Encontre 80 tesouros. Veja a conquista Coleção de ladrão-mestre.


Caçador-mestre de fortunas
Encontre 100 tesouros. Veja a conquista Coleção de ladrão-mestre.


Caçador de relíquias
Encontre a relíquia estranha. Cada Uncharted traz uma relíquia secreta a ser coletada, que conta para o total de tesouros do troféu Coleção de ladrão-mestre. Veja no vídeo abaixo a sua localização exata.

https://youtu.be/BeOZwD99SNw

Coleção de ladrão-mestre
Encontre todos os tesouros e a relíquia estranha. No terceiro título da sequência principal da franquia, temos 101 colecionáveis para localizar. Para facilitar sua vida de caçador, confira o vídeo a seguir e seja feliz com mais esse troféu.

20 tiros na cabeça
Elimine 20 inimigos com tiros na cabeça. Veja a conquista 100 tiros na cabeça.


100 tiros na cabeça
Elimine 100 inimigos com tiros na cabeça. É pouco provável que você não alcance esse número durante sua jogada, principalmente se for no nível esmagador, já que cada tiro na cabeça é fundamental para eliminar os alvos de forma segura e salvar munição para outras situações.

Perito em tiros na cabeça
Elimine cinco inimigos em sequência com tiros na cabeça. Há diversos trechos da campanha favoráveis para esse troféu, principalmente os que possuem rifles de precisão. Caso você tenha dificuldade no decorrer da campanha, selecione o capítulo 22. Para facilitar ainda mais, é possível utilizar o menu de bônus a fim de habilitar qualquer arma do jogo. Escolha o Sully’s Dragon e mire na cabeça de seus alvos com muito mais facilidade..

Lutador de rua
Derrote 20 inimigos com combates corpo-a-corpo. Veja a conquista Lutador casca grossa.


Lutador casca grossa
Derrote 50 inimigos com combates corpo-a-corpo. Esse é o tipo de troféu que vem naturalmente conforme avançamos na história. Utilizar o quadrado para bater enquanto se defende com o triângulo é o segredo para sair vitorioso em qualquer luta. 


Dinamitador-mestre
Elimine 4 inimigos com 1 explosão. O melhor lugar para tentar esse desafio é no começo do capítulo 16: entre por uma das aberturas sem vidro no telhado do galpão e elimine o primeiro guarda de forma furtiva. Ao morrer, ele deixará uma granada fundamental para explodir o carro que aparece logo em seguida.

Carrasco
Elimine 20 inimigos com tiros enquanto estiver pendurado. É outro tipo de troféu que virá com facilidade, pois são diversos os momentos em que Drake estará nessa situação. Caso queira apressar as coisas, marque um local com checkpoint próximo, mesmo que sejam poucos inimigos, pois a proximidade do ponto de salvamento irá agilizar tudo. Pendure-se, elimine, repita!

Carrasco granadeiro
Elimine 10 inimigos com granadas enquanto estiver pendurado. Semelhante ao Carrasco, aqui a tarefa é maior. A regra permanece a mesma: encontre um lugar com checkpoint próximo e repita quantas vezes forem necessárias. Veja o exemplo abaixo mostrando uma maneira simples e rápida de concluir a operação.

Correr e atirar
Elimine 20 inimigos atirando na altura do quadril (sem mirar). É uma mecânica difícil de manusear, mas que fica mais amena se utilizarmos armas eficazes na curta distância. Corra na direção de seus alvos apertando o R2 sem mirar até matar cada um deles.

Lutador indeciso
Derrote dez inimigos em sequência, alternando entre combate corpo-a-corpo e tiros. Parece complicado, entretanto na prática fica simples em dificuldades menores. Uma boa opção fica no sexto capítulo, ao entrar em um imenso pátio fora do castelo. É uma área repleta de inimigos para alternar entre abates com armas de fogo e golpes físicos.

Ninja-mestre
Elimine 50 inimigos realizando ataque corpo-a-corpo por trás deles. Encontraremos muitas situações oportunas para abates furtivos. A menos que você evite esse tipo de eliminação, chegaremos a esse número naturalmente até o término da campanha.

Sobrevivente
Elimine 75 inimigos em sequência sem morrer. Simples de alcançar no capítulo 20, principalmente nas dificuldades mais baixas. Fora isso, existem diversos macetes que podem ser ativados: eliminar inimigos com um tiro, escolher qualquer arma do jogo, etc. 

Mestre da arma secundária
Derrote 30 inimigos em sequência com sua arma secundária. Esse tipo de armamento é acessado ao apertar o direcional esquerdo do D-pad. Uma maneira simples de realizar esse feito é no início do capítulo 22, logo no começo da fase. Lembre-se de colocar no easy, elimine 5 ou 6 adversários e reinicie do último ponto de salvamento.

Mestre da recarga
Derrote 50 inimigos em sequência sem usar recarga automática. Apenas não deixe o pente de suas armas se esgotarem, iniciando o carregamento antes ao apertar R1.

Atirador que não mira
Derrote 20 inimigos dando tiros-cegos enquanto estiver protegido (sem mirar). Você pode chegar a esse número em qualquer ponto das fases que tenham inimigos e um local para se proteger. O tiro-cego acontece ao apertar o botão de tiro sem mirar enquanto estiver no cover. Esse método é muito utilizado na dificuldade esmagadora enquanto os inimigos começam a flanquear nossa posição.

Devolução
Derrote 10 inimigos com granadas arremessadas de volta. Olhe o troféu Mestre da devolução.

Mestre da devolução
Arremesse de volta uma granada e derrote 2 inimigos de uma vez. Quando uma granada for arremessada na sua direção, Drake é capaz de devolvê-la ao apertarmos triângulo no momento exato do medidor que aparece na tela. Veja no vídeo abaixo um bom exemplo de como conseguir essa façanha no vigésimo segundo capítulo.

Um peixe na sua cara
Acerte 3 inimigos com peixes no mercado. Durante o capítulo 10 teremos alguns capangas para enfrentar em uma feira livre. Fique próximo das mesas com peixes e aperte quadrado quando os oponentes se aproximarem.

O terror da tropa de choque
Elimine 5 inimigos com escudo de proteção pulando sobre o escudo deles. Inimigos com escudo são um páreo duro de encarar. Contudo, é possível correr na direção deles e apertar quadrado para pular sobre o escudo. Aperte quadrado novamente assim que aterrissar na retaguarda deles para uma eliminação especial.

Predador aquático
Derrote 20 inimigos enquanto nada. Alguns minutos se aventurando no décimo segundo capítulo irão levá-lo a uma grande área repleta de barcos. Permaneça na água, mate o máximo de bandidos que puder e reinicie o ponto de partida quantas vezes forem necessárias para completar as vinte eliminações.

Arrasador de brutamontes
Contra-ataque todas as investidas ofensivas de um brutamontes. Brutamontes costumam aparecer como figuras carecas e maiores do que outros inimigos regulares. Enfrentá-los no mano-a-mano requer uma disputa de golpes que exigirão destreza do jogador. Aperte triangulo para desviar dos ataques diretos e círculo para escapar dos agarrões. Em dificuldades abaixo do esmagador, os botões necessários para cada esquiva aparecerão na tela durante a ação. Lembrando que o troféu é desbloqueado somente ao realizar todas as sequências possíveis em um único brutamontes, sem tomar dano. No vídeo abaixo vemos uma demonstração que acontece no décimo segundo capítulo.

Marco Solo
Brinque na piscina do navio cruzeiro. A piscina é facilmente localizada no capítulo 14 após eliminar um um mini-chefe fortemente armado com uma PAK-80. Feito isso, abra a porta de correr vermelha para acessá-la.

Conquistas de eliminações com armas

As conquistas abaixo envolvem o abate de uma quantidade específica de inimigos com uma determinada arma. Nas vezes em que joguei Uncharted, não tive dificuldades para concluí-las naturalmente no desenrolar da campanha.

30 eliminações: Mk-NDI
Elimine 30 inimigos com Mk-NDI.


30 eliminações: Sniper Dragon
Elimine 30 inimigos com o Sniper Dragon.


30 eliminações: M9
Elimine 30 inimigos com a M9.


30 eliminações: RPG-7
Elimine 30 inimigos com o RPG-7.


30 eliminações: SAS-12
Elimine 30 inimigos com a SAS-12.


30 eliminações: Microarma
Elimine 30 inimigos com a Microarma.


30 eliminações: G-MAL
Elimine 30 inimigos a G-MAL.


30 eliminações: KAL-7
Elimine 30 inimigos com a Kal-7.


30 eliminações: Mag 5
Elimine 30 inimigos com a Mag 5.


30 eliminações: PAK-80
Elimine 30 inimigos com com a PAK-80.


30 eliminações: T-Bolt-Sniper
Elimine 30 inimigos com o T-Bolt-Sniper.


30 eliminações: Sniper Tau
Elimine 30 inimigos com a Sniper Tau.

Fotobomba
Explore o Modo Fotográfico. Esse atrativo pode ser ativado no menu de opções, e a foto tirada em qualquer momento dos capítulos ao apertar para baixo no D-pad.

Conquistas de Speedrunners

As conquistas abaixo exigem que o jogador termine capítulos do jogo dentro do tempo limite. A melhor opção aqui é baixar a dificuldade para evitar contratempos e controles quebrados, se é que me entendem. A boa notícia é que você pode reiniciar a partir de qualquer checkpoint, caso tenha perdido tempo em alguma etapa da fase.

Superando as chamas
Termine o “Capítulo 7 - Fique na Luz” em menos de 9 minutos e 30 segundos.


Pega o avião!
Termine o “Capítulo 16 - Uma Chance” em menos de 12 minutos.


51 Meu cavalo é mais rápido
Termine o “Capítulo 20 - Caravana” em menos de 15 minutos.

Conquistas do DLC 

O DLC Extended Collection trouxe muitos bônus para incrementar a campanha principal do jogo e também ampliou sua lista de troféus. Entretanto, esses troféus não são necessários para completar os 100% da platina.

Explorado! - Brutal
Termine o jogo no modo Brutal sem mudar de dificuldade. Ao finalizar a história na dificuldade esmagador, desbloqueamos mais uma dificuldade necessária para essa conquista. Finalizar a campanha nela será ainda mais desafiador, exigindo um nível maior de cautela e precisão do jogador em todos os momentos durante os capítulos.

Assassinos sobrenaturais
Derrote 5 Djinn com um Rifle Sniper. Conseguimos esse troféu ao finalizar a campanha pela primeira vez, o que libera todos os macetes no menu de bônus. Carregue o capítulo 21 e ative qualquer rifle de precisão para derrotar os demônios de fogo. Vale lembrar que a tarefa é menos frustrante se diminuirmos a dificuldade.

Cosplay
Elimine um inimigo enquanto usa uma roupa de outro personagem que não seja a de Drake.  Ao terminar a campanha pela primeira vez, você ganha acesso a diversas skins de outros personagens encontrados no enredo. Basta trocar para algum deles e abater um adversário.

Só se vive uma vez pela terceira vez
Termine o último capítulo sem morrer no modo Normal ou em um modo mais difícil. O maior empecilho desse troféu é o último chefe, Talbot. Fique atento aos QTE’s que aparecem na tela e lembre-se que os macetes podem ser ativados a qualquer momento.

Gulosos e furiosos em velocidade máxima
Complete uma corrida em velocidade constante como Drake gorducho. Inicie um novo jogo e escolha o modo Corrida de Velocidade. Assim que começar o primeiro capítulo, troque a skin do protagonista para a Drake gordo. É importante lembrar que não é permitido sair de um capítulo sem completá-lo. Do contrário, a skin é alterada e o progresso é perdido..

Líder da matilha
Compare as estatísticas com seus amigos. No menu principal, escolha a opção Bônus e em seguida Estatísticas. Escolha qualquer um dos comparativos para habilitar o troféu.

Mais necessidade de mais velocidade
Em uma corrida de velocidade completa atinja um tempo de menos de 4 horas e 15 minutos. Esses tempos costumam nos assustar, mas a tarefa fica fácil se ajustarmos a dificuldade do jogo e caso fiquemos preso em alguma etapa, é possível reiniciar o checkpoint e recuperar o tempo perdido. Abaixo colocamos um vídeo para usar como comparativo.

Uma vez trapaceiro, sempre trapaceiro
Ative um ajuste. Ajustes, os famosos macetes, podem ser acessados no menu de pause do jogo. Eles conferem diversos facilitadores para tornar seu jogo, digamos, mais roubado. Basta ativar um deles para desbloquear o troféu.

Revisão: Davi Sousa

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google