Jogamos

Análise: Klonoa: Phantasy Reverie Series (Multi) traz de volta dois plataformas clássicos da Bandai Namco

O pacote inclui versões remasterizadas do remake de Door to Phantomile e de Lunatea’s Veil.

Iniciada em 1997, Klonoa é uma série de jogos de plataforma que infelizmente não teve mais lançamentos desde 2009 com o remake de Door to Phantomile no Wii. Neste ano, a Bandai Namco decidiu fazer Klonoa: Phantasy Reverie Series, um pacote HD com seus dois principais jogos. Trata-se de uma excelente oportunidade para conhecer a série que comemora 25 anos em 2022 ou para reviver os seus momentos nos consoles modernos.

Uma coletânea de sonhos para os fãs

Klonoa: Phantasy Reverie Series inclui dois jogos: Door to Phantomile (PS1/Wii) e Lunatea’s Veil (PS2). Ambas as aventuras passaram por revisões gráficas para alta definição, com ajustes em modelos, textura, iluminação, entre outros aspectos. O resultado é que as obras estão bem bonitas e coloridas e uma sensação geral de polimento aceitável para um lançamento moderno.

Os dois jogos seguem uma proposta similar de gameplay, sendo plataformas 2.5D. Klonoa pode saltar e deve evitar encostar nos inimigos, tendo a possibilidade de agarrá-los e transformá-los em balões com um pequeno raio do seu anel. Apesar de a disposição de objetos pressupor uma espacialidade 3D e de os elementos visuais terem volume, a movimentação pelas áreas ocorre em duas dimensões.

O resultado é uma experiência em que as fases brincam com a perspectiva apesar de optar prioritariamente por uma movimentação simplificada. Objetos podem estar no fundo, exigindo que Klonoa se vire, e plataformas podem levar o personagem a mudar seu ângulo andando para frente ou para trás em relação à posição inicial da câmera, algo que normalmente não acontece em um sidescroller tradicional.

Em Klonoa 2: Lunatea's Veil também temos algumas fases em que o protagonista usa uma prancha de surfe alterando a perspectiva para outros ângulos em um formato on rails. Esse estilo é similar às fases de Crash 2 em que o marsupial monta em um urso polar.

Os bosses de ambos os jogos também chamam a atenção. Eles são inventivos em seu design, exigindo que o jogador entenda bem as mecânicas e saiba explorar as ferramentas fornecidas. É curioso também o uso de arenas circulares para alguns desses inimigos, o que permite explorar a questão da perspectiva tridimensional como nas fases.

Outro elemento fundamental dos jogos é sua trilha sonora com várias músicas marcantes que ajudam a reforçar o clima confortável e ao mesmo tempo onírico da obra. Ambos os jogos contam com vários compositores de alta qualidade da Namco, como Eriko Imura, Junko Ozawa, Kanako Kakino, Kohta Takahashi e Go Shiina. O tom é mágico e envolvente e um ponto alto dos jogos.

Um pacote com altos e baixos

Um detalhe importante a se destacar é que o pacote possui algumas adições e mudanças. Em vez de usar a versão original de Door to Phantomile do PS1, a coletânea é baseada na versão de Wii. Porém, ela opta por cortar conteúdos presentes nessa edição em prol de fazer o jogo corresponder estritamente ao conteúdo original. Isso implica em particular na ausência notável das áreas Reverse que invertiam o posicionamento das fases e adicionavam desafios extras.

Além disso, o jogo de Wii contava com roupas para Klonoa que estão ausentes na nova versão, assim como outros conteúdos adicionais que eram liberados ao terminar o jogo. Outra notável omissão foi a retirada das vozes, já que o jogo de Wii era dublado em inglês e a nova versão opta por manter as falas em um dialeto específico de Klonoa. Pessoalmente, gosto da linguagem ficcional, mas é uma mudança considerável.

Por outro lado, foram feitas algumas adições em Klonoa: Phantasy Reverie Series que se aplicam a ambos os jogos. Primeiramente, a nova versão conta com uma opção de dificuldade (fácil, normal e um difícil desbloqueável ao terminar o jogo), a possibilidade de retirar totalmente os tutoriais e até mesmo um cronômetro opcional que pode ser útil para speedrun. 

Essas configurações ajudam a garantir que o pacote atenda a vários tipos de jogadores, tendo em vista que o normal garante não apenas mais corações e menos dano, como também vidas ilimitadas e um maior alcance do anel de Klonoa. Ou seja, o game over é impossível, mesmo que a pouca experiência do jogador e/ou uma fase particularmente complicada acabem demandando múltiplas tentativas.

Outra adição agradável é o Jump Support, que é uma opção de co-op, porém um tanto limitada. A ideia dela é que outro jogador pode auxiliar Klonoa a alcançar áreas mais altas apertando um botão no timing correto. Essa ajuda pode ser bem útil, mas o segundo jogador fica muito restrito para aproveitar de fato uma experiência de jogo cooperativo, sendo realmente apenas um suporte ocasional.

Há também um filtro de pixel, mas confesso que considerei essa opção pouco útil, pois ela apenas torna as imagens borradas como se fossem pixels, deixando tudo mais difícil de ver. Porém, a versão de PC conta com boas opções de configuração gráfica, sendo possível não apenas escolher a resolução como também alterar os padrões de anti-aliasing, VSync e a qualidade de texturas, sombras e efeitos como DOF e Bloom.

Para os jogadores mais entusiastas, é possível também comprar DLCs que adicionam roupas (diferentes das que estavam originalmente no jogo de Wii) e versões digitais de um artbook e da trilha sonora. É uma pena que esses itens não estejam nativamente em uma galeria interna do jogo, tendo em vista se tratar de uma edição comemorativa depois de tantos anos sem nenhum jogo, porém a opção de adquirir esse material ainda existe.

Uma boa chance de rever o carismático Klonoa

Após mais de uma década sem jogos, Klonoa está de volta em boa forma. A nova coletânea não é um pacote perfeito, mas ainda assim ambos os títulos aqui presentes oferecem muita diversão. Para quem é fã da franquia ou quer conhecer esses carismáticos jogos de plataforma 2.5D em uma edição moderna, Klonoa: Phantasy Reverie Series é uma ótima pedida.

Prós

  • Ambos os jogos continuam sendo plataformas 2.5D carismáticos que exploram as possibilidades da mídia e valem a pena experimentar;
  • Visual cartunesco polido que ajuda a dar vida ao mundo fofo com pitadas sombrias de Klonoa;
  • A trilha sonora inclui várias músicas memoráveis;
  • Opções de dificuldade, cronômetro opcional e a possibilidade de retirar os tutoriais são formas úteis de adaptar a experiência para públicos diversos;
  • Co-op é uma adição agradável, apesar de suas limitações.

Contras

  • Conteúdos extras de Klonoa Wii não estão presentes;
  • Filtro de pixel apenas borra as imagens;
  • A galeria de artes e músicas é vendida como um DLC à parte, reduzindo o valor comemorativo.

Klonoa: Phantasy Reverie Series — PC/PS4/PS5/XBO/XSX/Switch — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: PC

Revisão: Heloísa D’Assumpção Ballaminut
Análise produzida com cópia digital cedida pela Bandai Namco Games


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google