Hands-on

Hands-On: Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge (Multi) é um divertidíssimo tributo aos clássicos das tartarugas

Um jogo dinâmico e divertido, que agradará veteranos e novatos na franquia.


Durante o Festival Retro Games, que aconteceu no dia 29 de maio de 2022 em São Paulo, tivemos a oportunidade de jogar, em primeira mão, as duas primeiras fases do novíssimo Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge, que ficou à disposição dos visitantes. Saiba agora quais foram as minhas impressões sobre esse fantástico beat’em up.

Cowabunga!!

Shredder’s Revenge tem bonitos gráficos coloridos em estilo retrô pixel art que lembram muito os clássicos da era de ouro das Tartarugas Ninja, bem como o desenho animado de 1987. A música, animada e empolgante, também reflete àquela época e mantém um clima de empolgação constante.

Estão disponíveis seis personagens: as quatro tartarugas Leonardo, Michelangelo, Raphael e Donatello, além de seu tutor Mestre Splinter e a repórter April O’Neil. Cada personagem tem seu próprio repertório de golpes, especiais e animações.


Pude jogar duas vezes, uma com Michelangelo e outra com April. Em ambas as jogatinas, a experiência foi muito prazerosa e divertida, e eu particularmente gostei muito de April, que desde já é a minha favorita pela fofura e versatilidade em combate! Seu repertório contém ataques que fazem referências a outros games, além de usar o microfone como arma.

Até quatro pessoas simultâneas podem curtir a aventura em modo cooperativo local. Novos jogadores podem ingressar em partidas que já estejam em andamento, o que torna o jogo ideal para reuniões com amigos e tardes de jogatina em família.


Eu considerei a dificuldade acessível, indicando que é um jogo mais voltado para a diversão em família do que para o desafio individual. É possível executar ataques normais e combos, saltar, fazer voadoras e agarrar oponentes, finalizando com um arremesso ou ataque pesado no chão.

A jogabilidade de Shredder’s Revenge é simples e direta, intuitiva o suficiente para crianças pequenas compreenderem suas mecânicas básicas, e ainda assim divertido para jogadores mais experientes pela possibilidade de experimentar diversas formas de ataque.  

As novidades

Não há um sistema de combos tão complexo quanto em Streets of Rage 4 (Multi), mas notei alguns elementos em comum, como a possibilidade de fazer os inimigos quicarem nos cantos da tela para fazer cadeias mais longas de combos aéreos. Também é bacana mesclar agarrões com ataques no ar e golpes normais.

Outra novidade é o sistema Ninja Power, representado através de uma barra de energia azul perto do nome do personagem. Quando completa, o jogador pode acionar um movimento ninja especial que derruba diversos oponentes em área. Também é possível executar efeitos Ninja Power aéreos, pressionando o botão Y durante um salto.


Se um dos personagens morrer, outro jogador pode ressuscitá-lo se conseguir chegar no companheiro caído e apertar LB dentro de um limite de tempo, o que reforça muito a colaboração e o trabalho em equipe. Outra mecânica que reforça essa sensação é a possibilidade de fazer ataques combinados.

Jogando em modo cooperativo com outros visitantes do evento, tive a mesma sensação de estar jogando com meu irmãozinho na sala de casa, gritando “pega a pizza, você tá com menos vida” ou “vai nos caras da esquerda, eu fico com os caras da direita!” A sensação é absolutamente nostálgica e deliciosa.

Alguém pediu pizza?

Muitos dos elementos dos jogos clássicos estão presentes em Shredder’s Revenge. As pizzas retornam, mais deliciosas do que nunca! Além das guloseimas comuns, que restauram o HP do jogador, estão presentes novos sabores, como um especial que concede dez segundos de Ninja Power infinito, e a pizza de tamanho grande, que restaura o HP de todos os jogadores simultaneamente.

Os jogadores podem interagir com vários elementos do cenário, como quebrar hidrantes para atingir oponentes ou cair em bueiros abertos, exatamente como no arcade clássico. Também reconheci vários inimigos, como os ninjas de capuz, os robozinhos com tentáculos de choque e, claro, os chefes de fase Bebop e Rocksteady.

A versão que testamos no evento estava com textos em inglês, mas é importante frisar que a versão final terá localização em português brasileiro, conforme já confirmado pela Dotemu.



Santa tartaruga!

Pra resumir em poucas palavras, adorei Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge. Ele combina tudo o que há de bacana dos jogos clássicos, modernizando na medida certa o gameplay retrô com mecânicas modernas.

Veteranos como eu ficarão encantados com as referências nostálgicas e a sensação de jogar “como antigamente”, ao mesmo tempo em que jogadores novos poderão curtir um gameplay simples, divertido e extremamente satisfatório. É visível o amor e empenho que os desenvolvedores têm pelas obras originais e pela franquia, e a paixão que tiveram ao desenvolver esse título.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge estará disponível nos próximos meses para PS4, Xbox One, Switch e PC.

Confira também o hands-on para Nintendo Switch redigido pelo meu amigo Daniel Morbi.

Revisão: Davi Sousa

é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google