Jogamos

Análise: Hatsune Miku: Project DIVA Mega Mix+ (PC) traz ritmo, carisma e muito conteúdo

A nova entrada da série de jogos de ritmo é sólida, mas não oferece novidades para veteranos.


Depois de passar pelos arcades e por inúmeros consoles, a vocaloid de cabelos verdes finalmente chega ao PC com Hatsune Miku: Project DIVA Mega Mix+. O maior destaque deste jogo de ritmo é a quantidade de conteúdo: o pacote básico conta com mais de 170 músicas e um DLC pago adiciona 70 faixas. Lançado anteriormente para o Switch, Mega Mix+ não tem grandes novidades ou mudanças, porém é um título sólido e competente.

Acompanhando o compasso de composições variadas

Project DIVA Mega Mix+ é um jogo de ritmo bem tradicional, ou seja, basta apertar os botões na hora certa de acordo com o compasso da música. Além de toques simples, há também notas simultâneas e comandos de segurar que, quando combinados, deixam as coisas bem complexas. Um detalhe importante é que as notas podem aparecer em qualquer local da tela, o que nos força a ficar atentos a toda a área de jogo.


O desafio é bem acessível, pois há diferentes dificuldades disponíveis. Os modos fácil e normal são ótimos para aprender os conceitos e dinâmicas, afinal contam com poucas notas bem espaçadas. A situação começa a mudar no difícil: aparecem sequências com comandos muito próximos uns dos outros que demandam apertar diferentes botões para executar uma mesma nota. Já o Extreme exige uma destreza excepcional, bastando alguns deslizes para perder. O modo Practice é uma ótima opção para treinar, pois permite voltar trechos da música.

O foco em conceitos básicos de ritmo torna Hatsune Miku: Project DIVA Mega Mix+ bastante competente. Gostei muito de explorar os vários desafios do jogo e é recompensador ir evoluindo aos poucos. Às vezes, a mudança de um nível de dificuldade para outro é um pouco complicada e frustrante, pois o salto no desafio é alto, mas nada que não seja resolvido com treino e insistência. Aqueles que apreciam experiências musicais mais tradicionais vão se divertir bastante aqui.



Cor, carisma e um mundo de conteúdo

Uma característica impressionante em Project DIVA Mega Mix+ é a diversidade de conteúdo: incluindo o pacote adicional, há mais de 250 faixas para jogar. A seleção conta com estilos musicais variados, como J-Pop, Rock, Eletrônica, Jazz, Experimental, apresentando também composições inspiradas em games (como After Burner e Outrun) e até mesmo memes (Nyan Cat). Com tantas opções, é difícil não gostar de algumas, só é necessário estar disposto a curtir a voz meio estranha da personagem.

O catálogo de faixas inclui diversos sucessos da vocaloid em uma mistura bastante eclética. Há clássicos, como World Is Mine, Envy Cat Walk e Senbonzakura, e também algumas composições mais recentes, como Kimi no Taion e Gaikotsu Gakudan to Rira. Quem jogou os títulos anteriores, em especial Project DIVA Future Tone (PS4) pode ficar com a sensação de mais do mesmo, afinal não foram adicionadas músicas inéditas.


As músicas são acompanhadas de elaborados clipes musicais estrelados por Hatsune Miku e seus amigos. Os vídeos, que são exibidos no fundo da tela durante as partidas, são bastante variados e extravagantes, combinando muito bem com a atmosfera energética das composições. É possível customizar a aparência dos personagens com uma infinidade de roupas e acessórios, com direito a desenhar estampas de camisetas para vestir os avatares virtuais. Um recurso exclusivo desta edição é a presença de dois estilos visuais: o clássico meio realista dos Project DIVA anteriores e um com traço que lembra animes da versão para Switch.


Os clipes são ótimos, mas eles são a origem de um problema que persiste por muito tempo na série. Os vídeos, em sua maioria, têm muitos elementos visuais, como brilhos, explosões e mudanças bruscas de câmera. Isso, em conjunto com o pouco contraste das notas e a falta de padrão de aparecimento dos comandos, deixa as coisas visualmente confusas em alguns momentos. Uma simples opção de escurecer um pouco o fundo da tela resolveria o problema, mas, infelizmente, não há nada disso aqui.

No geral, Project DIVA Mega Mix+ é competente, porém é também bastante conservador, pois não há mudanças ou novidades notáveis para aqueles que já jogaram algum título anterior da série. Além disso, faltam opções de qualidade de vida já presentes em outros representantes do gênero (como os inúmeros recursos de customização de DJMAX RESPECT V). Mesmo assim, como estreia de Hatsune Miku no PC, o jogo impressiona.



Um musical imperdível

Hatsune Miku: Project DIVA Mega Mix+ é uma experiência de ritmo frenética e completa. O jogo explora mecânicas consagradas do gênero em uma imensa variedade de músicas e dificuldades. O conteúdo impressiona com a vasta quantidade de músicas de diversos estilos, e a atmosfera colorida e extravagante deixa as partidas bem divertidas. A adaptação para PC é básica e funciona bem, mas é difícil não se incomodar com a ausência de algumas opções e novidades significativas, em especial para os veteranos da série. No mais, Hatsune Miku: Project DIVA Mega Mix+ é um excelente título rítmico.

Prós

  • Mecânicas de ritmo sólidas exploradas por diversos níveis de dificuldade;
  • Vasta quantidade de músicas para jogar;
  • Visual colorido agradável e carismático.

Contras

  • Caos visual atrapalha em alguns momentos;
  • Ausência de novidades em relação aos títulos anteriores.
Hatsune Miku: Project DIVA Mega Mix+ — PC — Nota: 8.5

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela SEGA


é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google