Blast Test

DJMAX RESPECT V (PC) é uma experiência de ritmo variada e intensa

O jogo de ritmo chega ao PC com menos modos, porém sua jogabilidade está intacta.


DJMAX é uma série de jogos de ritmo que ficou muito conhecida no PSP com sua jogabilidade simples, mas de alto desafio. O último jogo da franquia foi DJMAX RESPECT, lançado para PlayStation 4 em 2018, que celebra toda a história da série ao apresentar conteúdo dos títulos anteriores e algumas novidades. Agora o jogo chega ao PC com o nome DJMAX RESPECT V em uma versão com modos inéditos. Ele acabou de ser lançado em Acesso Antecipado e só apresenta parte do conteúdo prometido, mas mesmo assim já diverte.

Ritmo na ponta dos dedos

DJMAX RESPECT V explora mecânicas de ritmo clássicas. Notas caem do topo da tela no ritmo da música e precisamos apertar o botão correspondente quando ela toca a parte de baixo da interface. É possível jogar com 4, 5, 6 ou 8 botões, sendo que há comandos que exigem mover também as alavancas analógicas do controle. Cada uma das categorias oferece múltiplas dificuldades e uma novidade da versão PC é o nível SC (Super Crazy), que apresenta padrões complexos especialmente pensados para o teclado. Mais de 120 faixas de diferentes estilos musicais, como Pop, Rock, Eletrônica, estão disponíveis no jogo.


É muito fácil entender como funciona DJMAX, afinal o conceito é simples e já foi amplamente explorado em outros títulos. Nos estágios, cada nota recebe uma classificação de precisão que varia entre 1 e 100%, sendo assim é possível acertar os comandos mesmo estando fora do tempo. Essa regra cria uma situação curiosa: para conseguir as melhores classificações, não basta somente acertar as notas, mas também conseguir a melhor precisão possível.

Por causa dessa mecânica, é muito comum conseguir o combo completo, mas receber uma classificação mais baixa, como B (a mais alta é S). Isso faz com que DJMAX seja um jogo fácil de aprender, mas difícil de dominar, principalmente nas dificuldades mais avançadas. A mudança do nível de desafio entre as diferentes modalidades de botões é intensa, e às vezes uma mesma música fica muito mais difícil ao adicionar somente mais uma nota. A curva de aprendizado é acentuada e infelizmente o jogo não oferece opções para ajudar os novatos, como modo treino ou recursos para amenizar a dificuldade. Jogadores menos habilidosos conseguem se divertir com o jogo, mas para encarar as músicas mais complicadas é necessário muito treino.


Uma versão ainda em construção

DJMAX RESPECT foi lançado originalmente para PlayStation 4 e a versão para PC tem alterações e promete ser uma experiência diferenciada. A principal novidade é o conteúdo inédito: RESPECT V conta com uma nova abertura e novas músicas. Além disso, a desenvolvedora NEOWIN promete vários modos multiplayer exclusivos.

Poucos modos estão disponíveis no lançamento no Acesso Antecipado. A grande novidade é o AIR Mode, um novo modo exclusivo. Nele, escolhemos uma “estação musical” para jogar e durante a partida uma parte da tela mostra os comentários de outros jogadores sobre a música em questão, sendo possível contribuir com texto a qualquer momento — quando o recurso é ativado, os comandos de ritmo são feitos automaticamente. É um modo mais sobre interagir com outras pessoas e é até interessante, mas rapidamente ele perde a graça.


Fora o AIR, RESPECT V conta com a modalidade Free Style. Nela, podemos escolher qualquer música já desbloqueada para jogar de forma livre. Faixas, ilustrações, vídeos e mais são liberados ao concluir tarefas, como alcançar determinada classificação um certo número de vezes ou alcançar um combo longo. Estatísticas e missões podem ser conferidas no menu Collection, já no Ranking podemos comparar o desempenho com jogadores de todo o mundo.

Muitos detalhes justificam o fato de RESPECT V estar em Acesso Antecipado. Para começar, o jogo não conta com todos os novos modos prometidos, como as batalhas multiplayer entre sete jogadores. Modalidades já presentes na versão para console, como Arcade e Mission, também estão ausentes. Além disso, o suporte a controles é limitado e boa parte das opções só pode ser acessada via teclado. Por fim, o título apresenta pequenos problemas de performance, como engasgamentos e travamentos. A desenvolvedora prometeu resolver todas essas questões até o lançamento da versão final.


Ritmo que já vale a pena

DJMAX RESPECT V é um sólido jogo de ritmo para diferentes tipos de jogadores. Suas regras são bem simples de entender, mas dominar as nuances e conseguir boas classificações é um grande desafio. Uma grande variedade musical, muitas opções de dificuldade e conteúdo desbloqueável garantem horas de diversão. O lançamento no Acesso Antecipado conta com algumas limitações, como poucos modos de jogo e suporte reduzido a controles, no entanto a essência da experiência já está disponível e funciona bem. No fim, DJMAX RESPECT V é uma ótima opção de título de ritmo no PC que só deve melhorar com o passar do tempo.

Texto de impressões produzido com cópia digital cedida pela NEOWIZ

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google