Top 10

Dez jogos do Homem-Aranha que resumem a carreira do herói no mundo dos games

Confira alguns dos títulos mais marcantes protagonizados pelo Amigão da Vizinhança ao longo dos anos.


Excelsior! Hoje trouxemos uma lista encabeçada por um dos super-heróis mais queridos e conhecidos do mundo. Nascido das brilhantes mentes de Stan Lee e Steve Ditko em 1962, desde então somos testemunhas dos maus bocados que o jovem Peter Parker passa para conseguir pagar as contas no fim do mês, ao mesmo tempo que luta contra o crime como o Homem-Aranha.


E o momento não poderia ser mais oportuno para falar de alguns dos principais jogos do herói do que agora, com um dos filmes mais esperados do ano chegando aos cinemas do mundo: Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Na lista de hoje, não vamos tentar enganar ninguém com trailers editados ou rumores sobre atores. Trouxemos dez jogos protagonizados pelo herói no decorrer dos anos que merecem ser lembrados e apreciados por quem é fã do personagem. Prepare-se para se balançar nesta lista.

10 – Spider-Man: Return of the Sinister Six (Multi)

Abrindo nossa lista trazemos um dos primeiros jogos do herói, lançado em 1992 para o saudoso Nintendinho e com versões para o Game Gear e o SG-1000. Nesta simplória aventura de plataforma, devemos ajudar o herói na luta contra o Sexteto Sinistro, composto por Mysterio, Abutre, Homem Areia, Doutor Octopus, Duende Macabro e Electro ao longo de diversas fases e enfrentando cada um dos membros do grupo vilanesco no fim de cada uma.

Sim, o jogo é bem ordinário e deixa a desejar em vários aspectos, principalmente na jogabilidade. Mas para um dos primeiros jogos do herói, dá pro gasto. Com o passar dos anos, os jogos do Homem-Aranha foram melhorando e é o que veremos a seguir.

9 – Spider-Man and the X-Men: Arcade's Revenge (Multi)

Na nona posição temos uma importante missão, pois dessa vez devemos ajudar Peter a resgatar os fabulosos X-Men, que foram capturados por Arcade. No decorrer do game, conforme os membros do grupo de mutantes são resgatados, é possível jogar com Ciclope, Wolverine, Tempestade e Gambit, que unem forças com o Amigo da Vizinhança para derrotar o vilão.

Novamente temos mais um jogo onde a jogabilidade também deixa a desejar, mas comparado ao jogo anterior, temos uma evolução significativa na representação das habilidades de Peter Parker nos videogames. De quebra, ainda temos um dos primeiros jogos com os alunos do Professor X.

8 – Spider-Man and Venom: Maximum Carnage (SNES/Mega Drive)

Considerado um dos melhores jogos do Aranha na geração 16-bit, neste beat ’em up nosso herói precisa juntar forças com seu mais icônico inimigo, Venom, em uma luta por toda Nova York para derrotar o cruel Carnificina. Aqui o destaque vai além da possibilidade de jogar com os dois personagens, trazendo diversas cutscenes da história original, a série em quadrinhos Maximum Carnage, lançada pela Marvel Comics em 1993.

Sua "sequência", Venom/Spider-Man - Separation Anxiety, corrigiu um detalhe que ficou faltando no jogo anterior: a possibilidade de jogar com um amigo em modo cooperativo. Desse modo, foi possível descer a porrada na bandidagem em dose dupla.

7 – The Amazing Spider-Man: Lethal Foes (SNES)

Esse é um título curioso, pois foi lançado exclusivamente para o Super Famicom, no Japão, em março de 1995. Ele se destaca pela qualidade dos gráficos e a jogabilidade, que traz as melhores representações dos poderes do Homem-Aranha, como balançar com suas teias e se prender nas paredes e tetos. Alguns dos principais inimigos do herói estão presentes, como o Duende Verde, Venom, Lagarto e Doutor Octopus.

Por ter sido lançado apenas no Japão, é um jogo pouco conhecido por essas bandas do mundo. Entretanto, em questão de jogabilidade, é superior a todos os demais lançados anteriormente, fazendo deste o que podemos chamar de jogo definitivo do Homem-Aranha, pelo menos na década de 1990.

6 – Spider-Man 2: The Game (Multi)

Outro título que integra as primeiras posições de melhores jogos do herói é o “GTA do Homem-Aranha”, lançado em 2004. Considerado um dos melhores filmes do personagem, o segundo filme, lançado no mesmo ano, consagrou Tobey Maguire no papel do Homem-Aranha. Apesar de ser baseado no filme, Spider-Man 2: The Game conta com muitas liberdades, adicionando situações e vilões que não estão no longa, além da adição do elemento mundo aberto, que passou a ser bastante explorado nos jogos futuros do Aranha.

5 – Ultimate Spider-Man (Multi)

Inspirado na série em quadrinhos Ultimate Spider-Man, em que Peter e os demais personagens estão mais jovens, temos o quinto colocado da nossa lista de hoje, lançado para PlayStation 2, Gamecube, Xbox e PC, além de versões para os portáteis GBA e NDS. Com uma Nova York inteira para explorar, podemos dizer que Ultimate é uma espécie de sucessor espiritual de Spider-Man 2 e, de quebra, ainda podemos detonar tudo com Venom em alguns trechos do jogo.

4 – Spider-Man: Web of Shadows (Multi)

Um dos primeiros jogos mais “pesados” foi lançado em 2008 em três versões bem diferentes. Para o Nintendo DS, é um beat ’em up de plataforma; no PS2 e PSP é um beat’em up 3D; e para PS3, Xbox 360, Wii e PC é um jogo de mundo aberto, assim como os demais títulos lançados até então.

Na trama, Peter precisa salvar Nova York de uma invasão de simbiontes e contará com a ajuda de alguns aliados dependendo de sua reputação durante a história, definida por escolhas que deve tomar durante o jogo. Se for para o lado da justiça, Luke Cage, Cavaleiro da Lua e Wolverine poderão se juntar à sua causa. Mas se a vibe de Peter se inclinar para a vilania, Gata Negra, Rhino e Abutre são alguns dos que atenderão ao chamado do Aranha.

3 – The Amazing Spider-Man 2 (Multi)

Baseado no segundo filme estrelado por Andrew Garfield no papel do herói, temos um game que só aproveitou mesmo o nome do longa, pois não tem quase nada ligado a ele, exceto o próprio Homem-Aranha e o vilão Electro. Uma coisa interessante de The Amazing Spider-Man 2 é o uso de algumas mecânicas e elementos de gameplay que foram aprimorados no jogo de 2018 da Insomniac. É um jogo legal, se você fizer vista grossa para a câmera e a física mega estranha.

2 – Spider-Man: Shattered Dimensions (Multi)

Aos que estão esperando ver três Homens-Aranha no cinema, me desculpem, mas eu prefiro mesmo é jogar com quatro. Essa é a premissa de Spider-Man: Shattered Dimensions. Aqui nosso herói se envolve em um verdadeiro acidente que ameaça o espaço-tempo após uma desastrosa luta contra Mysterio.

No embate contra o vilão, uma tabuleta mística roubada pelo ilusionista é quebrada, fragilizando as fronteiras dimensionais do universo e fazendo com que quatro versões distintas do Homem-Aranha unam forças para agirem em suas respectivas realidades para restaurar o equilíbrio do multiverso. Durante o jogo, assumimos o papel do Amazing Spider-Man, Spider-Man Noir, Spider-Man 2099 e do Ultimate Spider-Man.

1 – Marvel's Spider-Man (PS4)

Em 2018 chegava ao PlayStation 4 uma das melhores histórias do Homem-Aranha já contadas fora dos quadrinhos. Em Marvel’s Spider-Man, conhecemos um Peter Parker mais velho e experiente, que já passou por maus bocados, precisa se desdobrar para pagar o aluguel, mas que os grandes poderes sempre lhe trouxeram grandes responsabilidades na hora de fazer justiça.

O jogo foi um sucesso de vendas e crítica que continua rendendo frutos com sua expansão/continuação Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (PS4/PS5) e a vindoura sequência, exclusiva para o PlayStation 5, em 2023. Um verdadeiro aranhaverso que nasceu e está se expandindo no mundo dos games. Não há melhor jogo do Aranha para assumir a primeira posição do que este.

Menções Honrosas

Claro que não poderíamos deixar de fora algumas participações do Homem-Aranha em outros jogos, por isso vamos citar alguns que contam com a presença do herói. Hora de relembrar mais títulos por onde Peter Parker já se balançou no mundo dos games.
  • Marvel Super Heroes: War of the Gems (SNES);
  • Marvel Super Heroes (Multi);
  • Marvel Super Heroes Vs. Street Fighter (Multi);
  • Marvel Vs. Capcom (Multi);
  • Marvel Nemesis: Rise of the Imperfects (Multi);
  • Marvel: Ultimate Alliance (Multi)
  • LEGO Marvel Super Heroes (Multi);
  • Marvel Future Fight (Mobile);
  • Marvel’s Avengers (apenas no PS4 e PS5).
E você, leitor? Qual seu jogo favorito do Homem-Aranha? Deixe nos comentários sua opinião e lembre-se de não soltar spoilers de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Não atrapalhe a experiência dos amigos que querem ver o filme. A gente se vê no próximo TOP 10!
E aí? Qual é o melhor?
Revisão: Heloísa D’Assumpção Ballaminut

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google